Com 29% das intenções de voto caso a eleição fosse hoje, o deputado federal e pré-candidato ao Senado nas eleições de outubro, João Paulo (PT), que integra a chapa ao governo do Estado encabeçada por Armando Monteiro (PTB), lidera a pesquisa IPMN/JC. Até agora o único adversário na disputa pela vaga, o ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho (PSB) figura com 17%. A soma dos brancos/nulos/indecisos e não souberam dizer ou não responderam é de 55%.
O economista Maurício Romão faz um recorte nas intenções de voto distribuídas pelas regiões do Estado para explicar a liderança do petista, que deixou uma gestão bem avaliada na Prefeitura do Recife. “Isso reflete a força dele no Recife e região metropolitana”, pondera. Na capital pernambucana, ele recebe 35% das intenções de voto; na RMR (excluindo o Recife), 36%. Já Fernando Bezerra Coelho ficou com 14% e 9%, respectivamente.
À medida que se adentra mais profundamente nas regiões de Pernambuco, Bezerra Coelho ganha força, invertendo a posição com João Paulo. No Sertão e região do São Francisco, onde o ex-ministro, oriundo de Petrolina, construiu seu reduto eleitoral, seu nome chega a ter 34% e 56% das intenções de voto, respectivamente. Muito acima dos 11% e 3% pontuados por João Paulo, nas mesmas regiões.
Cada uma das chapas possui elementos que equilibram a inserção eleitoral tanto na RMR, que é o maior colégio eleitoral, quanto no interior. Romão cita, por exemplo, que Armando ganha peso eleitoral com João Paulo, que tem um forte eleitorado na RMR. “Armando conseguiu consolidar uma chapa, que junta a expressão na RMR com a força dele mesmo no interior”, ressalta. No caso da chapa liderada pelo PSB, Fernando Bezerra Coelho, que tem forte capilaridade no interior, agrega à pré-candidatura de Paulo Câmara, que apesar de desconhecido, tem um padrinho eleitoral muito bem avaliado, o ex-governador Eduardo Campos.
Embora João Paulo esteja com um percentual de liderança expressivo a três meses do início da campanha, Romão lembra que a candidatura ao Senado está muito atrelada à desenvoltura do postulante ao governo do Estado. “O candidato ao governo, se está bem, pede votos para o senador. E isso costuma influenciar muito no resultado. As candidaturas ao Senado estão muito atreladas ao Estado”, esclarece. (Fonte: JC Online)
Carlos Britto a TV Grande Rio ja esta com sinal HD pois tenho tv por assinatura e a globo so pega local, dai percebi hoje essa mudança o sinal é otimo, perfeito e de alta qualidade espero que a TV Grande Rio entre logo na SKY com seu sinal HD
Acirrada?!!!
Só se for na cabeça dos assessores de FBC…
A surra vai ser grande , que mandou não ter coragem de abandonar o megalomaníaco do Dudu Filds quando teve a oportunidade.
Agora resta as viúvas do Governo do Estado, de Suape e da Codevasf esperar a próxima eleição de Prefeito.
Quem sabe dessa vez o “simpaticíssimo” FBCzinho consiga descolar ago.
Fernando, estamos com você.
João Paulo declarou semana passada que será candidato ao senado, enquanto FBC já andava há mais de 30 dias percorrendo todo o Estado com o ex-governador dizendo que era candidato ao senado.
Oh beleza! Com apenas uma semana de anúncio de sua candidatura, João paulo já lidera as intenções de voto, enquanto que FBC que já era candidato há dois meses e já estava em clima de propaganda junto com o ex-governador, está atrás nas pesquisas! e dale PT e PTB!
João Paulo aparece com o dobro no Estado e triplo na Região Metropolitana do Recife, ai eu pergunto onde estar a disputa acirrada?
Pessoal,JP ta na mídia como candidato a Prefeito de Recife ou Governador tem ao menos dois anos.Não fiquem nervosos,más esse número é o teto dele.O Usineiro candidato na mesma chapa, deveria estar acima de 50%.Já foi,mais uma vez Dudu pode encomendar o terno da posse dos candidatos dele.
Quem é petrolinense de berço, sabe o valor do grande político que é FBC.
Jamais deixarei de votar num homem que tem trabalho prestado a Petrolina e a Pernambuco. Amo minha cidade; amor meu estado; amo meu sertão!
Vá em frente FBC!
Tô com vc!
DISPUTA ACIRRADA!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK