Com críticas a alguns parlamentares, Osinaldo afirma que lutará por geração de empregos e educação de tempo integral

por Carlos Britto // 28 de agosto de 2014 às 12:40

OsinaldoNa série de entrevistas deste Blog com os candidatos a deputado estadual, o ex-vereador Osinaldo Souza (PTB) foi o próximo. Servidor público federal concursado, ele tentará uma vaga à Assembleia Pública de Pernambuco (Alepe) com a mesma disposição de quem concorreu em 2010, a federal, e em 2008, quando se elegeu vereador de Petrolina.

Polêmico, o candidato fez críticas à postura de alguns deputados estaduais da região, apesar de não citar nomes  e enfatizou que os atuais parlamentares que representam o Sertão na Alepe precisam mostrar uma atuação mais eficientes, ao invés de apenas formulares críticas ao governo do estado. O recado, mesmo que indiretamente, foi endereçado a Odacy Amorim (PT) e, principalmente, a Adalberto Cavalcanti (PTB).

Osinaldo ressaltou ainda que sua bandeira, caso seja eleito, é lutar por  uma Zona Industrial. “A zona franca do Vale do São Francisco. Eu quero industrializar essa cidade. Se a família Coelho tem a marca da irrigação, eu quero deixar a marca da indústria em Petrolina”, afirmou.

Confiram:

Blog – O senhor foi candidato a vereador tentando renovar seu mando e não obteve êxito. O que faz pensar que agora o senhor poderá ser eleito para deputado num pleito que exige uma votação maior?

Osinaldo Souza – A eleição de deputado, de vereador tem uma diferença absurda. Na de vereador concorremos com 220 candidatos, agora estamos concorrendo com seis candidatos aqui na nossa região. E na Assembleia Legislativa tem 49 vagas. E dizer também que eu obtive a 12ª maior votação na eleição de vereador, não estou no mandato por conta da coligação, mas tive uma votação extraordinária, e cada vez que lembro, só tenho a agradecer Petrolina. Existem hoje na Câmara (Casa Plinio Amorim), nove vereadores com menos votos que eu, e que estão exercendo seus mandatos.

Blog – Temos um dado aqui para lembrar, o senhor é suplente de deputado federal?

O.S – Eu sou suplente de deputado federal, na eleição de 2010 eu fui o nono suplente da Coligação que elegeu 20 deputados federais, alguns forma chamados, como Ana Arraes, que foi para o TCU. Danilo Cabral foi para a Secretaria, eu devo estar na 5ª posição, até o final do ano o mandato vigora. Se eu fiquei em suplente bem colocado na eleição para federal, acredito que tenho chances para ficar bem colocado na eleição para deputado estadual.

Blog – Osinaldo, porque o senhor quer ser deputado?

O.S – Quando vejo em Pernambuco, as crianças ou nossos adolescentes e jovens estudarem em escolas que não tem ensino integral, eu quero ser deputado. Quando eu passo num terminal rodoviário de Pernambuco, de Petrolina, Recife e vejo a infraestrutura precária, eu preciso ser deputado. Quando eu passo nas delegacias que são sucateadas no estado de Pernambuco, todas elas praticamente, eu preciso ser deputado. Precisamos de deputados que reivindiquem, para que a gente possa ter um Pernambuco melhor.Quando eu vou ao projeto Nilo Coelho, Bebedouro, Maria Tereza, e vejo que não tem água tratada para a população beber. Acho que precisamos de deputados autênticos, capazes, e que não fiquem simplesmente na retaguarda. A Compesa em Petrolina: tanta dificuldade em levar água para nossas casas, e porque quase ninguém fala disso? Só porque é aliado do Governador? Não, nós temos que reivindicar, e com certeza Pernambuco já tem estrutura financeira para atender seus filhos.

Blog – Isso é uma crítica aos deputados que foram votados em Petrolina, eles não estão trabalhando?

O.S – Não quero citar nomes. Mas você vê um deputado estadual dizer que passou três anos sem falar com o Governador. Eu era vereador de Petrolina, e quando ia para Recife, falava com o governador, porque um deputado não falava? Você vê alguns deputados que passam quatro anos falando do mesmo projeto, e nem é algo tão relevante para a sociedade. Acho que os deputados precisam ser mais atuantes, precisam mostra as necessidades de Petrolina. Diversas PEs (estradas) sem estrutura. Viajei recentemente naquela estrada de Floresta, de Ibimirim até Cruzeiro do Nordeste, o ‘rodão’ do carro não presta mais, porque só da pancada que elevou. As rodovias do estado estão sucateadas. E eu não vejo deputado estadual nenhum reclamando ou reivindicando. Eu quero dizer a Petrolina, nossa região e toda Pernambuco: Vocês me conhecem, eu sou diferente, não guardo sujeira debaixo do tapete não. Se existe sujeira ela tem que aparecer.

Blog – O senhor já tem alguns apoios aqui em Petrolina? Quem são os apoios mais expressivos? E fora da cidade?

O.S – Na última eleição em 2010, eu fui votado em 168 municípios pernambucanos. Eu preciso simplesmente dobrar duas vezes e meia a votação, que tive para Deputado Federal e terei o mandato de Estadual garantido. Eu tenho diversos apoios de lideranças, sindicatos, lideranças religiosas, culturais. Não tenho parceria com Deputado Federal, ainda estou analisando. O Deputado Federal que eu vou apoiar vai ter que se comprometer num projeto maior que tenho para Petrolina: a zona franca do Vale do São Francisco. Eu quero industrializar essa cidade. Se a família Coelho tem a marca da irrigação, quero deixar a marca da indústria em Petrolina. Precisamos trazer o que o Governador trouxe com o Presidente Lula e a Presidente Dilma, aquela montadora para Goiânia.

Blog – Como senhor avalia seu mandato como vereador? Você acha que isso lhe respalda para ser deputado? a companhia com Alvorlande ajudou ou atrapalhou?

O.S – Eu fui parceiro de todos os vereadores na Câmara Municipal. Nunca tive um projeto rejeitado, fiz parte de todas as comissões, tive a companhia de todos os amigos ali na Câmara. É bem verdade que pelo fato do vereador Alvorlande ser presidente de comissão e eu secretário, nos tínhamos um trânsito maior nas comissões e precisávamos estar mais perto um do outro, mas ninguém atrapalha ninguém. Acredito que exerci um mandato relevante na legislatura 2009-2012 aqui em Petrolina. Apresentei diversos projetos extraordinários e visionários, e Petrolina vai ver como será beneficiada em 20, 30 anos com os projetos que apresentamos.

Blog – Os números do governador que o senhor apoia estão desfavoráveis pela primeira vez, o senhor acha que Armando vai ganhar a eleição?

Osinaldo – Eu acredito. Ele tem todas as características e atribuições para conseguir esse mandato. A pesquisa de ontem era esperada, um crescimento devido à emoção que Pernambuco esteve desse embate que nós sofremos, devido o amigo Eduardo Campos. Mas Pernambuco vai avaliar os candidatos, qual a vida política de Paulo Câmara e de Armando Monteiro? Qual o perfil de Armando, Armando é capaz de se submeter a isso ou aquilo? Ou Armando tem luz própria?

Blog – Qual sua maior bandeira como deputado? E qual seria então sua primeira ação como parlamentar eleito de Petrolina?

O.S – Cobrar do relator Gonzaga Patriota (deputado federal) a zona franca do Semiárido, que ele estenda até a nossa região, ou pedir a um deputado federal, com quem vou fazer parceria, que apresente novo projeto na Câmara Federal. Precisamos industrializar Petrolina. Essa vai ser minha bandeira: geração de empregos e educação em tempo integral.

Blog – Que apoio o senhor tem efetivamente dos grupos evangélicos?

O.S – Diversos apoios, de diversas lideranças evangélicas, católicas, sou servidor público, de sindicatos rurais, então nos precisamos de 30 mil votos. Estamos lutamos para termos acima de 40 mil.

Blog – Que avaliação o senhor faz do governo municipal da cidade em que mora?

O.S – Eu fiscalizei bem quando vereador. Diversas denúncias nós fizemos no Ministério Público Federal, no Ministério Público Estadual. Petrolina estagnou em algumas áreas e é preciso reagir. Não vou tirar o mérito do que foi feito, ninguém passa quatro anos sem fazer nada. Agora, tem muito que fazer. Agora a eleição é estadual, e não municipal, então não vou entrar nesse mérito.

Com críticas a alguns parlamentares, Osinaldo afirma que lutará por geração de empregos e educação de tempo integral

  1. Pedro Lino disse:

    Luta maior é pra ser eleito. Se nem pra vereador conseguiu…

    1. geraldo disse:

      Pedro, se ele não for eleito é pq gente como vc prefere vender o voto a votar em alguém competente. Vá vender seu voto, vai!

    2. Bruno Tavares disse:

      Pedro, se ele não for eleito será pq existem muitos eleiores como você que preferem vender o voto a votar em alguém competente. Se liga! !!

  2. Rafael disse:

    Zona franca do vale? meu Deus é cada uma! Petrolina não tem infra-estrutura suficiente para acomodar um parque industrial de grande complexidade, pois falta itens básicos como ferrovias e etc, nem a hidrovia do são francisco serve mais pois está assoreada e ninguém liga para fazer uma dragagem!

  3. BEM ATENTO disse:

    COMO VEREADOR UMA “DECEPÇÃO” IMAGINE COMO DEPUTADO, SERÁ IGUAL AO COLEGA ODACY, RUIM DE +

  4. geraldo disse:

    Osinaldo sei que vc fará muito por Pernambuco e não irá esquecer nossa Petrolina.

  5. José Alberto disse:

    Vereador de apenas um mandado, falastrão e o pior, sem compromisso com seus eleitores, não respeitou os votos que teve, fato este comprovado nas urnas! Precisamos limpar a política do Brasil!

  6. Doralice disse:

    O mal do ser humano é não saber entender as coisas, quer dizer que se Petrolina não tem uma boa infraestrutura não se pode fazer nada? Uma hora essa infraestrutura tem que ser mudada né? É isso que Osinaldo tá tentando fazer minha gente, deixem de tolisse.

  7. carla disse:

    meu Deputado….eu voto na mudança…precisamos de você ….decepção é os q estão no mandato e muiiittoo pouco têm feito pela nossa região…

  8. João disse:

    Bem atento ou bem manipulado?

  9. ana clara santana disse:

    Foi um grande vereador com certeza será um grande deputado.

  10. Gilvan Carlos disse:

    o melhor vereador da história de Petrolina, será um excelente deputado pra nosso pernambuco..14130, eu voto!!!

  11. Marcio disse:

    KKKKK. O povo deu a resposta e não reelegeu para vereador. Chaga de cabide, vão trabalhar de verdade. Vamos ver nas urnas se chega nem perto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários