Uma operação realizada esta semana resultou na apreensão de 26 veículos de transporte escolar que não ofereciam condições mínimas de segurança, no município de Floresta (PE), no Sertão de Itaparica. O balanço da operação foi divulgado na tarde de ontem (30) pelo Ministério Público Federal no Estado.
Na fiscalização, as autoridades encontraram crianças sendo transportadas de forma improvisada em caçambas de caminhonetes de médio e pequeno porte, os chamados ‘paus de arara’.
Muitos dos veículos também trafegavam com pneus carecas e problemas na estrutura, como a falta de cintos de segurança para os passageiros. Motoristas também foram flagrados sem carteira de habilitação.
Durante a operação, que teve seis pontos de bloqueio e durou poucas horas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lavrou 27 autos de infração, com quatro carros apreendidos. Já o Detran abordou 25 veículos e apreendeu 22 deles por não atendimento à legislação escolar, especialmente falta de condições de segurança, conservação de veículos e trafegabilidade.
Ainda segundo o balanço, sete pessoas foram encaminhadas à delegacia da Polícia Civil em Floresta. Elas responderão por crimes de trânsito. As informações são do site UOL.