As ligações clandestinas de energia, os famosos “gatos”, entre os bairros Itaberaba e o Loteamento Sol Nascente ,em Juazeiro, foram removidos ontem (28), por funcionários da Coelba. O problema da região ganhou visibilidade depois que Douglas Rodrigues da Silva, 10 anos, morreu eletrocutado. O menino foi atingido por uma descarga elétrica após pegar, há 12 dias, em um poste coberto de fios usados em ‘gatos’.
As ligações clandestinas foram feitas por moradores do loteamento que lutam junto ao município há pelo menos três anos para regularizar a situação do bairro. Uma reunião realizada no Ministério Público depois da morte da criança determinou prazos para a regulamentação da área pela prefeitura para gerar posteriormente a ligação da energia para as mais de 400 famílias que moram no loteamento.
Segundo o morador Romoaldo da Silva, o desligamento só deveria ser feito depois que a planta e as obras do bairro estivessem prontas e 40 dias antes de a Coelba ligar a rede elétrica. “Lutamos há três anos para sair da ilegalidade, mas os poderes públicos não fizeram nada. As ligações poderiam ficar até que a energia fosse regularizada”.
Para Romoaldo, os postes não atrapalham os moradores do bairro Itaberaba nem aos motoristas, já que os fios passam pela BA-210. “A morte da criança não justifica, senão o corte teria sido no ato”.