O PSB de Pernambuco acaba de jogar fora a oportunidade de colocar um pernambucano na chapa que disputa a Presidência da República. Mais do que isso: Entregou a hegemonia do partido que Arraes e Eduardo lutaram por anos para manter com a alma pernambucana. O partido, no estado, indicou o gaúcho Beto Albuquerque para ser o vice na chapa de Marina Silva.
Os líderes do PSB no estado simplesmente se diminuíram e talvez, em pouco tempo, nem verão mais sua participação na executiva nacional do partido.
As vaidades pessoais, miopia e falta de força para lutar deram lugar a desculpas e frases feitas. Os mesmos que choravam por Eduardo e protagonizaram fotos emocionadas, enterraram com ele o seu sonho partidário e tiraram no estado um lugar na disputa. Esse partido não tem um filiado apto ou à altura da disputa? Eduardo ficaria corado de vergonha, se estivesse vivo.
Britto, o fato narrado acima não é só decorrente de miopia ou falta de força para a luta política e/ou partidária, decorre em grande medida da forma imperial e autoritário que tanto Arraes quanto, em maior medida nos ultimos oito anos, Eduardo Campos conduziram a política no Estado de Pernambuco, bem como nas fronteiras do PSB. Campos objetivava fazer em Pernambuco o que ACM fez outrora na BA e Sarney ainda consegue no MA: tornar o Estado em “feudo”, onde a vontade exclusiva do soberano é a que deve ser respeitada, independente das consequências da mesma possa trazer de negativo para o povo. Eduardo sonhava em ser coroado. A consequência está à vista: Pernambuco não tem, neste momento, força política representativa, tanto na esfera estadual quanto nacional.
Marina se for eleita, mostrará suas garras e mudará os planos de Eduardo pelos seus. Também será um governo com poucas representações no Congresso e será como mamão com açucar e tanto Congresso, Organizações Empresariais e a Mídia Parcial se lambuzarão à vontade. E quem pagará as consequências seremos nós, o povão! Sigo o ditado: “Cada cabeça é um Mundo!”
Se estava em dúvida quanto a meu voto para presidente,com essa escolha para vice, acabou por dar-me a certeza de que em Marina não voto. Não foi apenas deixar o nordeste de lado ,mas dar vez ao estado, que tem verdadeiro horror ao povo nordestino. A maioria pensa ser o verdeiro ” POVO ARIANO” idealizado por ADOLF RITLER.
eu não voto é em Dilma…
Marina eleita ou não abandonará o PSB para viabilizar o seu partido Rede. Se eleita, quando registrado o seu partido, tudo quanto é de político aproveitador irá se filiar ao seu partido, como fizeram com o PMDB, PSDB e PT e continuará tudo na mesma.
concordo contigo Marivaldo, por traz desta senhora de coque marina silva, existe um poço de arrogância e aí tchau para o PSB, “e o povão que fiquem atento!”
MINHA SINGELA OPINIÃO!.
PARTIDOS NAO TEM PROPRIETÁRIO!!. NÃO É UMA MONARQUIA QUE PASSA DE PAI PARA FILHO…E NO CASO…DE PERNAMBUCANO PARA PERNAMBUCANO.
SE HOJE NAO TEM AMANHÃ PODERÁ TER…TUDO UMA QUESTÃO DE CONJUNTURA DO MOMENTO!
ARRAES E EDUARDO LUTARAM CONTRA ISTO….E POR QUE AGORA TEM QUE TER OBRIGATORIAMENTE UM CANDIDATO DE PERNAMBUCO?
HÁ DE SE IMAGINAR…POR EXEMPLO….QUANTOS VOTOS MARINA TERÁ ADVINDOS DO RIO GRANDE DO SUL E SEUS RINCÕES, TCHÊ.
HOJE SE FAZ ASSIM..AMANHÃ SE FAZ ASSADO!. MESMICES NA POLÍTICA NUNCA FUNCIONARAM.
TENHO DITO??
BOAS PALAVRAS GUILHERME, É MARINA NA CABEÇA.
Não é porque ele morreu que vou considera-lo como santo. O ato de Eduardo com a escolha do candidato para o governo do Estado foi o início do fim do PSB, o restante é somente consequência desse ato. Vamos perder tudo no estado mais importante e berço do partido.
Quanto a Marina Silva, ela representa na minha opinião a pior escolha para um país que tem a sua economia fortemente dependente do agronegócio. Para a economia do vale do São Francisco é o que pior poderá acontecer.
Junto com Eduardo enterraram o PSB em Pernambuco
acho uma pena que o nordesete tenha ficado de fora na vice presidençia.lembrando que marina nao faz parte do psb .e sim da rede sustentabilidade e a qualquer momento pode deixar a coligaçao com o psb basta a justiça liberar seu partido.vamos refletir bem antes de votar .nao com emoçao mas com a razao. essa comoçao vai passar e vamos cair na real.
Quem de veria estar ai? Fernando? Este texto traz a esta reflexão, pois outros nomes como Maurício Rands, que foi ventilado, na minha humilde opinião não tem liga, não acrescentaria em nada, a opção poderia ser Dona Renata, que ao meu ver agora deve concentrar sua força em sua família, pois com a ausência do Eduardo eles vão precisar e muito dela,. Não vejo outra opção, como Pernambucano, sempre sonhei com isto, estarmos sendo verdadeiramente representados, o legado de Arraes e Eduardo não pode ser renegado, mas na política tudo é possível, se não desta, vamos para as próximas, não podemos nem devemos deixar as coisas como estão.
Uma vergonha um absurdo o que fizeram com PSB que foi fundado por Miguel Arraes, nordestino caba macho e com a morte do seu neto e ex presidente do partido Eduardo Campos que infelizmente teve uma morte prematura enterraram junto com ele todos os sonhos e ideais do verdadeiro PSB. É mais vergonhoso ainda assistir que os pseudos lideres políticos da região e de todo Pernambuco concordaram com tudo que foi tramado após a morte do líder Eduardo Campos. Onde estavam Fernando Bezerra, Gonzaga Patriota e outros pseudos líderes? Lastimável e vergonhoso deixar um sulista disputar a chapa como vice presidente. Mas garanto que quem gostou dessa indicação foi o PT de Lula e Dilma pois com essa escolha a Marina ficará mais fraca. E o PSB será no futuro igual o DEM ou seja um zero a esquerda politicamente falando.
se eduardo não escolheu fernando para governador ,imagina o mesmo ser vice presidente, nossa politica naõ pode ser capitania hereditaria
Os líderes do PSB acabaram com a frase/grito de guerra de Eduardo Campo: Não vou desistir do Brasil, pois com essa infeliz escolha de um sulista para ser o vice na chapa de Marina que nem do PSB é foi pior que bater em mãe na sexta feira da paixão. Mas como essa política é pobre e podre não fiquei surpreso mas fiquei muito triste e com certeza mudarei meu voto para tentar ser um Eleitor Feliz…
Eduardo não iria pra lugar nenhum nessas eleições. Iria amargurar o baixo desempenho e a vergonha de seu resultado fraco. Além disso, Pernambuco não tem força alguma no cenário nacional pra estar exigindo cabeça alguma. Eduardo foi um sonhador ao pensar que poderia dar um passo desses.
Estão pagando o grotesco erro que cometeram ao abandonar o PT! A arrogância de Eduardo terminou nisso! Acho que agora de uma vez por todas o PSB está acabado, não sei se vão eleger nem deputados estaduais! A traição que Eduardo fez com lula e Dilma, agora Marina está fazendo com o PSB, colocando um gaúcho bairrista e xenofobista na vice-presidência ao invés de um pernambucano!