Deputados decidem se Estados poderão criar municípios

por Carlos Britto // 29 de setembro de 2009 às 17:12

Os deputados federais podem decidir ainda hoje se os Estados vão poder criar municípios, mudando a regra atual, que só autoriza o governo federal a fazer isso.

Uma comissão especial foi criada para analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC) para votar o parecer do relator, deputado Zequinha Marinho (PMDB-PA), que sugeriu a mudança. Se a PEC for aprovada primeiro pela Câmara e depois pelo Senado, será devolvido aos Estados o poder de criar, incorporar ou dividir municípios.

Essa decisão estava marcada para a semana passada, mas um pedido de vista apresentado pelo presidente da comissão, deputado Eduardo Valverde (PT-RO), acabou adiando a votação. Existem hoje 418 distritos em 15 Estados que esperam a regulamentação da Constituição para se emanciparem.

As informações são da Agência Câmara

Deputados decidem se Estados poderão criar municípios

  1. benne disse:

    DESSA VEZ RAJADA ENTRA!!! AÍ ACABA ESSA DEPENDENCIA DE PETROLINA.

  2. Eliomar disse:

    Vejamos o exemplo claro de Petrolina. Foi criada por iniciativa da União, mas sob demanda, influência e pressão do Governo Estadual que queria uma cidade para fazer frente à Juazeiro. Criou-se então Petrolina, filial do inferno no Brasil e que teve como presente de nascimento da matriz duas familias: COELHO e CAVALCANTI. A cidade é toda defazada e mesmo assim o povo como farofa de ovo e arrota caviar e salmão. Tem um hospital de alta complexidade que faz neuro-cirurgia, mas que se o problema for uma hérnia no umbigo o cidadão tem de usar o TFD e ir pra Recife. Point da cidade é o mofadão, um aglomerado de mesa e cadeira na beira do asfalto. Chamam uma galeria de lojas de shopping… só aqui mesmo: primeira vez que vejo um shopping com um único piso e sem escada rolante. NÓS PETROLINENSES DEVERIAMOS REVER NOSSOS CONCEITOS ISSO SIM… PRINCIPALMENTE NA POLÍTICA. Imagine só o Governador criando municipios com o nome: Eduardo Campos, Fernando Bezerra Coelho, Odacy Amorim e Júlio Lóssio… seria uma pertubação. O cidadão que nascesse no município chamado Júlio Lóssio seria chamado como????

  3. FÁTIMA disse:

    Seu Eliomar, o Brasil é muito grande!! Se você considera Petrolina a filial do inverno no Brasil, vá embora, deixe sua vaga para gente que gosta desta Terra. Tenho certeza que não és importante aqui, não sentiremos sua ausência.

  4. Eliomar disse:

    Dona Fátima… não é inverno não, é INFERNO mesmo!!! Um lugar que dá 43 graus na sombra não é brincadeira não. Passei perto de um coqueiro e ouvi um barulho de agua borbulhando… quando olhei o barulho era da àgua dos côcos! Acho que como os côcos aconteceu a mesma coisa com o cérebro de algumas pessoas. Aprenda, não abandonamos quem amamos, nós lutamos para que melhore. Petrolina é um ótima cidade, só precisa trocar o povo.

  5. David nomero De Macedo disse:

    O ELIOMAR DEVE ACHAR LINDO AQUELAS CIDADES CHEIAS DE FAVELAS E COM UNS RIOS DE ESGOTOS FEDORENTO.O SHOP TEM DE TER ESCADA ROLANTE PARA OS FILHOS BRICAR DE SOBE E DESCE, PAPAI EU QUERO MAIS??????

  6. Roberto Guedes disse:

    Quem nasce no municipio Júlio Lóssio será chamado de UNIVASFense!!!!

  7. FÁTIMA disse:

    Seu Eliomar os incomodados é que se retiram, Petrolina não irá mudar nunca. Trocar que povo? Eu só saiu quando chegar o dia da minha morte. Adoro viver aqui !! Sabe o melhor lugar do mundo, é aqui. Já o senhor, está na hora de arrumar a mala. Eu sei que vc chamou Petrolina de inferno, não concordo com o senhor. Nesta Terra moram mais de 270 mil habitantes e ninguém gostaria de ser morador do inferno como senhor caluniou. Respeite nossa Terra!!! Ela é bonita e tem muitas histórias. Tem muita gente que chegou em Petrolina puxando uma cachorrinha e ganhou muito dinheiro, fama e prestígio. Não podemos cuspir no prato que comemos. Conhece de volta para a minha Terra? Chegou a hora de acionar o progama do GUGU, para levar vc e sua família.

  8. JERONIMO NETO disse:

    SR. ELIOMAR, MUITO RESPEITO QUANDO FOR FALAR DE PETROLINA, PRINCIPALMENTE SE VOCE FOR UM DAQUELES QUE VIERAM DA CAPITAL PRA TENTAR OPORTUNIDADE NO INTERIOR PORQUE NA LÁ CAPITAL ESTAVAM EM SITUAÇÃO RUIM OU DESEMPREGADOS. PETROLINA TEM SIM SEUS PROBLEMAS E LIMITAÇÕES, MAS EU QUE JA TRABALHEI DE ALAGOAS AO RIO GRANDE DO NORTE SEI QUE ESSA TERRINHA DO INTERIOR CHAMADA PETROLINA, MUITAS VEZES É ATÉ MELHOR QUE CAPITAL, POIS VOCE NAO PRECISA TER PANICO DE ASSALTO EM SEMAFORO OU MEDO DE PEGAR ONIBUS E SER ASSALTADO OU ATÉ EM ESTAR DIRIGINDO E PASSAR PERTO DE UMA FAVELA. MUITO RESPEITO RAPAZ PRA UMA CIDADE DO INTERIOR QUE SO TEM 114 ANOS E MUITAS VEZES É COMPARADA COM CAPITAL, E ABRIGAR GENTE DE TODO PAIS. COMO SEMPRE DIGO “É PRECISO AMAR PETROLINA” E SE VOCE QUISER DAR VALOR A ELA MORE EM QUALQUER CIDADE DO INTERIOR E VEJA O QUANTO ESSE SHOPPING QUE VOCE CHAMOU DE GALERIA E OUTROS ATRATIVOS DE NOSSA CIDADE LHE FARÃO FALTA! RESPEITE PETROLINA QUE É BOM E NÓS PETROLINENSES GOSTAMOS!

  9. Batista disse:

    Seu ELIOMAR o senhor que vá pro INFERNO, isto mesmo INFERNO pois garanto que os CAPETAS estarão lhe esperando de portas abertas, o senhor passa ALCOOL nos dedos quando for teclar algo sobre a nossa querida PETROLINA, cidade a quem tanto orgulha os filhos da terra, independente de POLITICA , FUTEBOL ou RELIGIÃO, Petrolina é uma cidade LINDA, então o senhor peça desculpas a todos nós Petrolinenses pegue o seu BANQUINHO (PC) e sai de mansinho se MUZENGA!!!

  10. Batista disse:

    Desculpe Brito, mas fiquei com tanta raiva do senhor ELIOMAR que ia esquecendo-me de tecer os comentários a respeito da matéria.
    Eu acho que deve ficar do jeito que está, pois se for autorizado a nível local, porque o Estado também é local, isto poderá levar a criação de municípios em demanda, pois todo POLITICO que tiver interesse em alguma parte em certo local, poderá entrar em com chave com o governador ou outro Político ligado ao mesmo e levar vantagem, pois isto é que é muito importante que continue sendo fiscalizado pela a União Federal.

  11. gringo disse:

    Seu ELIOMAR se senhor veio do inferno volta pra lá, talvez no inferno estejam sentindo sua falta. Porque aqui nesta cidade pessoas como vc nunca vai fazer falta. VAI EMBORA……………………..

  12. marcos disse:

    Deixa o bichinho, ele é daqui. Entendo que no comentário dele ele quis até comparar Petrolina com uma cidade “grande”, mesmo ainda neste momento não sendo, mas dizer que é uma capital, aí já é outra conversa…,ele mesmo não aceita.

  13. Marivaldo disse:

    Estou de acordo que a criação, incorporação e divisão de municipios seja somente pelo Governo Federal. E pela situação atual, está mais necessitando é de incorporação e não de criação, pois alguns municipios pequenos estão aí somente para dar renda a alguns políticos e amigos.

  14. corrupção disse:

    Eu prefiro que continui como está, o governo federal fazendo a criação de novos municípios. Se o ESTADO tomar de conta vai ter cada buraco querendo ser município, só para aumentar o números de prefeitos e vereadores no Brasil, já tem gente demais sem ter o que fazer neste País e roubando o nosso suor. Eu queria era acabar com certos municípios que não tem renda e sobrevive da aposentadoria dos idosos e da bolsa família. Municípios com menos de 15.000 mil habitantes deveria ser agregados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários