O candidato a deputado estadual, Lucas Ramos (PSB), parece outro desde sua primeira entrevista, ainda como pré-candidato, a este Blog. Milhares de quilômetros percorridos e muitos apertos de mãos depois fizeram o candidato ganhar mais musculatura e desenvoltura política.
Finalizando a série de entrevistas com os candidatos da proporcional, Lucas falou dos aliados, das caminhadas e não desviou o olhar nem mesmo quando o colocamos ‘na parede’, pedindo que ele explicasse o apoio do prefeito Julio Lossio (PMDB) à sua candidatura: “Nós não temos este alinhamento com o grupo do prefeito Julio Lossio(…)alguns secretários estão nos apoiando em função do nosso projeto ”, disse ele.
Acompanhem:
Blog – Que apoios o senhor já têm nesta sua caminhada?
Lucas Ramos – Hoje a gente já soma vinte e cinco municípios onde temos palanques formados por prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, presidentes de associações, amigos e familiares. Nós temos exercido esta política de acompanhamento e temos visitado estas comunidades a fim de ter uma presença. Não dava para a gente fazer uma nova política fazendo o que a gente estava acostumado a ver, que era a presença dos candidatos apenas em época de eleição. Então eu me antecipei a isso, busquei exercer esta atividade de acompanhamento desde antes do período de eleição, ainda buscando o nosso credenciamento. E aqui, principalmente no Sertão do nosso Estado, onde temos quase noventa por cento destes apoios consolidados. Temos o apoio do ex-prefeito de Santa Maria Rogério Júnior, da prefeita Eliane Costa e os vereadores. Em Lagoa Grande nós temos o prefeito Dhoni Amorim, temos o presidente da Câmara também marchando junto, temos Afrânio, temos palanques em Orocó, o prefeito de Cabrobó também declarou apoio no município onde nasceu a minha mãe.
Blog – O senhor é do Sertão. A agricultura seria a sua bandeira mais forte?
L.R – Por onde andei eu procurei mostrar que a nossa proposta vai ser para criar mais oportunidades à vida das pessoas. Acabei de sair da faculdade, sou formado em administração de empresas, pós-graduado em comunicação e vivenciei a experiência de ser empresário desde os dezenove anos. Até hoje, já são mais de nove anos atuando no mercado e entendo que as pessoas precisam de oportunidade para trabalhar, desenvolverem e terem uma melhor renda. Então eu entendo que a educação é fundamental para que a gente possa promover essa melhoria na qualidade de vida das pessoas, priorizando os estudantes, a juventude, as pessoas que buscam a qualificação profissional, a capacitação técnica para assim entrarem no mercado de trabalho. Então é a inclusão no mercado de trabalho que a gente vai priorizar. São ações como a ampliação das escolas de referência, ampliação de vagas nas escolas de tempo integral, ampliação de programas como o Proupe. Vamos ajudar Paulo Câmara na interiorização da Universidade de Pernambuco. Mas eu também tenho a responsabilidade de trabalhar pela mulher e pelo homem do campo, sou filho de agricultor, então vivenciei esta dificuldade que é a falta d’água e por isso nós vamos dedicar todos os dias do nosso mandato em busca da universalização do acesso à água. Ampliar o água para todos e firmar convênios para que as famílias tenham melhor condição de vida.
Blog – O seu grupo fez campanha contra o Governo Julio Lossio, mas o prefeito anunciou apoio ao senhor através de seus secretários. As pessoas estranharam isso. O que tem a dizer?
L.R – Nós estamos filiados ao Partido Socialista Brasileiro desde 2005, meu pai já está militando neste grupo há muito mais tempo, desde de 1986 que meu pai milita junto com o nosso ex-governador Miguel Arraes. De lá para cá ele sempre esteve alinhado com a política de Miguel Arraes, e foi neste caminho que teve o prazer de conhecer Eduardo Campos. De lá para cá eles desenvolveram esta parceria que durou até o último dia de vida de Eduardo. E nós temos a defesa do governo de Eduardo Campo, nós vamos defender o legado que Eduardo deixou.
Blog – Sim, mas e a parceria com o prefeito Julio Lossio?
L.R – Eu faço esta linha do tempo para que as pessoas possam entender o posicionamento político meu e de meu pai. Eu tenho esta história com o PSB e hoje sou vice-presidente do partido, então eu tenho muito bem definida a nossa caminhada e as nossas ideologias. O prefeito Julio Lossio e pessoas ligadas a ele têm demonstrado o interesse em fortalecer este grupo. Eu fico feliz porque sei que quanto mais adesões, significa que estamos caminhando por trilhas certas, significa que nosso objetivo está sendo interpretado.
Blog – Mas não era um caminho errado há pouco mais de um ano…
L.R- Julio Lossio fez esta escolha de não apoiar o projeto de Eduardo Campos, seguindo o contrário do que o PMDB buscava. O PMDB indicou o vice Raul Henry, e aqui em Petrolina o PMDB não seguiu esta orientação do partido a nível do Estado e nós temos este compromisso com Paulo Câmara, nós não vamos desviar. Eu defendo a majoritária, eu defendo o nome de Paulo Câmara, de Fernando Bezerra para o senado e defendo também o nome de Marina Silva para ser a nossa presidenta. Nós não temos este alinhamento com o grupo do prefeito Julio Lossio, o grupo do prefeito apoia outros candidatos. A nível de deputado estadual nós temos estas adesões em função do trabalho que estamos desenvolvendo.
Blog – Então podemos entender que não há nenhuma contrapartida neste apoio?
L.R – Não, não tem. Algumas pessoas ligadas ao prefeito, e são alguns secretários, estão nos apoiando em função do nosso projeto. Do que estamos oferecendo para Petrolina, para a região do São Francisco.
Blog – Nestas suas caminhadas o senhor dobra aqui com Fernando Filho, em alguns lugares com Gonzaga Patriota. É isso?
L.R– É isso mesmo, são parcerias com deputados da Frente Popular e que estão alinhados com a nossa política. Você sabe que participei da campanha de Fernando Filho para prefeito em 2012, da mesma forma participei da campanha de Gonzaga em 2008 e nós temos este compromisso com o PSB. Temos um compromisso com as ideologias do ex-governador Eduardo Campos.
Blog – Suas considerações finais.
L.R – Eu acredito que esta nossa caminhada ela representa a nova política. Uma política voltada para o povo para discutir os investimentos que precisam ser feitos ouvindo sempre a comunidade. É uma política de cooperação, de participação popular. Eu acredito que fazer a nova política é estar alinhado com o desejo do povo, e eu represento esta nova política. É fazer a máquina ir em favorecimento das pessoas que ainda não tiveram oportunidade. Vamos entrar na disputa e precisamos convocar esta militância para transformar essa caminhada em voto. Vivemos numa democracia, então eu peço ao povo de Petrolina, do povo sertanejo para que a gente possa fortalecer este projeto de renovação de representação na Assembleia Legislativa de Pernambuco. É tempo de falarmos de mudança.
Falar é muito fácil, principalmente para um jovem cheio de ideias, mas quando chegar no legislativo vai ter uma decepção. A única coisa que cabe ao deputado é apresentar Indicação ou Requerimento e dependendo se é governo ou oposição, aprovar o que o governo manda ou criticar o que o governo manda.
Falou falou e não explicou nada. Mais uma decepção política sem nem ter sido eleito ainda. Já se misturou a gentalha como V..us, banana, Lost e outros.
Mais um em busca da herança familiar! Sou contra, em Petrolina terra dos impossíveis, agente vê até outdors sendo colocado criticando este fato, porém quem critica também quer deixar alguém em seu lugar, seja filho ou mulher, ai vem mais um aventureiro em busca do sonho dourado, com o apoio que você tem se tivesse a intenção de votar em você, esta seria extinta agora.
ACENDE UMA VELA PRA PRA FERNANDO OUTRO PRA TURMA DO CONTRA,JÁ COMEÇOU DANDO PINTA QUE VAI SER MAIS UM DAQUELES QUE VAI FICAR EM CIMA DO MURO ONDE ESTIVER BOM ESTARÁ LA.CUIDADO FERNANDO VOCÊ JÁ SE DECEPCIONOU POR DEMAIS.
eu ia ate voltar em vc mais vc com Lossio perdeu meu voto
Recebeu apoio de lossio? To fora, vou votar em outro.
Sera o Julio Lóssio com medo de fiscalização do pai dele?
será que o pai dele acochou! Tribunal de Contas?
se for que coisa feia…. essa é demais! Tô foraa é demais de feio!dos 2 o pai , o filho candidato! e assim marcha a humanidade…
É único deputado que defende a nova política, e é isso que Petrolina e região precisa. É por esse motivo que nosso voto é seu!
Tou com você meu deputado, parabéns pela coerência, você representa o que há de novo na política! Todos querem te apoiar porque sabem da grandiosidade do seu projeto e do seu caráter que por sinal é bastante diferente desses Coelhos sugadores.
Se eu já tinha 90% de certeza que ia votar em você Lucas agora tenho 100%. Você representa a esperança de um futuro melhor. Que venham mais e mais apoios. Petrolina não é a mesma de 20 anos atrás onde eramos persuadidos a votar em apenas um grupo político (Coelho). Hoje, pessoas novas vieram e com elas novos pensamentos. Meu voto é seu e tenho certeza que não vou me arrepender.
Pois é, o que um pai no Tribunal de Contas não faz …. Haja Prefeito com medo…
Acho que é uma cara nova na política com pensamento antigo. A família toda com cargos públicos, diga de passagem sem concursos. Mas acredito que com um pouco mais de experiência e bom senso pode ser que melhore.