O industrial pernambucano Gustavo Colaço Dias, um dos fundadores da empresa Agro Indústrias do Vale do São Francisco S.A (Agrovale), em Juazeiro, faleceu nesta sexta-feira (5) no Recife.
Nascido em 1926, o empresário se destacou como conhecedor da industria sucroalcooleira brasileira, principalmente nos estados de Pernambuco e Bahia.
À frente da Agrovale, alternou-se entre a presidência executiva da empresa e a presidência do Conselho de Administração. O Blog lamenta a partida deste grande visionário.
Eu vi muito bem a determinação deste empresário para que tudo desse certo com a implantação da Agrovale. Sempre ligado, indagando aos seus diretores o porquê de cada passo, para e em seguida apoiar em tudo o que fosse necessário. Investiu dinheiro, coragem, relacionamento com políticos e muita confiança em seus sócios, principalmente naquele que estava à frente das execuções. Iniciar uma empresa deste porte, quando no Brasil não existia nenhuma experiência com cana de açúcar irrigada, foi um grande desafio. Imagine que ainda hoje é a única usina totalmente irrigada no Brasil. Hoje ela já dispõe de tecnologia própria adaptada às condições locais. Agora a nova geração de sua descendência se esforça para levar adiante este empreendimento em novos tempos. Isto somente foi possível principalmente, porque antes, a serenidade do Sr. Gustavo e o trabalho compulsivo de Carlos Gilberto constituíram uma dobradinha implacável. Sem desconhecer a participação dos demais diretores, tem que ser considerado o destaque destes dois na superação das maiores dificuldades.
Todos que trabalhamos nesta empresa sempre tivemos uma atenção especial ao Sr. Gustavo e lembramos dele com saudade.
Como filho desta região tenho que reconhecer a enorme importância dele para a nossa economia.
Que Deus acolha a sua Alma.
Josival Amorim