O Tribunal de Contas do Pernambuco (TCE) divulgou e entregou ao Ministério Público Eleitoral a lista dos gestores públicos que tiveram suas contas julgadas irregulares, no prazo de 8 anos. A lista serve para que o MP tenha tempo adequado para preparar impugnações de registro de candidatos que pretendam disputar mandato nas eleições de outubro próximo e estejam na relação.
A lista ainda não é a definitiva, já que esta será entregue somente em 5 de julho, data final para registro de candidatos. Dessa forma nomes poderão ser incluídos e outros excluídos.
De Petrolina, constam 30 nomes, com destaque para os detentores de mandato como o deputado estadual Odacy Amorim (PT), que foi ex-vereador e ex-prefeito de Petrolina, além dos atuais vereadores Ibamar Fernandes (PRTB) e José Batista da Gama (PDT).
Também estão na mesma os nomes de alguns servidores que integram a equipe do prefeito Julio Lossio, como Orlando Tolentino, Rinaldo Remígio (diretor-presidente da Facape), Marcelo Cavalcanti, Emmanuel Ferro e Antonio Melo Junior.
Constam ainda da mesma os seguintes ex-vereadores: Padre Antonio Moreno, Antonio Passos, o ‘Toninho’; Antonio Quirino, o ‘Sargento Quirino; Armando Ferreira do Nascimento, o Armando Venâncio; César Durando; Deilson Freire Mororó; Durval de Andrade Araújo; Francisco Patriota, o ‘Patriota Sadcon’; Francisco Sávio de Carvalho, o ‘Chico Freire’; Jefferson de Souza, o ‘Ferson’; José Crispiniano Coelho, o Dedé da Simpatia; Manoel Nunes Pereira, o ‘Bem Bem’; Miguel Amorim; Paulo Afonso de Souza; Paulo Cavalcanti; Ruy Wanderley; Teresinha Teixeira; e Francisco Pereira da Silva, o ‘Chico do Carranca’.
Além destes, ainda estão na lista: Clemilda Barreto Alves e Valdenor Ramos, ambos ex-gestores da Facape, e Breno Tenório de Souza, que administrou o Femsaúde, além de Fátima Patriota, ex-secretária municipal.
Das decisões não cabem recurso pois ja transitarem em julgado no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Se algumas dessas pessoas forem candidatas, no momento do registro da candidatura o TRE analisará quem pode ou não ser candidato por estar inelegivel ou não.
Em contato com este Blog na noite deste domingo (25) o deputado estadual Odacy Amorim disse que não tem qualquer restrição, já que o TCE já reconheceu que o seu caso, como dos vereadores citados, não representou erro ou dolo.
Livrai nos meu DEUS! ninguém merece… uma lista de ficha suja que consta entre tantas pessoas crentes e até mesmo um padre. É o fim.
Eu sou da opinião de que a impunidade deve ser banida no Brasil. Errou de forma dolosa tem que ser fortemente punido. Antes de se calcular a multa o criminoso tem que ir pra cadeia. Mas, o que se observa são ações verdadeiramente sazonais. Somente acontecem em períodos pré-eleitorais com tratamentos diferenciados e com camuflagem, quando se enxerta nomes, em punições, egressos de todos os partidos para parecer ação isenta de intenções eleitoreiras. Para não me delongar, peço que cada um faça suas deduções, extrapolando nas devidas proporções: O caso Maluf, por exemplo, que se sair do Brasil será preso porque roubou o Brasil. Aqui dentro é autoridade legislativa e põe a cara diante das câmaras de televisão e condena a bandidagem. Enquanto outros como Genuíno, um carente, financeiramente, está trancafiado na cadeia. Analise direitinho e veja se merecem boa fé estas decisões. Como fica o conceito destes tribunais diante de pessoas dotadas de boa consciência crítica? O critério na escolha dos membros dos Tribunais de contas deixa margem para se pensar que eles possam ser usados por quem os nomeou? Lembrem também que exceções, em tudo, é possível
Não se esqueçam que o TCE não tem poder jurisdicional, é um órgão administrativo onde os membros tem indicação política.
Creio que o TCE de pernambuco devería mudar seu nome para TC-PSB (Tribunal de contas do partido socialista brasileiro) igualmente o TRE-PE!
O MAIS INTERESSANTE É VER O NOBRE VEREADOR ZÉ BATISTA CRITICANDO TODO MUNDO
mas o l do prefeito também nessa? será o benedito?
cadeia nele.! cavalcantezinho? vai devolver o que levou do erário?
como e qdo?
tenho pressa!