Programa ‘Tudo Limpo’ propõe modelo compartilhado de limpeza em Petrolina

por Carlos Britto // 30 de setembro de 2009 às 21:43

papaAté o ano de 2011 a cidade e Petrolina deverá ter 100% do seu lixo completamente reciclado. A cidade deverá ser uma das primeiras do Norte e Nordeste a realizar de forma plena a separação racional do lixo. A informação foi dada ontem (29) pelo Secretário de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Petrolina, Nelson Minussi, na solenidade de inauguração do Centro de Tratamento de Resíduos/CTA no Bairro José e Maria.

As estratégias da operação estão no Programa Tudo Limpo, que tem o objetivo de identificar, caracterizar, mapear e instalar unidades de recebimento de pequenos volumes (URPV) e descrever resíduos sólidos urbanos (RSU) para as diversas formas de aproveitamento no município.

Para o Secretário Nelson Minussi, uma dos pontos fortes do projeto é o compartilhamento das ações com as associações de moradores. Minussi ressaltou que agora não é apenas ele que será cobrado pela comunidade e pela imprensa. “Vocês também serão cobrados, inclusive por nós, vamos compartilhar também responsabilidades”, disse.

Durante a apresentação do programa foram apresentados os equipamentos de reciclagem de lixo, como o “papalâmpadas” que recicla lâmpadas fluorescentes, evitando a contaminação do meio ambiente pelo mercúrio.

Com informações e foto da Ascom/PMP

Programa ‘Tudo Limpo’ propõe modelo compartilhado de limpeza em Petrolina

  1. FÁTIMA disse:

    Espero que tudo isso não seja um sonho.

  2. AVELAR AMADOR disse:

    A iniciativa é louvável mas o prazo curto visto que o processo de conscientização das comunidades é lento…ademais precisa corrigir a informação de “reciclar 100% do lixo” pois materiais como isopor, acrílico, lampadas fluorescentes, papeis plastificados ou metalizados, carbonos, papel higienico, espelhos, pilhas, baterias, fotografias, etiquetas adesivas etc não são recicláceis, além de que o municipio precisa ter Usina de Compostagem para reciclar o lixo orgânico. Mas já há no municipio um grande avanço neste aspecto implantado por gestões anteriores que a atual gestão dá seguimento com os nossos aplausos. Avança Petrolina !

  3. Osvaldo disse:

    Dizer que em 2011 todo o lixo será reciclado é irreal. IMPOSSIVEL porque não basta recolher como é preciso separar e tratar. E Avelar, baterias e lampadas são recicláveis sim.

    Melhor seria começando com coisas mais fáceis, por garrafas de vidro (vidro sem cor é mais valorizado que vidro colorido e justifica separacão), por garrafas de plastico, latinhas de refrigerante, jornais, óleos de cozinha, óleos de carros, tem uma parte que nunca poderá ser separada e precisa ser jogada fora ou queimada em boas condições. O sucesso de medidas dessas precisa começar nas escolas, hospitais, shopping, restaurantes, outras zonas públicas para se tornar um ato automático.

  4. Regina (Estudante) disse:

    Uma iniciativa como essa seria louvável, mas não seria exagero afirmar que 100 % do lixo vai ser reciclado? Pois, segundo a revista Natureba, o Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, porém recicla menos de 5% do lixo urbano.
    Reciclar não é simplesmente coletar lixo, exige capacitação de pessoas e acima de tudo educação, comprometimento e conscientização, as pessoas não tem o hábito de separar lixo em suas casas, dessa forma, teriam que ser conscientizados e posteriomente sensibilizados da importância dos 5Rs (Repensar, Rejeitar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e assim com a coleta seletiva. Então, posso até está equivocada, mas não acredito que 100% do lixo da cidade em apenas 2 anos vai ser reciclado, digamos que uma parte, mas todo o lixo de Petrolina, acho muito dificil! é algo até que parece brincadeira, ou o secretário acredita em contos de fadas.

  5. Paulo Roberto Freire disse:

    Caros comentaristas acima!!
    Gostaria de tecer um comentario a respeito do que afirma o secretário Nelson.
    Constatamos através de dissertação de mestrado do ano de 2007(Prof.Almai-IF Sertão Pernambucano) que 91,2% dos entulhos de construção depositados na nossa cidade são do tipo classe A(recicláveis e reutilizaveis) e a usina para tratar esses entulhos já está instalada no “lixão Raso da Catarina”. O que falta então é muito pouco, mas estamos atrás do ideal, afinal somos os autores desse Projeto que Presenteia nossa Petrolina. Abraços

  6. Amanda disse:

    Carlos, gostaria de te fazer uma pergunta, quanto de lixo Petrolina produz por dia e quanto desse lixo pode ser reciclado, estou fazendo um trabalho da faculdade e não consegui encontrar esses dados.

    Obrigada!!!

  7. Ana disse:

    Impossível reciclar 100% do lixo total!

  8. Márcia Maria disse:

    Centro de Tratamento de Resíduos/CTA no Bairro José e Maria.
    Gostaria de saber se qualquer cidadão pode deixar seu lixo reciclável no CTA, já que no meu bairro até agora não há coleta seletiva.

  9. Espelhos disse:

    Exatamente o que eu procurava, muito obrigada!!

  10. Limpeza de Carpete e Tapete disse:

    É exatamente o que eu procurava, muito obrigada!!

  11. Guarda corpo BH disse:

    Interessante, mesmo depois de 10 anos consegui encontrar o que precisava.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários