Os servidores da Facape, Maria Edinalva e José Ailton, reinvidicam uma maior participação dos técnicos administrativos no percentual dos votos nas eleições realizadas naquela instituição.
Maria Edinalva enviou este artigo ao Blog, no qual ela faz uma explanação consistente dos seus motivos. Confiram:
Caro representante do Corpo Discente da FACAPE,
Sr. Valdimiro,
Parabenizamos pela sua luta em defesa do aumento do percentual dos votos nas eleições da Facape, só não entendemos como o colega chegou a esses percentuais, já que você fala em paridade. Verificamos na proposta encaminhada pelo DCE ao Executivo em junho deste ano que, percentualmente, a participação de docentes e discentes está muito além da participação dos técnicos administrativos.
Certamente esqueceram que uma universidade é formada pelos três segmentos: professores, alunos e técnico-administrativos. Portanto, ao defender a paridade, a porcentagem correta seria de 33,33% do peso dos votos para cada segmento. Aí sim teríamos peso igualitário para cada categoria que compõe o universo da FACAPE.
Essa visão elitista do voto nos faz lembrar a época em que grupos de pessoas (mulheres, negros, analfabetos, índios…) não tinham o direito de votar. Houve época até em que o voto dependia da situação financeira. Felizmente esse tempo já passou. Ou não???
Por que para eleger nossos governantes não existe nenhuma restrição entre as classes? Do analfabeto ao mais graduado, do pobre ao mais rico, todos possuem o mesmo peso no voto.
Será que nós, técnico-administrativos, também não somos formadores de opinião?
Será que não temos bagagem intelectual para conhecer e escolher os nossos dirigentes???
Será que não conhecemos os objetivos fins da nossa Instituição???
Por que o nosso voto é tão discriminado???
Isso é puro preconceito!!!
Nós também fazemos essa máquina funcionar na mesma proporção que as outras categorias. Nós, técnicos administrativos da Facape, por uma questão de respeito, ética e democracia, exigimos voto paritário.
Maria Edinalva Souza/José Ailton Siqueira dos Santos
Representantes dos Técnicos-Administrativos do Conselho Universitário da Facape
Sou aluno e representante do curso de Direito. Sou a favor da paridade de votos. Paridade para mim significa igualdade de forças, portanto, estou com os colegas técnicos-administrativos Maria Ednalva e José Ailton, pois esse segmento necessita de igual poder de voto na escolha de seus dirigentes, uma vez que também integram a faculdade, são formadores de opinião e merecem o devido reconhecimento em um momento tão importante como o de uma eleição. A nossa luta é pela igualdade de forças, pela paridade do voto, pelo fim do elitismo. DEMOCRACIA jÀ!
Parabéns pela iniciativa, com certeza o técnico administrativo, é tão importante quanto aos professores e alunos. pelo que entendo de paridade é igualdade, só se mudou e eu não estou sabendo.
Tem que haver é paridade e não disparidade!
Já estava na hora dos técnicos – administrativo mostrar a cara, que história de quem só pode é o professor e o aluno, fazemos parte da FACAPE sim, goste o diretor ou não, temos direito e vamos atrás dele…. Obrigada Leonardo pelo apoio
VAMOS FAZER UM BREVE PASSEIO PELOS SETORES DA FACAPE:
CAD;
TESOURARIA;
BIBLIOTECA;
ANEXO;
ALMOXARIFADO;
NUCLÉO ACADÊMICO;
LICITAÇÃO;
SETOR PESSOAL;
SETOR DE BOLSAS;
FINANCEIRO;
VIGILÂNCIA;
FIES;
DIPLOMA;
PÓS -GRADUAÇÃO
NTI;
COPA
ATÉ A DIRETORIA TEM FUNCIONÁRIO;
TODOS OS SETORES SÓ FUNCIONAM PORQUE TEM FUNCIONÁRIOS PARA ATENDER A ALUNOS E PROFESSORES, PARE TODOS OS SETORES DESSA FACULDADE E VERÁ O QUANTO FUNCINÁRIO É ESSENCIAL, CONCORDO COM O FINAL DO TEXTO, NÓS TAMBÉM FAZEMOS ESSA MÁQUINA FUNCIONAR….
SAUDAÇÕES AOS MEUS COLEGAS DE TRABALHO, VAMOS EM FRENTE……. O FATO DA NÃO IDENTIFICAÇÃO É A PERSEGUIÇÃO, POIS TENHO CARGO COMISSIONADO E SE TIRAREM ISSO TÔ MORTA O SALÁRIO BASE DAQUI DEIXA A DESEJAR….
Servidora da FACAPE, o diretor não é contra aos técnicos, ele também é a favor da paridade também dos técnicos, disso eu tebho certeza. consulte o professor Renigio.
E VAMOS A LUTA, IGUALDADE PARA TODOS.
Apoiamos vocês funcionários da facape, se vocês não brigarem pelos seus direitos que vai brigar? vão a luta estão mais do que certo e se preciso parem a máquina, tenho conhecimento que existe o sindicato dos servidores públicos, vão atras e façam a diferença…. a época da ditadura já passou.
Pinta a cara FACAPE e joga esse diretor para fora.
Querida bridi,
Tenho a informar que o mesmo pode não ser contra, mais também não é a favor, cadê que fez alguma coisa para demonstrar isso.
Senhoras e Senhores;
O espetaculo vai começar…. Paridade Já! Vamos ajudar os funcionários da FACAPE….
Eu sou contra a paridade com os alunos, pois não é difícil manipular a opinião de vários alunos (não todos) da FACAPE. Além disso, a MAIORIA dos alunos vêm e vão da instituição, estão preocupados com o hoje e não com o amanhã.
Em relação a paridade com os administrativos, eu sou a favor. Uma coisa é escolher o próximo diretor que vai comandar seu curso, outra coisa é escolher seu cheque pelos próximos quatro anos.
A vez na facape sempre foi de professor, chega de termos somente professor assumindo cargos sem tempo de cumprir as 8h. A unica categoria que realmente pode e deve exercer as funções de coordenações administrativas são os técnicos adminitrativos.
Aplausos aos técnicos da Facape, sempre engajados no trabalho, mas reprimidos na luta, devido às perseguições.
Muito bem vão à luta… Se vocês pararem com certeza a Facape fecha, tenham esta convicção!
Paridade nos salários também! Já!
Para quem está acompanhando as reuniões sobre a Reforma Administrativa, deve saber que a proposta do presidente do DCE foi ACATADA pelo Prefeito e este, através de seus representantes, divulgou a proposta (indecente) na primeira reunião. Vale ressaltar que nós fazemos parte das categorias que movem essa IES. Se nosso voto não é valorizado, penso que na visão dessas pessoas nosso trabalho não influi, nem contribui para o crescimento da FACAPE. Ora, nós passamos nosso tempo convivendo com professores, alunos, com os problemas que envolvem a Instiuição, e por isso temos plena convicção da nossa CAPACIDADE de escolher nossos gestores, bem como, consciência que nosso voto pode fazer diferença na decisão. No entanto, exigimos mais que uma paridade no percentual dos votos, acima de tudo, exigimos RESPEITO. Como já foi dito: “Nós também fazemos essa máquina funcionar…”
O Presidente biônico Remigio mostra mais uma vez que é um gestor incoerente, não sabendo lidar com o mundo acadêmico: dois pesos e duas medidas. Há 2 semanas atrás foi participar em Recife de um encontro regional de Secretariado, a ex-coordenadora e hoje biônica Diretora Acadêmica, Prof Relma Lúcia e o atual coordenador biônico de Secretariado o Prof. Sebastião. Os dois viajaram com diárias pagas pela Facape. Foi ou não Prof. Remigio? No entanto para participar do 2º Congresso Nacional de Administração, em Salvador, no final desse mês, Remigio, afirmou que só pagaria as diárias do Prof. Padilha, negando o pagamento da ida do Prof. Jorjão. Queremos lembrar ao Remigio, que todo o projeto da viagem foi elaborado pelo Prof. Jorjão. Estais sendo justo Remigio? Lembra do trem da alegria, que voce participou quando foi ao congresso de contabilidade em Gramado(RS), ao solicitar que nossa ex-diretora pagasse 64 diarias a 12 professores do colegiado de contábeis. Naquela oportunidade, o prof. Remigio acusou a ex-diretora de leviana e ditadora, por negar uma quantidade exorbitante de diárias. E agora, Prof. Remigio, como você justifica? Como o você é “pastor”, deve conhecer aquela passagem bíblica: ” quem com ferro fere, com ………”
Parabéns e aplausos aos técnicos-administrativos e servidores da Facape. Vocês não podem ficar de braços cruzados, como mero observadores vendo as coisas acontecerem na Facape de forma passiva, impotente e submissa. Vocês são PROTAGONISTAS da história dessa faculdade. Portanto, merecem ter paridade nos votos ao escolher os dirigentes. A faculdade só funciona porque temos vocês em todos os setores trabalhando e dando suporte. A importância de vocês é tão grande quanto a do corpo docente e do corpo discente. Estamos com vocês nessa luta! Parabéns e avante!
Anne, Sabemos da importancia de cada um de vcs. Ontem 3o pessoas decidiram em uma reuniao que os professores ficariam com 50%, alunos 30% e funcionarios 20%. Eh justo 30 pessoas decidir se vcs valem alguma coisa??? Corram atras do prejuizo. Queremos decidir num forum maior. Valdomiro eh muito guloso mesmo.
Prof. ligado\
Nos estamos nos unindo por uma causa nossa e o senhor vem lavar roupa suja aqui? Nao queremos fugir do foco. Se tem alguma coisa a falar do diretor, fale a ele mesmo e nao fique usando nosso espaco pra atacar. Se nao for pra nos defender, melhor passar noutra freguesia.
So acho q naum vai adiantar nada. Falar, falar, falar! Vcs tem que propor GREVE! Fechem as portas e eu duvido se o Sr. Prefeito naum valoriza vcs rapidinho. Os bancos todo ano brigam por aumento e vcs aqui, brigando por paridade. O movimento naum deve parar nunca. Exijam seus direitos ou entaum chega um espertinho e passa a rasteira em todo mundo. Continuem assim.
Caro Funcionário,
Tem haver sim, todo e qualquer problema da FACAPE faz parte de uma única pasta, cadê que investe no funcionário, quanto você ganha? você tem alguma comissão? concordo com você quando diz que o espaço é nosso, logo ele também tem participação.
A reunião ontem: ex: houve funcionária que votou contra a paridade, sei que cada um tem direito de expressar seus sentimentos, dai ir contra aos seus colegas de trabalho, faltou senso a essa funcionária, e a mesma faz parte de comissões e tem estabilidade, logo deveria saber seu valor.
Obrigado Daniel pelo apoio aqui prestado valeu!!!!
Quem foi a funcionária que votou contra a paridade? Qual é o seu cargo? Na Facape as pessoas só pensam na maioria e abrem a boca quando perdem seus cargos. Até quando? ?????
Tenho uma sugestão: TODOS OS ADMINISTRATIVOS VOTEM NULO e cruzem os braços.
.
Não estava presente na reunião de ontem, mas fiquei sabendo que a maioria dos professores presentes votaram contra os técnico administrativos.
Alguém sabe quais os professores que votaram contra a democracia? Seria bom divulgar os nomes. Como pode em um ambiente universitário ainda tem professores com mentes pequenas, sou mais eu, mesmo sem muito estudo.
Caro Pião,
Professores e tecnico administrativo também, mas tudo bem, esse
tecnico tem estabilidade ele vai esta preocupado com os outros quem quiser que se vire. está muitooooo preocupado.
mariô,
Você estava presente? Por favor! seria bom listar os nomes, precisamos saber quem tá contra nós.
Caro Pião,
Não se engane, o tecnico administrativo nunca foi preocupação de professor daqui, om tecnicom administrativos não passam de meros funcionários invisíveis, na visão dessa classe. E assim tem sido ao longo das gestões. Como eles tem tem peso de voto maior (50%), todos os benefícios são voltados sempre para professores. è duro mas é verdade, tá na hora disso mudar!!
Onde já se viu aluno que está na instituição apenas de passagem ter mais valor que um funcionário que passa a vida toda dando seu sangue pela Instituição???? Que insanidade gente!!
Vamos acabar com essa injustiça! Paridade Já!!
Ja estou sabendo alguns nomes dos 15 que votaram contra a democracia e contra os técnico administrativo. São eles: Caliane, Celimar, Liana, Jocélio (Jocélio???? ) Lilian, Nivaldo Arruda, Sebastião, Romério, Pedro Noberto (também????) ,Carlos Romeiro e Marilucia (perai, perai… e esses dois últimos podem votar???? Ixe!!! sei não, agora tudo pode, só não pode o técnico ter o seu valor. Precisamos descobrir quais foram os outros que faltam. Faltam 04 pessoal, vamos descobrir.
Agora os nomes dos que votaram a favor da democracia:
Professores: Ailton, Delmon, Deise,George Mourão,Genivaldo, Ivan e Pedro Pereira.
Técnicos: Vera, Zefinha,Ednalva, Maria José e Zilda.
É ISSO AÍ PESSOAL!!! VALEU!!! Mas só tinham esses técnicos????
Assim fica dificil gente, compareçam, amanhã tem mais, NÃO FALTEM!!!
PARIDADE DE VERDADE!!!
Ja estou sabendo alguns nomes dos 15 que votaram contra a democracia e contra os técnico administrativo. São eles: Caliane, Celimar, Liana, Jocélio (Jocélio???? ) Lilian, Nivaldo Arruda, Sebastião, Romério, Pedro Noberto (também????) ,Carlos Romeiro e Marilucia (perai, perai… e esses dois últimos podem votar???? Ixe!!! sei não, agora tudo pode, só não pode o técnico ter o seu valor. Precisamos descobrir quais foram os outros que faltam. Faltam 04 pessoal, vamos descobrir.
Agora os nomes dos que votaram a favor da democracia:
Professores: Ailton, Delmon, Deise,George Mourão,Genivaldo, Ivan e Pedro Pereira.
Técnicos: Vera, Zefinha,Ednalva, Maria José e Zilda.
É ISSO AÍ PESSOAL!!! VALEU!!! Mas só tinham esses técnicos????
Assim fica dificil gente, compareçam, amanhã tem mais, NÃO FALTEM!!!
PARIDADE DE VERDADE!!!
Caro Justiceiro
Marilucia e Carlos Romeiro, eles são contratados, e não funcionários
esta tudo errado. Eita ja ia esquecendo o outro professor foi Claudemiro.
Caro Justiceiro
Marilucia e Carlos Romeiro, eles são contratados, e não funcionários
esta tudo errado. Eita ja ia esquecendo o outro professor foi Claudemiro.
Gina,
Seria bom saber o que eles ensinam aos seus alunos sobre democracia.
“votaram contra a democracia “.
Realmente pelo jeito do texto a “democracia” é votar segundo o entendimento de outra pessoa. Sendo assim, para que votação. Cada um não deveria votar segundo uma decisão própria após ouvir os argumentos de ambas as partes ? Alguma proposta não teve a oportunidade de ser defendida ? Alguém deixou de emitir sua opinião defendendo sua proposta ?
Da próxima vez coloca a votação por escrito para facilitar a publicação dos nomes na internet.