Estudantes da Escola Municipal Santo Antônio, da Ilha do Massangano, área ribeirinha de Petrolina, participaram de mais uma oficina de produção e postagem de textos, utilizando os recursos da Rede Mundial de Computadores. A iniciativa faz parte do projeto ‘Pertencer – Eu vim da Ilha’, aprovada pelo Fundo de Incentivo à Cultura do Governo. A oficina teve como orientador o professor-mestre Ricardo Bittencourt, que trabalhou com os alunos técnicas de postagens no Facebook, envio e recebimento de e-mails, disponibilidade de conteúdos em blogs e inserção de vídeos.
Esse foi o segundo encontro do docente com os alunos da Ilha do Massangano. Nessa atividade, além de compartilharem informações e habilidades, os alunos puderam digitar e postar conteúdos sobre a comunidade no blog “Ilha do Massangano”, criado durante a oficina. Os textos produzidos também serão publicados num jornal impresso, denominado “A Ilha”, que será editado em outubro.
Para Bittencourt, os alunos demonstraram boa aptidão para manipular as ferramentas da internet, mas é necessário exercitar o uso com maior frequência. “A maioria não dispõe de computadores em casa, contudo o fascínio deles pelas descobertas é flagrante, creio que esse interesse facilita o trabalho dos professores nas diversas disciplinas e áreas do conhecimento e temos que potencializar essa experiência da melhor maneira“, afirmou. As informações são da assessoria.