A seca está causando prejuízos nas lavouras. Foi decretado estado de emergência em 19 municípios do Agreste e do Sertão de Pernambuco.
Quinze desses municípios ficam no sertão: Betânia, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Exu, Flores, Inajá, Itacuruba, Lagoa Grande, Mirandiba, Parnamirim, Petrolina, São José do Belmonte, Serrita, Tabira e Terra Nova.
As lavouras que seriam o sustento das famílias estão perdidas. “Eu plantei feijão e perdi quase tudo. Isso está acontecendo com todo mundo”, contou o agricultor José Correia dos Santos.
Alguns agricultores reduziram o prejuízo com o Programa Garantia Safra, uma ajuda do Governo Federal de quase R$ 600, mas infelizmente o benefício ainda não chegou a algumas cidades do sertão.
“Tem que estar cadastrado no Estado, porque é um recurso federal, mas não tivemos tempo de fazer isso”, justificou o secretário de Agricultura da cidade de Cachoeirinha, no agreste pernambucano. “Mas estamos tomando providências para que os agricultores recebam o recurso”.
Pobre do sertanejo….até seu sofrimento é serve de alegria/oportunidade para srs. gestores….é uma farra só!!!!é carro pipa para todo lado,é ajeitadinho no dinheiro de uma pasta pra lá ou pra cá…num desse estado de emergência( teve um carro-pipa de uma dessas cidade citada acima)que rodou a incrível cifra de 60.000km em 3 meses!!!!tudo para justificar o gasto com combustível…ainda bem que Lula ta dando esse dinheiro para os pipeiros..que azar!!!deve ter muito prefeito doidinho por um estado de emergência desses….É uma verdadeira farra!!!!!! de alegria!!!!é esse povo que não quer transposição,canal do trabalhador,e outros projetos mais que visam dias melhores pro sertanejo….Cuidado TCE c/ esses gestores!!!!!