Exigência de diploma para jornalista chega ao Senado

por Carlos Britto // 02 de outubro de 2009 às 19:12

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado pode votar já na próxima semana a emenda constitucional que torna obrigatório o diploma em jornalismo para exercer a profissão. O relator, Inácio Arruda (PC do B), disse ontem (02) que entregará seu parecer até sexta.

Em junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) acabou com a obrigatoriedade do diploma. O relator, ministro Gilmar Mendes, considerou que a formação específica contrariava o exercício pleno das liberdades de expressão e informação. A emenda só abre exceção para “colaboradores eventuais, sem relação de emprego” com o veículo de comunicação, como articulistas.

O relator adiantou que irá incluir entre os dispensados do diploma também os colunistas. Os jornalistas que já tenham obtido o registro profissional, mesmo sem o diploma, continuarão podendo exercer a profissão.

Exigência de diploma para jornalista chega ao Senado

  1. operativo disse:

    Acho que é por aí. Uma profissão tão importante não poderia ser subtimada quanto a necessidade de nível universitário. A geração dos profissionais nesta área que já desempenha a aividade deve permanecer, mas daqui pra frente tem que ter diploma.

  2. luzia silva disse:

    duas coisas são certas: nem todos os jornalistas formados têm neurônios. mas isso não significa que uma profissão tão séria possa ser exercida por aventureiros. Tá na hora de moralizar mesmo.

  3. Mário Henrique disse:

    Uma formação acadêmica de Jornalismo abre a mente e amplia as oportunidades para que o universitário adquira o verdadeiro conhecimento para entrar no mercado de trabalho para oferecer à sociedade as informações com clareza e ética. Portanto o Diploma de Jornalista é de suma importância para se encaixar nos requisitos mínimos à tal função.

    Diploma Já!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários