Potós e muriçocas incomodam população da região

por Carlos Britto // 28 de setembro de 2009 às 21:35

DSC03447

Potós e muriçocas tiram o sossego de toda população de Juazeiro e Petrolina. Picadas e queimaduras são as marcas deixadas por esses insetos.

De acordo com a bióloga e professora Mary Ann Saraiva, os potós se proliferam mais quando o clima está quente. “O potó é um inseto típico da região Norte e Nordeste. A cor branca e a luz atraem os insetos, que normalmente ficam nos lençois brancos. O potó é primo do besouro e pode provocar queimaduras de 1º e 2º grau”, afirmou a professora, recomendando a quem sofrer queimaduras do inseto lavar bastante o local com água e sabão.

Sobre as muriçocas, Mary Ann recomendou manter as residências sempre limpas. “Eu não recomendo nenhum produto químico para matar as muriçocas, porque ao longo do tempo esses produtos fazem muita mal a saúde humana. As pessoas devem manter os ambientes limpos, sem água parada, não cultivar muitas plantas e fechar as janelas das 17h às 21h”, revelou a bióloga no Programa Carlos Britto no Ar de hoje (28).

Mary Ann também ressaltou sobre os dejetos não tratados que são jogados no Rio São Francisco. “Dia 04 de outubro é aniversário do Velho Chico, mas eu faria um velório. O rio está sujo e poluído. Todas as prefeituras devem entender que o Velho Chico não é sanitário para receber esgoto sem ser tratado. Nessa data de aniversário devemos cobrar das lideranças políticas mais conscientização para conservar o rio”, finalizou.

Potós e muriçocas incomodam população da região

  1. Roberto Guedes disse:

    Em plena época de infestação da DENGUE em todo Brasil a Prefeitura de Petrolina insiste em manter o criatório de muriçocas localizado bem a frente do Centro de Convenções voltado para o Hospital de Traumas… será que ninguém vê isso??? Aposto que quando ocorrer a primeira visita dos representantes da OAB que estão construindo uma sede ao lado do “criatório” vai sumir…

  2. Potozim disse:

    Muriçoca em Juazeiro tem sim mas, potó, ainda não. Não queira dividir as ciosas ruins não.

  3. Regina (Estudante) disse:

    Acho que alguém não entendeu que a professora está explicando como acontece e quais as épocas de maior proliferação do potó… Já em relação a criadouros das muriçocas, temos vários em Petrolina, no cartão postal da cidade (Bueiro) que fica no bairro São José (Antigo Alto Cheiroso), na orla( nos esgotos lançados diretamente no rio), próximo ao centro de convenções e etc., agora não entendo porque entra prefeito e sai prefeito e esses locais continuam sendo conservados… Precisamos de uma fiscalização e manutenção das margens do rio sempre e não apenas em datas comemorativas como vemos aqui… Dia do meio ambiente, dia do R.S.F, dia disso e daquilo, todos lembram e mobilizam aqui, ali, para fingir que algo está sendo feito, precisamos de Politicas Públicas eficientes voltadas a área Ambiental tanto em Petrolina, como em Juazeiro.

  4. mané doido disse:

    Não se preocupem, o prefeito Lóssio não jogará veneno no meio ambiente. Ele vai mandar colocar fraldas nos potós e funcinheira nas muriçocas.

  5. edson jose disse:

    gostaria de rever um cartão postal de petrolina.. onde uma moça segura uma criança no colo no bairro do alto cherose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários