Greve rima com insensibilidade?

por Carlos Britto // 29 de setembro de 2009 às 21:42

Nesta manhã, fui até a agência bancária da Caixa Econômica do River Shopping. Como milhares de usuários pelo País afora, andava meio apreensivo com a greve dos bancários. Precisava, urgentemente, dirimir algumas dúvidas que tinha em relação a minha conta na referida agência. 

Nem pensei duas vezes. “Vou procurar um funcionário da Caixa para me esclarecer alguns questionamentos. Sei que eles estão em greve, mas nada lhes custará perder um minuto do seu tempo para dar explicações a um CLIENTE desesperado”. Foi no que acreditei. E me estrepei. 

Assim que cheguei, dirigi-me a um segurança e pedi-lhe que falasse com um dos gerentes que se encontravam dentro da agência. Solicitei a um deles – eram pelo menos quatro que lá estavam – para que viessem até a porta. Queria apenas uma simples informação, de suma importância para mim naquele momento. Afinal, mesmo reivindicando seus direitos, a função deles é orientar quem precisa dos seus serviços.

Mas fui solenemente ignorado. O segurança, constrangido, disse que infelizmente não poderia trazer nenhum deles pelo braço. Pasmem! 

Aí cheguei à conclusão, antes de sair esbravejando, se o fato de estarem em greve, tornam esses “funcionários” insensíveis a ponto de penalizar clientes que pagam suas taxas e obrigações bancárias em suas agências escolhidas. 

Se querem protestar para garantir seus direitos, que o façam. Mas sem prejudicar quem não tem culpa alguma com essas pendengas trabalhistas. Não é nenhum favor informar e atender bem o cliente, independentemente das circunstâncias que se apresentem.

Aprendi, há muito tempo, que o direito de um termina onde começa o do outro. Acredito que depois desse fato, o direito de protestar desses “funcionários” deixou de existir. 

Por Antonio Carlos Miranda

Greve rima com insensibilidade?

  1. Marcos Gustavo disse:

    Se os funcionários dos bancos que estão em greve não fizerem isso, a greve não surtirá o efeito necessário.
    Vale ressaltar que o direito de greve tem respaldo constitucional, portanto, acredito que é legítima a recusa do gerente em atender a qualquer cliente, embora entenda a indignação de quem não foi atendido.
    Isso é só uma opinião, uma vez que eu não sou bancário.

  2. morais disse:

    Olha entendo a frustração do Sr., mas entenda que é uma greve, todas as categorias o fazem e em nosso caso o motivo é porque precisar reivindicar melhores condições já que os lucros dos bancos chegam a ser exorbitantes. Há vários meios para se conseguir sanar duvidas a exemplo da internet, auto-atendimento ou mesmo via central de atendimento 0800. Entendo a sua indignação, mas infelizmente as condições nos levam a isso, e isso, no momento, é nosso foco e se é uma greve é paralisação e atingindo inclusive o atendimento para todos.

  3. GEMADACOSTA disse:

    O movimento grevista não pode ser enfraquecido simplesmente por necessidade pessoal de cada um. Sei que é extremamente chato não podermos resolver nossos problemas de forma imediata mais devemos respeitar o direito de greve dos outros… Não foram os gerentes da CAIXA ECONÔMICA do River que decidiram fazer a greve, pois a decisão é feita por votação pelos sindicatos dos bancários e os própios bancários que optam fazer ou não a greve, e são essas assembléias que decidem pela greve ou não (vencendo a maioria).
    Os bancários da CAIXA ou outro banco qualquer devem acatar a decisão da maioria (votação do sindicato) mesmo que não concordem pois caso não façam acabam enfraquecendo o movimento grevista.

    Abraços aos amigos do blog

  4. Solano Amorim (bancário) disse:

    Eu assisti a uma reportagem do Jornal da TV Brasil que dizia que a greve dos bancários está cada dia mais enfraquecida por conta da autonomia dos clientes. Atualmente os clientes podem fazer uma serie de procedimentos pela internet, pelos caixas eletrônicos, pelos credenciários bancários, pelas casas lotéricas… Bom, penso que na verdade o que falta às pessoas um pouco de sensibilidade também em perceber que os trabalhadores precisam ser bem remunerados pelos serviços que prestam. Se por um lado a população precisa do atendimento, por outro lado o trabalhador precisa ser respeitado, e nesta relação Patrão-Empregado, agente sabe muito bem quem fica “por baixo”. Acho que este artigo, comentário ou desabafo nada mais é do que aquele velho dizer: “pimenta nos olhos dos outros é refresco”.
    Pela imparcialidade e objetividade deste veículo espero que meu comentário seja mantido!!!
    Grande abraço!

  5. Paulo Beto disse:

    Concordo com voce, ACM!

    E tem um tal de Cicero Romão, gerente da caixa do shopping, doente pelo PT ao ponto de um dia querer ser prefeito e vereador da nossa cidade.

    Ainda bem que petrolina repudia a turma do PT!

    Imagina esse descansado sendo prefeito de Petrolina…

    Outro dia uma amiga minha que trabalha lá disse que Cicero Romão quando sai da sua mesa dizendo que vai tirar uma xerox de um cliente em atendimento, passas horas nos fundos do banco, ligando p Brasilia pra saber as novidades dos bastidores da politica.

    Queria ver ele fazer isso no Itaú ou no Bradesco.

    São todos morosos, lentos, preguiçosos e descansados.

    Interessante é que quando tem cponcurso, a concorrencia é alta: todos querendo se escorar na estabilidade para prestar um serviço público de péssima qualidade, como o da Caixa (que agora piorou no Governo Lula).

    Se possível, poste meu comentário (e faça as revisões necessárias).

    Um forte abraço!

  6. Mozart disse:

    Puxa vida. Esse texto é um atentado contra o movimento grevista. E eu respeito a opinião… Mas imagine achar que o nosso direito de greve acaba quando um cidadão jornalista não é atendido justamente porque estamos em greve.
    E para lembrar, nós somos funcionários, não “funcionários”.

  7. Antonio disse:

    Veja o que é um debate. Ou o que seria um debate…
    Estava tudo indo bem, alguns comentários de bancários (presumo eu) muito bem colocados, educados, discordando democraticamente do post…
    Aí vem um rapaz chamado Paulo Beto e começa a partidarizar, a misturar tudo e ainda denigre a imagem do cidadão Cícero Romão…
    E o comentarista em nome de Petrolina, dizendo que a cidade repudia a turma do PT. Ele fala por Petrolina…
    Logo se vê que o rapaz é daqueles bem reacionários, mas tudo bem…
    O debate seria interessante, mas é eu parar por aqui. Pauo Beto trouxe a baixaria.

  8. maria das graças disse:

    Paulo Beto vc é ridículo!!!

  9. Sara disse:

    Greve é greve! Também estou precisando fazer depósito no Banco do Brasil para cobrir algumas contas, mas nem por isso acho que a greve deve ser interrompida unicamente porque eu quero que meus direitos sejam respeitados. Aplica-se ao senhor ACM a frase por ele utilizada: “o direito de um termina onde começa o direito do outro”. O direito dele a informação esbarra no direito à greve dos funcionários.

  10. Marivaldo disse:

    Na certa o comentarista inicial ACM nunca precisou registrar sua CTPS.
    E esse Paulo Beto é um dos que mamam no DEM, PSDB e PMDB local.

  11. Baiano disse:

    Queria ver se o leitor que mandou o comentario estivesse lá no lugar do gerente, sera q ele iria atender o cliente? É muito facil jogar pedra na vidraça nao é? Dificil é quando você está do outro lado. Coloque-se no lugar do gerente, e veja o que voce faria. Antes de criticar, ponha-se no lugar do gerente. Se ele atendesse um cliente, os outros que aparecessem tambem teriam que ser atendidos.

    E esse Paulo Beto, hein? Quanta bobagem junta!! O cara generaliza como se todos fossem iguais a um cidadão que ele citou. Para criticar, é preciso provar…

    Sinceramente, certos comentarios devem ser mais moderados pelo moderador do site.

  12. David nomero De Macedo disse:

    É …. VOCÊ SENTIU NA PELE A IRRESPONSÁBILIDADE DE UM GREVISTA.UMA VEZ UM FUNCIONARIO DA CAIXA CENTRO( O QUE ME PARECE FAZ PARTE DO SINDICATO) EM GREVE ME DISSE QUE ESTAVA LUTANDO POR UMA MELHORIA NO SERVIÇO E SALARIO, EU LHE RESPONDIR, VOCÊ ESTA LUTANDO POR SEU SALARIO,NADA MAIS QUE ISSO, POIS O SERVIÇO VOCÊ JÁ PREJUDICOU.

    DE LÁ PARA CÁ(ISSO FOI NO ANO PASSADO) O SERVIÇO SÓ TEM FICADO PIOR, DAR ATÉ UMA TRISTEZA SER CLIETE DA CAIXA, OLHE QUE EU TENHO 16 ANOS DE CAIXA.

  13. BENNE disse:

    ENTENDO Q QUASE Q UNANIMAMENTE VC FOI REPUDIADO NO COMENTÁRIO. É PQ NA MAIORIA DOS SEUS LEITORES ESTÃO ESSE POVO. FUNCIONÁRIOS PUBLICOS Q TEM TEMPO DE SOBRA, E LIGADO A POLITICA, SINDICATOS…
    QUERIA Q VC FIZESSE UMA ENQUETE NO EMPRESARIADO Q SUSTENTA ESSE POVO Q PRESTA UM MAL SERVIÇO, E QUANDO O FAZEM, É COMO SE FOSSEM FAVOR, APOIADOS NA ESTABILIDADE. VIVE SACRIFICANDO-OS E AINDA FAZEM GREVES POR BRINCADEIRAS. SÓ PQ UM OS BANQUEIROS TEM LUCROS EXORBITANTES ELE TEM Q DÁ SALÁRIO Q ELES PEDEM? VIVEMOS NUMA REALIDADE COMPETITIVA, ONDE VENCE QUEM TEM MELHOR COMPETENCIA. SE NÃO ESTÁ SATISFEITOS Q ESTUDE UM POUCO MAIS, BUSCO OUTRO EMPREGO, MAS NÃO PENALIZE QUEM OS MANTÉM, OS CLIENTES.

    NÃO SE CALE … TENHA CERTEZA Q VC TEM MUITO MAIS A SEU FAVOR, E NÃO É PQ VC NÃO FOI ATENDIDO. É PQ É PALHAÇADA MESMO ISSO!!!!!!!

  14. Paulo Beto disse:

    Nova enquete:

    Você concirda com a greve dos bancários?

    ( ) Sim
    ( ) Não
    ( ) Lógico! Sou um deles…

  15. luis disse:

    Não se pode generalizar nada. em nenhum aspecto, ou o que seja. também sou servidor público e procuro cumprir minha obrigação como tal, para não ser apontado com mau servidor e porque sei o que é ser mau atendido em qualquer órgão que seja.
    Antes de “estar” servidor, sou um CIDADÃO COMUM e preciso dos serviços de outros órgãos e também gosto de ser respeitado como tal. por isso procuro cumprir minha obrigação.

  16. VMD disse:

    É impressionante como tem gente que dá atenção a comentários sem fundamento e um mínimo de discernimento. Quanto aos que criticam a estabilidade dos funcionários públicos, COM CERTEZA, eles queriam que não houvessem mais concursos públicos para que só conseguissem ingressar os apadrinhados de sempre!!! GREVE É DIREITO SIM!! O RESTO É CONVERSA FIADA!! Não sou bancário mas apoio TOTALMENTE o movimento.

  17. Jamaicano disse:

    Se a imprensa não sabe o que é uma greve, paciência.

  18. Rabicó disse:

    Paulo Beto, enquete? kkkkkk
    Greve é greve meu fio, não tem essa de enquete.
    Greve não é para sensibilizar o povo não, é luta com o patrão.
    Quem decide a greve são os bancários e ponto final. Eles param e sofrem as consequencias… E as vitórias… Sorte deles que são organizados.
    ò meu Deus, tem que ensinar a esse povo o que é greve?

  19. Beto disse:

    Independente de greve a CAIXA já tem um atendimento muito ruim mesmo.

  20. Dulce disse:

    Todos sabem o que é Greve….. Mais na situação atual do pais, não seria melhor que vces funcionários da Caixa economica, saissem e fossem procurar algo melhor já que não estão contente. Tem muita gente querendo essas vagas. Vagas essas ocupadas por pessoas q na maoria das vezes não sabe nem lidar com gente.
    E se todos nós clientes da Caixa economica Federal, fossemos ate as nossas agencia e fizessems greve lá na porta para sermos atendidos. Afinal temos que fazer depositos e não estão aceitando. è um direito nosso também…. Vamos agitar esse manifesto de descontentamento de nós clientes. Nós é que estamos sendo prejudicados….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários