Dejetos jogados no Velho Chico: Realidade que teima em continuar

por Carlos Britto // 06 de outubro de 2009 às 06:31

ESGOTO11Dejetos da Bacia Central de Petrolina estão sendo lançados no rio São Francisco sem nenhum tipo de tratamento. O crime ambiental – que, aliás, não é de agora –  foi denunciado pelo topógrafo Jenilson Costa, no Programa Carlos Britto no Ar de ontem (05).

De acordo com Jenilson, 300 litros por segundo de esgoto estão sendo jogados diretamente nas águas do rio, atrás do condomínio Água Viva, na Pedra do Bode.

“Há quatro anos estamos esperando a conclusão dessa obra, em que foram gastos mais de R$ 6 milhões. Essa conversa que em Petrolina 60% dos bairros têm saneamento básico é mentira. A responsabilidade é da Prefeitura, da Compesa e também da Codevasf”, denunciou Jenilson.

Foto: Google imagens

Dejetos jogados no Velho Chico: Realidade que teima em continuar

  1. Estranho disse:

    Britto, em 1990 Petrolina chegou a ter 95% do munícipio saneado e 60% do esgoto tratado . Regredimos, infelizmente.

  2. Roberto Carlos disse:

    Curiosamente ontem, o assessor do governador, Odacy Amorim, esteve na camara de vereadores falando da transposição, ai eu pergunto, sera que a revitalização do rio nao deveria ter sido feita antes da transposição? Mas revitalização talvez nao der tanto voto(verba) como a transposição. Mas ele falou que parece que ate em 2025 seja feita a revitalização. Eu acho muita cara de pau, porque sera que daqui a mais ou menos vinte anos o rio ainda vai suportar todas estes dejetos? mais tudo bem ele tambem falou que deixou Petrolina com 95% de saneamento basico pronto, talves em nove meses da nova administração Petrolina cresceu muito né?

  3. Fernando disse:

    Estranho… que comentário tosco… 90%… conta outra…. cadê a revitalização… e Geraldo Coelho ainda vem falar que não existe degradação no rio São Francisco… disse ele que isso é falácia de quem é contra a transposição. Disse mais que o rio São francisco continua o mesmo de 50 anos atraás… vai conversar …. deixa pra lá… ele disse tudo isso no programa de Geraldo Freire produzido aqui em Petrolina em homenagem aos 114 anos. Quem tem um representante assim, não precisa de inimigo.

  4. marcos disse:

    95%, so na teoria, na prática isso nunca existiu em petrolina, em relação a saneamento, é só pra aumentar a nossa auto-estima. nunca acreditei.

  5. FÁTIMA disse:

    Saiba marcos que Petrolina é o inferno, como você citou uns dias atrás, mas é a cidade mais saneada da região. Dizem que vc é do inferninho, eu não acredito. Vc só vive falando mal da nossa Terra e desejando o pior. Se vc não é, eu gostaria de conhecer sua Terra Natal.

  6. SOS SÃO FRANCISCO disse:

    Um rio que mata a sede dos nordestinos, alimenta o Brasil e o Mundo, serve de navegação e lazer, gera energia elétrica, não pode ser humilhado, desprezado e extinto desta maneira. Quando os Homens terão os valores: Respeito e Educação. Nosso rio é o habitat de tantos seres vivos e tanta beleza. Vamos unir nossas vozes e nossas ações e salvar nossa maior riqueza!!!! A natureza não sabe se defender, mas sabe se vingar.

  7. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    A nossa contribuição com o Nordeste já acontece. O Governo Federal já fez a “transposição”, no caso da energia do São Francisco. Nós mandamos energia para todos “nossos irmãos” nordestinos. Outra coisa, a sede da CHESF deveria ser em Petrolina, que é a maior cidade da Região, não Recife que não tem nada ver com o Vale. Outrossim, se nosso irmão nordestinos precisarem de água para beber nós também não temos nada contra. Agora, transposição pra empresário plantar uva e manga no Ceará, trazendo desemprego pra nossa região, não aceitamos! O pior é o Governo de Pernambuco sabendo que a economia do São Francisco vai ser prejudicada com a concorrência da produção dos estados receptores, SER A FAVOR DESSA FAMIGERADA TRANSPOSIÇÃO!

    Quero ver quando vier o quebra-quebra das empresas, ou fechamento para se instalarem no Ceará, o que LULA ou EDUARDO CAMPOS vai fazer!

  8. Leuza disse:

    Temos que fazer algo concreto, a pessoa q conseguiu as fotos, temos que conseguir mais provas e fazer DENÚNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO, à Dra. Ana Rúbia, pois trata-se de um CRIME AMBIENTAL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários