O ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira (PSB), é um dos que engrossam uma lista proposta pela Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE/BA) contendo 30 ações de impugnação de registros de candidatura no estado. Desse total, sete são referentes a candidatos a deputado federal, e 23 a estadual, informou o órgão.
A lista começou a ser elaborada no último domingo (13) e foi finalizada na noite de ontem (15). Só foram alvos de ações de impugnação na Bahia os candidatos às eleições 2014 que se enquadravam na Lei da Ficha Limpa (nº 135/2010). Foram analisados 982 pedidos de registro de candidatura para cargos eletivos majoritários (senador, governador e vice) e proporcionais (deputados federal e estadual).
A rejeição de contas dos candidatos pelos Tribunais (da União, do Estado e dos Municípios) foi o motivo mais recorrente nos pedidos de impugnação da PRE/BA. No âmbito federal, as exceções ficam apenas por conta dos candidatos à deputado federal Adalberto Lélis Filho e Joseph Bandeira. Lélis tornou-se inelegível por ter sido condenado pelo TRE pela prática de crime eleitoral, cuja sentença já transitou em julgado. Já Bandeira foi condenado por crime contra a administração pública, além dos Tribunais de Contas da União e do Estado.
Na Bahia, a estratégia da Procuradoria é de ampliar, ao máximo, a aplicação da Lei da Ficha Limpa. “Só impugnamos os candidatos que se enquadrem, em tese, nessa lei”, afirmou o procurador Regional Eleitoral, José Alfredo de Paula Silva. Após as ações de impugnação, cabe à Justiça Eleitoral julgar os pedidos e decidir pelo deferimento ou não dos registros. Os candidatos com registros impugnados têm sete dias para contestar a impugnação.
NAÕ SEI COMO AINDA TEM PESSOAS QUE APOIA UM POLITICO COMO ESSE JOSEPH SAI ABRASSADO NAS RUS CHAMANDO DE MEU CANDIDATO E PEDINDO VOTOS A POPULASAÕ DE JUAZEIRO A CORDA JUAZEIRO NEM UM MERECE NEM JOSEPH NEM PEDRO