O ex-secretário de Governo da Prefeitura de Petrolina, Orlando Tolentino (PMDB), concedeu entrevista exclusiva ao Blog falando da retirada de sua pré-candidatura a deputado estadual. Tolentino tentou ser cortês com o prefeito e preferiu não sair atirando.
Visivelmente constrangido, o ex-secretário afirmou que votará em qualquer candidato indicado pelo prefeito Julio Lossio (PMDB), apesar de reconhecer que o seu nome foi considerado “viável” pelo grande número de adesões que recebeu.
O ex-secretário não fugiu de nenhuma indagação e comentou até mesmo sobre sua aposentadoria por invalidez na Polícia Federal, afirmando que exercer outros trabalhos “é perfeitamente legal”.
Blog : Você se sentiu abandonado pelo prefeito Julio Lossio nesse processo?
Tolentino: Não, muito pelo contrário, eu recebi apoio dele e de outras lideranças, só que o grupo está bastante dividido e um pouco atrasado. Eu andei bastante, procurei, conversei com lideranças de todo o Vale do São Francisco, mas as pessoas já estão comprometidas com as pré-campanhas, que já estão há muito mais tempo.
Blog: Mesmo assim o prefeito Julio Lossio colocou à disposição dois secretários, Marcelo Cavalcanti e Cléber Araújo, como se fosse um recado para você.
Tolentino: De fato são nomes valorosos para representar Petrolina na Assembleia, mesmo assim eu tinha o sonho de agregar e de fato queria ser o candidato da unidade, mas não consegui.
Blog: Mas você acha que você não conseguiu ou faltou um trabalho de apoio dele (Lossio) e dos outros integrantes do time para que você fosse o nome?
Tolentino: De fato, eu recebi adesão de diversas lideranças, amigos, correligionários, mas o grupo entende que o grande maestro condutor de todo esse processo, Doutor Julio, que o “time” dele é depois, o meu é agora, porque a gente percebe queeleição, não se ganha só após convenção é uma caminhada e os outros candidatos já estão a mais tempo nessa na estrada.
Blog: Mas você não se sentiu abandonado?
Tolentino: Não me sinto abandonado, partiu de mim a desistência, porque não consegui reunir as condições políticas necessárias para enfrentar uma campanha difícil.
Blog: Você vai voltar para o Governo Municipal?
Tolentino: O cargo é de livre nomeação e exoneração do prefeito, ele nunca me convidou e eu também nunca disse se aceitaria ou não.
Blog: Mas se ele chamar, você vai voltar?
Tolentino: A gente tem que esperar. Cada momento tem a sua agonia. No momento vou cuidar de minha vida privada, dos meus negócios e da minha família.
Blog: Há quem diga também que essa foi a oportunidade que o prefeito teve para que você ficasse à vontade para sair, e ele à vontade de não chamá-lo.
Tolentino: O cargo sempre esteve à disposição dele a todo momento, o cargo nunca me pertenceu, quem foi eleito legitimado pelo povo de Petrolina foi ele.
Blog: Você vai apoiar qualquer nome que o prefeito colocar ou você se sente livre para caminhar com outro grupo?
Tolentino: Não, só vou apoiar o candidato do grupo, o que for escolhido terá o meu irrestrito apoio.
Blog : Fale um pouco da aposentadoria, que é um questionamento que as pessoas colocam. Você é aposentado por invalidez e ainda assim trabalha, ou trabalhava recebendo um alto salário como secretário?
Tolentino: Não é um salário alto, é um salário aprovado por lei. A minha aposentadoria por invalidez, que recebo há 10 anos, é para exercer o cargo de natureza policial, foi submetido a uma perícia. Enfim, a previsão legal de acumular os proventos da aposentadoria com cargo de livre função e exoneração, eu só não posso exercer com cargo de natureza ativo permanente.
Tolentino eu o admiro pela sua sinceridade está faltando em alguns políticos você é sim ou não não fica enrolando você é um cara novo vai surgir mais oportunidades.
Todos mundo sabe que sua candidatura foi apenas e exclusivamente para desarticular Persio.
Seu retorno como secretario é mais certo que 1+1=2..
Concordo com Vc Watergate, Esse cara se acha, Prepotência e Arrogância é seu nome, um golpista.
Não é bem assim. Se é aposentado por invalidez, não pode exercer nenhuma atividade. Agora se recebe um auxílio acidente, aí sim pode desenvolver outra atividade que não seja a que exercecia quando da concessão do benefício.
Isso não foi uma entrevista, foi um tiroteio contra Julio Lossio.
EH O PREFEITO, DE TAO ARROGANTE, PREPOTENTE, MAQUIAVÉLICO VAI FICANDO SÓ NESSA BARCA FURADA. QUERIA SER GOVERNADOR E FOI EH CASSADO. TOLENTINO CANSOU DE SER HUMILHADO E PISADO PEO TODO PODEROSO.KKKKKKKKKKKKK. O PREFEITO JA TA APOIANDO LUCAS RAMOS E ODAC.KKKKKKKKKKK
tudo combinado com julio….. mala dos malas………. . tem nada de desgaste,isso é um ator,igual o prefeito
É muita hipocrisia!!! de ambas as partes. Um prefeito que se acha a cima do bem e do mal, um ex-pre candidato sem respaldo nem tão pouco serviços prestados a comunidades que o credencie há um mandato popular, todos ai só pensam naquilo R$R$$$$$$$$$$$, e o povo que se exploda! Bem empregado, pois havia encontrado este e aprendi com eles há ser falso e externei o meu apoio a sua candidatura, dai pude perceber que muito antes de tudo este já se sentia o super deputado. Quanto a sua aposentadoria, sinceramente é uma vergonha a nossa nação, pois você não apresenta nenhuma sequela e se esta recebendo deveria trabalhar, coisa que na minha opinião a muito o senhor não faz, já até perdeu o costume.
Parabens ao meu amigo Tolentino, que habilmente foi informado da operação da PF na prefeitura e pulou fora do barco na hora H.
É um ninja!