Os alunos da Escola Professora Cleuzemi Pereira, em Salgueiro (PE), no Sertão Central, participaram de uma aula diferente nesta sexta-feira (22). Eles trocaram o lápis e o caderno por sementes e estrumo e o resultado está, literalmente, brotando. Rúcula, alface e espinafre são as hortaliças que estão crescendo na horta horizontal e orgânica construída pelos próprios alunos, a partir do reaproveitamento de garrafas Pet.
O estímulo partiu do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, que desenvolveu, em maio deste ano, um projeto de combate à dengue nas unidades de ensino localizadas em áreas com grande incidência de notificações da doença.
Uma das atividades consistia na coleta de garrafas abandonadas – um dos principais focos do mosquito – para serem transformadas em canteiros. “Com a horta, a gente trabalha o meio ambiente, está combatendo a dengue e melhorando a alimentação das crianças”, explicou o oficineiro, Alcemir Siqueira.
Ao todo, serão três oficinas. A partir de então, os alunos ficam responsáveis por acompanharem o processo de germinação, aguando os canteiros. Com os professores, eles decidirão se as plantas colhidas serão utilizadas na merenda escolar ou se levarão para casa. (Foto/divulgação)
Plante árvores.