Um incidente durante o desfile em comemoração ao Dia da Independência, na manhã deste domingo (7), deixou quatro pessoas feridas em Petrolina.
O fato aconteceu após a exibição do Grupo de Apoio Tático itinerante (Gati), do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Algumas explosões de demonstração foram feitas ao público na Avenida Guararapes, local do desfile, mas os estilhaços das bombas de efeito moral acabaram acertando as quatro pessoas.
Duas delas foram atingidas na perna, uma no braço e outra no olho. O caso mais delicado foi do garoto André Ricardo, que foi atingido no olho direito. Ele foi atendido no local, juntamente com as outras vítimas, mas foi o único – até o momento – encaminhado para o Hospital Universitário (HU).
Segundo o setor de emergência do HU, o garoto foi submetido a um exame de raio X para verificar se terá sequelas na visão. Uma mulher grávida estaria entre as quatro vítimas, mas não sofreu maiores ferimentos. Segundo informações, as bombas eram uma novidade proposta pelo Gati para o desfile deste ano. (Fotos: Edenevaldo Alves)
imagine esse artefato nao mao desses policiais para ser usado contra nos trabalhadores.
Meu sobrinho está melhor está em casa amanhã. ele vai no médico sabre si acomtecer algo no olho
Muito estranho uma coisa dessas: fazer demonstração de bombas. Fatos como esse é que me fazem questionar o real preparo das forças policiais que estão fazendo a nossa segurança. Não conhecer a força do armamento utilizado é algo realmente muito perigoso.
Pra fazer bonito e elevar o nome do coronel do 5º bpm ou do prefeito de Petrolina tem que se treinar muiiiiitooo pra não acontecer imprevistos desagradavéis com pessoas inocentes.
Crime culposo. As vítimas devem procurar a delegacia e registrar o BO. Cabendo ainda uma indenização por parte do Estado. Sendo que o comandante do referito grupo gati da pm deve ser responsabilizado, já que comanda estes subordinados soldados que utilizou este tipo de artefatos sem a orientação de um perito especializado neste tipo de material.
luiz Antônio, fora Gati e leva os bandidos pra tua casa. foi um acidente, vcs deveriam agradecer por tudo oque esses guerreiros fazem para defender a população, mesmo com equipamentos as vezes em mal estado de conservação. muitas vezes essa sociedade é hipócrita e não merece esses bravos soldados arriscarem suas vidas pelas deles.
Polícia como sempre mal preparada! Uma simples demonstração e faz uma dessa! Aí vem falar de “acidente” qdo se trata de pessoas tem que ter treinamento e muito treinamento para não acontecer um ABSURDO DESSES!
Esse deve ser estudante de direito!!!kkkkkkkkkk]
Poderia ter ocorrido algo pior. Fato este que os pms não sabiam o poder de expansão do material que os mesmos utilizaram no desfile. Exemplo disto foi quatro pessoais atingidas, algo pior poderia ter acontecido, pessoas poderiam ter sofrido algo pior.
Agora basta saber quem autorizou estes pms a utilizar este tipo de material e o mais grave ainda, no desfile, aonde compareceu não só adulto, criança e idosos também se encontravam ali.
Alguém tem que ser responsabilizado e a corregedoria da SDS aonde os pms são vinculados devem apurar o caso. A Polícia Civil deve tomar algumas providenciasa respeito do caso.
As coisas não acontecem de propósito, foi um acidente; não houve a intenção de machucar ninguém, então vamos ser cautelosos ao julgar o ocorrido.
com cordo com você joelma
É INCRÍVEL COMO A POPULAÇÃO GOSTA DE FALAR MAL DA POLÍCIA MILITAR, MESMO EM MOMENTOS EM QUE SE QUER APENAS PASSAR ALEGRIA À POPULAÇÃO. ERA BOM QUE ACABASSEM COM ESSE NEGÓCIO DE POLÍCIA MILITAR DESFILAR. COLOCAR OS BANDIDOS PRA IREM NO LUGAR DELES, OU A POLÍCIA CIVIL QUE NUNCA ERRA PRQ NEM DESFILA E NEM TRABALHA, OU A PF, OU A PRF. ISSO FOI UM ACIDENTE E PODERIA ACONTECER COM QUALQUER OUTRO GRUPAMENTO QUE DESFILASSE, E SE NÃO TIVESSE OCORRIDO ESTARIA TODO MUNDO ELOGIANDO E DIZENDO O QUANTO FOI BONITO. SEJAM MAIS HUMANOS E RACIONAIS, A POPULAÇÃO SÓ SABE CRITICAR!
Se você acha que trabalhar é fazer besteira e ser agressivo com a população, realmente a policia civil não trabalha! kkkkkkkkkkkkkkk
policia civil não é agressiva hummmmmmmm. e o caso do posto umburucu que mataram o cara dizendo que eles eram ladroes ,,,,,,, va dizer isto pra mãe que perdeu o seu filho
querido apolicia trabalha sim foi um erro mas queria ver você no luga lugar deles por que vejo eles trabalharem
O caso no desfile do dia 7 de setembro já é fato. Pessoas sofreram lesões e poderia ter sido uma tragédia, mas graças a Deus não foi pior segundo informações do deste site.
Outra coisa, tem que se verificar.
As responsabilidades:
Quem autorizou tal apresentação;
Se o local era adequado para apresentação e;
Se estes policiais tinha treinamento para utilizar os artefatos.
Os responsáveis poderam sim, responder pelo ocorrido, se foi sem intenção ou não, para isto existe o crime culposo quando não a intenção de pratica-lo e doloso quando a intenção.
Como houve vítimas e o artefato se trata de um determinado explosivo, que depende de autorização de um determinado órgão autorizador, deve ser apurado pela PF ou PC, devendo observar a legislação em vigor.
Graças a Deus eu e meu filho estamos bem, mas estou triste por que fui pra me divertir e acabou acontecendo um acidente deste, apesar das dores e do susto não quero culpar ninguém, mas deveriam sim ter estudado mais a fundo o poder do artefato e as possibilidades de machucar alguém.
Não é hipocrisia “Pedro” a população falar o que pensa, pois cada um se coloque no meu lugar e no lugar de cada familiares que sofreram com este acidente, são bravos guerreiros sim por nos defenderem e etc mas eles erraram sim em não ter estudado mas o ambiente, a potencia da bomba e a possibilidade dos fragmentos acertarem alguém como acertou.
Com certeza eles fazem muito pela população. Porém não justifica o que aconteceu com as vitimas, muito menos com a criança. Sejamos coerentes, em um lugar publico e com tanta gente em volta não é seguro fazer esse tipo de demonstração. Penso que quando nos colocamos no lugar do outro é mais fácil falarmos, se fosse filho meu estaria muito mais que preocupada, e buscaria sim os culpados. Afinal de contas foi no olho e poderá trazer sequelas para o futuro da criança.
Pedro esses guerreiros recebem um salário e uma gratificação mensal nos seus contra -cheques mensais por fazerem parte de um grupo tático intinerante e a respeito dos equipamentos e atribuições o comando do 5º bpm é que tem que arcar com as responsábilidades e não os guerreiros.
Veja aqui alguns comentários a respeito do ocorrido neste domingo:
Cezar
7 de setembro de 2014 às 23:15
COLOCAR OS BANDIDOS PRA IREM NO LUGAR DELES, OU A POLÍCIA CIVIL QUE NUNCA ERRA PRQ NEM DESFILA E NEM TRABALHA, OU A PF, OU A PRF.
Observando um trecho do comentário do Cezar, em sua linguagem totalmente deturpada, para justificar um erro gravíssimo por parte do gati, o mesmo se refere ao fato dizendo que seria correto em seu entendimento que “COLOCAR OS BANDIDOS PRA IREM NO LUGAR DELES”. Ao meu entendimento, Cezar quis dizer que a sociedade merece está ao lado de criminosos!! Olha a mentalidade e o teor do comentário postado por está pessoa.
Quero deixar aqui minha opinião entorno das forças policiais.
A sociedade não deve nada as forças policias, são pagos por isto, o cidadão pagas seus impostos e merece o mínimo de segurança por parte destas forças. Todos os policiais ao ingressarem neste tipo de serviço, sabem muito bem os risco que corre no dia a dia. Nós cidadães reconhecemos o bom trabalho realizado pela polícia, mas quando erra, temos que ser responsabilizado pelos nossos atos, a lei deveria ser para todos.
Se observamos novamente em seu texto, ele fala que: “A POLÍCIA CIVIL QUE NUNCA ERRA PRQ NEM DESFILA E NEM TRABALHA, OU A PF, OU A PRF.”
Hoje muitos de nossos cidadãos tem acesso a informação e sabem diferenciar o trabalho de uma Polícia Militar ou a ter de PRF.
Art. 144 – A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I – polícia federal;
II – polícia rodoviária federal;
III – polícia ferroviária federal;
IV – polícias civis;
V – polícias militares e corpos de bombeiros militares.
§ 1º – A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a: (Alterado pela EC-000.019-1998)
I – apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
§ 4º – Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
§ 5º – Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
As polícia militares segunda a própria constituição cabe somente a polícia ostensiva e a preservação. Neste caso vir aqui dizer que a polícia civil não participa de desfile e não trabalho é mais uma ignorância por parte do mesmo. Sendo que trabalho da referida instituição é apurar um fato criminoso e não realizar trabalho ostensivo. Seus agentes não estão ali para realizar trabalhos ostensivos, se fosse assim, não existiriam a pm que tem por finalidade realizar a preservação da ordem na rua.
Quero terminar dizendo a este cidadão Cezar, minha esposa e meus dois filhos não merecem está juntos com bandidos. Quero aqui deixar a minha gratidão aos bons profissionais, tanta da PF, PRF, PC, PM e GM que DEUS ilumine todos nessa luta contra o crime e que a sociedade está do lado de você sim.
Apoiado totalmente. Tem gente que é totalmente contra a policia ignorando seus acertos. Assim como tem gente totalmente totalmente a favor, ignorando seus erros.
Ate que enfim, um cometário sensato!
Parabéns Senhor Carvalho a resposta e a altura a besteira dita por esse acho que PM, pois para falara tanta besteira assim tem que realmente ser uma pessoa de poucos estudo, não acredito em PM,Policia Civil, nenhuma destas organizações chefiadas por políticos, Policia mesmo e a Federal.
Infelizmente o incidente foi um ato “mal planejado” e inadequado para o ambiente, se notarmos bem na foto a mulher esta sendo socorrida na calçada de um posto de “gasolina” localizado próximo a prefeitura e portanto próximo ao local onde o artefato foi detonado. Então pergunto não seria um perigo detonar este artefato em um local publico cercado por pessoas de todas as idades sem prever a abrangência dos estilhaços ou alcance do mesmo? E próximo a um posto de combustível com material altamente inflamável? Como foi comentado por várias pessoas esta faltando treinamento como se demonstra em vários episódios envolvendo policiais e divulgados ultimamente na imprensam que de forma acidental ou proposital se envolvem em incidentes que provocam ferimentos a inocentes.
tudo pode acontece ou não, gente isso não vai da em nada, resolve o que tem de resolve e pronto e passa e para o ano vem tem mais e povo tala.isso e BRASIL
eu era umas das meninas que estava desfilando acho que o prefeito tem que refosa a seguransa a
Sou mãe de André Ricardo, ele foi ferido abaixo do olho esquerdo, muito próximo do olho por sinal, mas, o contrário de muitos, não estou procurando culpados para o ocorrido, foi uma fatalidade, eu deveria estar muito indignada e querendo justiça, mas, NÃO ESTOU, nem estou querendo ganhar uma indenização as custas de meu filho, ou do que lhe aconteceu, pois, graças à Deus ele não teve sequelas e está bem. Poderia ter sido pior? Bem, poderia, mas, NÃO FOI, e acabou, não tem essa de querer hostilizar a PM, pelo ocorrido, sei que existem muitos policiais corruptos, assim como existem muitas pessoas sem caráter em qualquer outro ofício, mas, não são todos, não vamos generalizar, existem sim policiais que querem o bem da população e fazem seu trabalho corretamente, falo isso porque EU CONHEÇO. Tive todo o apoio da PM, em relação ao acidente, mas, graças á Deus não precisei de muito.