Estudantes da Univasf ameaçam greve após denunciar professores e reitoria se manifesta

por Carlos Britto // 29 de agosto de 2014 às 07:25

UnivasfPor meio de nota emitida à imprensa pela assessoria de comunicação, a reitoria da  Univasf disse conhecer as queixas dos estudantes com  relação à conduta de alguns docentes. Os alunos ameaçaram uma greve na quarta-feira (27), após denunciarem a maneira rude com que alguns professores da universidade se reportam aos mesmos. Os estudantes querem ser ouvidos pelo reitor Julianeli Tolentino, responsável por avaliar condutas de professores da instituição. Segundo informações de alguns estudantes, esses docentes estariam abusando do poder, reprovando turmas inteiras e usando palavras grosseiras para tratar os alunos.

Acompanhem:

Nota de Esclarecimento – Denúncia de Estudantes

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tem conhecimento das queixas dos estudantes em relação à conduta de alguns docentes.

No entanto, para que a Universidade possa tomar as medidas cabíveis, é necessário que as denúncias sejam formalizadas junto à instituição por meio da Ouvidoria, responsável por receber sugestões, reclamações e denúncias da comunidade acadêmica e encaminhar aos setores competentes.

A Univasf possui algumas comissões instituídas com a finalidade de apurar situações envolvendo possíveis irregularidades cometidas por servidores e discentes da instituição: a Comissão Disciplinar Acadêmica (CDA), para situações relacionadas à conduta dos discentes; a Comissão de Ética, que acompanha a conduta ética dos servidores da instituição; e a Comissão Permanente de Controle Disciplinar (CPCD).

Instituída pela Resolução Conuni 10/2013, a CPCD visa ao cumprimento do disposto nas Leis 8.027/1990 e 8.112/1990 e no Decreto 5.480/2005, e tem a competência para apurar situações envolvendo possíveis irregularidades cometidas por servidores da Univasf.

A CPCD está em plena atividade desde novembro de 2013, já julgou 24 processos administrativo disciplinares e tem dois em tramitação. A conduta acadêmica de docentes em relação a discentes também pode se configurar como desvio ético e não propriamente disciplinar. Nestes casos, a apuração da denúncia é encaminhada à Comissão de Ética, conforme disposto nos Decretos 1.171/1994 e 6.029/2007. As denúncias formalizadas pelos estudantes serão encaminhadas à(s) comissão(ões) competente(s), dependendo de sua natureza.

 

Estudantes da Univasf ameaçam greve após denunciar professores e reitoria se manifesta

  1. Maria Jose Oliveira disse:

    Até que enfim estão tomando providências, há muito, necessárias.Tenho filhos nesta instituição e há muito tempo venho querendo fazer reclamações junto a Univasf mas meus filhos, com medo de represálias por parte dos professores não me deixavam fazer, Mas o abuso vem de muito tempo. Professores relapsos, faltosos, viajam, não dão aulas e ainda reprovam alunos, sem considerar que, em muitos casos, o problema é do próprio professor.

    1. FireWall disse:

      Isso já vem de longe e não é só na UNIVASF e sim também na UPE, ate porque, alguns professores da UNIVASF estudaram na UPE e já aprenderam lá essas manias de tratamento grosseiros

  2. fábio disse:

    Há muito tempo isso vem acontecendo, já houve casos de alunos desistirem de cursos. Só que aconselho procurar a justiça comum, pois na UNIVASF não dá em nada. Esquecem que são servidores públicos e que nós é que pagamos os salários deles.

  3. Jane disse:

    A professora …É a prova de professor ditador. O colegiado fecha os olhos e ignoram as nossas denúncias. Vamos nos juntar ao reitor para formalizar esse fato e esquecer que o colegiado é conivente com eles…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários