Alerta: Mais de 490 casos de dengue já foram registrados na região este ano

por Carlos Britto // 20 de junho de 2014 às 11:00

dengueA Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) divulgaram nesta sexta-feira (20) o número total da dengue notificado nas unidades durante o primeiro semestre de 2014. Os mais de 490  casos da doença registrados chamaram atenção dos médicos, que estão alertando a população sobre formas de contágio e cuidados que se deve ter com a doença.

Segundo a coordenadora de enfermagem da UPAE Petrolina, Grazziela Franklin, de janeiro a maio deste ano já foram notificados 496 casos nas duas unidades. O mês mais crítico na UPAE foi o de abril, com o total de 239 notificações. Normalmente as pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, apresentam sintomas como febre, dor de cabeça (geralmente atrás dos olhos), dores musculares e nas articulações, náuseas e vômitos.

O médico infectologista do HRJ, Rodrigo Videres, explica que em geral o diagnóstico da dengue é feito clinicamente, através do relato dos pacientes que chegam até as unidades de saúde e com o exame laboratorial. “Os sintomas da doença podem ser semelhantes aos de algumas viroses. É importante frisar que aos sentir os primeiros sintomas o paciente deve procurar um médico para ter a prescrição correta“, ressalta. Atualmente o HRJ é referência em infectologia e recebe os pacientes que precisam de internamento hospitalar.

Combate

Como medidas preventivas a população também pode contribuir com ações para impedir a reprodução do Aedes. Entre as dicas estão a de manter caixas d’água e tonéis fechados; colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas; Não deixar água acumulada de forma incorreta; Virar garrafas e latas velhas; Não deixar que as calhas d’água fiquem entupidas, nem pneus expostos às chuvas. As informações são da assessoria.

Alerta: Mais de 490 casos de dengue já foram registrados na região este ano

  1. Lucas disse:

    O maior divulgador do criatorio da dengue, e a própria prefeitura q não faz nada para acabar com o grande acúmulo de água existente entre o Centro de Convenções e o Hospital de Trauma. Vejam com seus próprios olhos, a quantidade de larvas existente, neste local. Vergonha Municipal Prefeito !!!!

  2. Flanklin Stem Santos da Silva disse:

    NÃO SOMOS MACACOS!

    SOMOS TODOS DOUTORES…

    NÃO É ESQUISITO… Se colocam no crachá e na escala de serviço, Doutor antes do nome do médico, porque também nos outros DOUTORES (que tem Doutorado e/ou Resolução) não é feito igual? NÃO É MESMO ESQUISITO ?
    Não Sejam Preconceituosos e Injustos, RESPEITE-OS!
    O CERTO É ASSIM:

    Dr. José
    Biomédico

    Drª. Maria
    Enfermeira

    Dr. José
    Médico

    PRECONCEITO NUNCA MAIS!

  3. Flanklin Stem Santos da Silva disse:

    SALÁRIO DIGNO PARA TODOS

    A verdade é que deveria ter respeito e valorização dos nossos profissionais, salário digno é assim:

    Graduado… Dr. Médico – 100%
    Graduado… Dr. Enfermeiro – 70% do Dr. Médico
    Graduado… Outros Doutores da saúde 70% do Dr. Enfermeiro
    Nível Médio – Técnico de Enfermagem ou outros da saúde – 50% dos outros Doutores da saúde
    Ensino fundamental – Auxiliar de Enfermagem ou outros da saúde – 70% do Técnico de Enfermagem ou outros da saúde.

    30 HORAS JÁ: ENFERMAGEM E TODOS – ÁREA DE SAÚDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários