O leitor Josival Amorim enviou ao Blog um artigo interessante sobre os dois lados das chuvas na região: A mesma água dos céus que traz alívio e alegria para o homem do sequeiro é a mesma que aflije os fruticultores que investem no cultivo da uva. Confiram:
Agora, quando o sertanejo das áreas de sequeiro “alegram-se pela natureza” os irrigantes sofrem pela mesma razão.
Neste momento as chuvas se constituem em fato duplamente importante. Bom para o sequeiro, mas péssimo para a produção de UVA
Pela tecnologia, a combinação clima, irrigação e solo fazem desta região uma alternativa de produção e renda. Todavia, temos muito que aprender para continuarmos avançando.
A região já contava com uma queda de mais ou menos 30% na produção de uva sem semente, atribuindo-se ao clima (temperatura umidade relativa do ar, pressão atmosférica e etc.). Agora pelo próprio clima (se as chuvas continuarem) a região perderá mais, em torno de 30%. E, assim, poderemos chegar a uma perda total de até 60%.
Os produtores não suportam, principalmente pelos acúmulos dos prejuízos dos anos anteriores.
Sofremos todos, produtores, comércio local e toda massa trabalhadora que depende da principal atividade regional.
Isto tudo não pode ser determinação de Deus. Deus criou um cenário com palco, atores e fatores. Se a peça agrada a uns e desagrada a outros, não se deve responsabilizar a Ele. Pela capacidade dos atores podemos sorrir ou chorar. Afinal ele quer o bem de todos.
É uma atividade importante, mas de alto risco. Ela é imprescindível até como política de governar, mas não se pode permitir que somente os produtores e trabalhadores corram o risco.
Esta atividade precisa de um sistema de seguro, do contrário continuaremos dando dois passos pra frente e três pra trás.
Emfim não é fácil solucionar problema assim. O seguro, somente, também não basta. Precisamos de outras ações de controle da produção e de formação de mercado interno.
Para tudo dependemos de investimento na tecnologia e na formação de mentalidade nova nos produtores, na formação de pessoal, na pesquisa e na formação de mercado interno para que se possa explorar a capacidade que a região tem de produzir fora da janela de exportação.
Bem, eu sei muito pouco para falar sobre as soluções do problema, mas o suficiente para sentir a necessidade de se aprofundarem as discussões.
Ainda nem começõu a chocer direito, daqui a alguns anos não poderá cair uma só gota nessa região.
O SR JOSIVAL TRATA DE UM TEMA SERIO E QUE EM OUTRAS OPORTUNIDADES ALGUNS COMENTARISTAS DO BLOG SE INSINUAM COM BRINCADEIRAS E DESDÉM COMO O ANTERIOR!
EVIDENTEMENTE A AGUA QUE CAI NAO FAZ PARTE DO CONTROLE DA NATUREZA HUMANA, MAS O QUE GOSTARIAMOS DE AFIRMAR É QUE, PARA PETROLINA/JUAZEIRO E REGIAO ISTO SIGNIFICA A QUEBRA DA PRODUÇAO PARA UMA CULTURA QUE DISTRIBUI RECURSOS PARA 4 OU 5 PESSOAS POR HECTARE, EMPREGO DIRETO, SALARIO GARANTIDO COM TODAS AS PRERROGATIVAS DA CLT, FAZ-SE UMA CONTA SIMPLES E SE VE A QUANTIDADE DE GENTE EMPREGADA, OS PRODUTORES NAO SUPORTAM MAIS ASSIMILAR FRUSTRAÇAO DE SAFRA NEM TAMPOUCO TEM APOIO DO GOVERNO, A VERDADE É QUE MUITOS ESTAO DEIXANDO A ATIVIDADE E ABANDONANDO SUAS FAZENDAS!
É simples, colocar mecanismos de cobertura nas plantações para proteger contra chuvas fortes. kkkkkkk!
CONTRA FORÇA DA NATUREZA NADA É PERFEITO.
AGRICULTURA É DE RISCO, POR ISSO DEVERIA TER SUBSIDIO, MAS NO BRASIL É O CONTRARIO.
São muitas as providencias que poderão ser tomadas a longo e médio prazo.
A cobertura funciona para uma pequena chuva, porque se ela segue caindo a água da cobertura termina acumulando muito nas entre linhas, a planta absorve muito e perde a fruta. O sistema de aplicação não é nada prático. A cobertura permanente alem de cara termina criando micro clima no ambiente da planta e gerando outros problemas. Se existisse uma cobertura com acionamento automático para cobrir rapidamente, como se acionando uma chave elétrica a cobertura se estendesse na hora da chuva e se recolhesse depois da chuva. Mesmo assim, com chuva muita não há solução porque termina a agua chegando nos cachos e as bagas racham.
Mais tarde voltarei a comentar este caso
A COLOCAÇAO DE COBERTURA PERMANENTE É VIÁVEL DO PONTO DE VISTA DA SEGURANÇA E DA RAPIDEZ COM QUE SE ABRE E FECHA A COBERTURA, NO CASO DA UVA OUTROS AGRAVANTES PODEM OCORRER SE FOR FECHADA A ÁREA, UMIDADE, VENTILAÇAO, ETC.
O GOVERNO NAO FINANCIA PRA NOS NEM A PRODUÇAO IMAGINE OUTROS EQUIPAMENTOS MAIS CAROS!!
ALGUNS OUTROS MENOS INFORMADOS ACHAM QUE O PRODUTOR SO GANHA! MERA ILUSAO… O RISCO… AS PERDAS… A COMERCIALIZAÇAO E A INSTABILIDADE DE CAMBIO NOS FAZEM MUITO AUDACIOSOS, SO QUEM ESTA NO JOGO ARRISCA… QUEM DE FORA NAO EXPERIMENTA PENSA QUE E MUITO FACIL!!
OUTRA COISA, EMPREGO… NINGUEM QUER EMPREGAR MAIS… VEJAM OS BANCOS… OS SUPERMERCADOS….AS LOJAS… REDUZEM AO MAXIMO AUTOMATIZANDO… NOS TRABALHAMOS COM O ARTESANAL…
É DURO…
O POVO NÃO SABE O QUE QUER SE CHOVE RECLAMAM, E SE NÃO CHOVE RECLAMAM DO MESMO JEITO.
A AGRICULTURA É IGUAL UM JOGO TANTO PODE GANHA COMO PERDE SE NÃO QUER PERDER NÃO PLANTA.
SEM ÁGUA NIMGUÉM PLANTA E NEM COLHER OU PESSAM QUE O RIO NÃO PRECISA DE ÁGUA.
SEM ÁGUA NIMGUÉM VIVE TODO SER VIVO PRECISA DE ÁGUA.
PRINCIPALMENTE O NORDESTINO QUE VIVE PEDIDO A DEUS QUE MANDE CHUVA PRO SERTÃO.
O RESTO É SÓ ILUSÃO SEM CHUVA NINGUÉM VIVE NÃO.
ÁGUA É FONTE DE VIDA.
Quando se perdiam cebola por causa da chuva, não se via tanta choradeira, agora quando eles perdem um pouco, tome choradeira…
Ninguém é contra a chuva. Por favor não confundam.
Depois, tira Deus desta questão, que ele não tem nada a ver com isto. Deus Fez tudo e nós temos que administrar tudo. As aberrações do clima por exemplo são consequencias da intervenção do homem ao longo de sua existencia, deserespeitando a natureza.
Ao São Pedro lá em cima, devo dizer que Ele deveria entender de chuva e não de uva. Quem entende de chuva é São Paulo e lá, apesar de poucos os devotos de São Paulo, chove muito mais. No Nordeste, chove pouco onde se festeja São Pedro,
Britto,
Por favor duas correções:
1 – Os fruticultores não são irrigados. Nós irrigamos a fruteira.
2 – Queira considerar o tradicional Em fim, Juntos. Assim Enfim juntos. Depois lhe conto, pessoalmente, a piada de Jucas Chaves com o Enfim juntos
COMPARA UVA COM CEBOLA, MEU AMIGO VOCÊ NÃO ENTENDE NADA DE PRODUÇÃO.
CEBOLA AGUENTA MAIS DE MÊS DE CHUVA, UVA NÃO.
A culpa foi de Serra que veio fazer essa visita se apresentando como amigo dos nordestinos. Tome chuva.
Os produtores que me perdoem, mas por mim caia um diluvio nessa cidade quente!
É VERDADE AS UVAS NÃO AGUENTAM CHUVA, MAS PARA PARAR A CHUVA SO DEUS INTERFERINDO rsrsrsrsrsrs, EM PETROLINA OS PRODUTORES FICAM SE PRENDENDO APENAS PLANTAR UVA, MANGA,CEBOLA E ALGUMAS FRUTAS , EU NÃO ENETNDO TANTOS TÉCNICOS AGRICOLAS , ENGENHEIRO AGRONOMO E MESTRADOS PRA QUE? SO PARA ENSINAR PLANTAR AS FRUTAS CITADAS, SERÁ QUE NINGUEM PERCEBEU QUE AQUI TEM CONDIÇÕES DE PLANTAR OUTRAS FRUTAS E ATÉ PELO INCRIVEL QUE PAREÇA ” SOJA ” ISSO MESMO, IRRIGADA E VALE DEZ VEZES MAIS DO QUE UVA E MANGA E É TODO EXPORTADA , O TERRENO TEM TODAS CONDIÇÕES PARA O PLANTIO E SE CHOVER NÃO VAI PREJUDICAR EM NADA A PLANTAÇÃO PELO CONTRÁRIO VAI MELHORAR, A SOJA SO TEM UM PONTO FRACO NÃO DAR MUITO EMPREGOS PORQUE SUA COLHETA É FEITA POR MÁQUINAS COLHEITADEIRAS E UM TRATOR CAÇAMBA AO LADO , ABRAM OS OLHOS PRODUTORES MAIS INFORMAÇÕES EM BARREIRAS-BA.
Meu caro Ricardo Freire,
Produção irrigada tem um custo muito alto. Soja, fejão milho e outras não cobrem os custos com irrigação. A soja é uma cultura que exige grandes áreas. É uma cultura de economia de escala. Ela é praticada em grandes áreas, para ser altamente mecanizada. Se esta cultura fosse feita manualmente não seria econômica nem nas áreas de boa pluviosidade, quanto mais se dependendesse da irrigação.
A realidade agrícola Brasileira seria melhor se o governo fizesse um belo dum planejamento agícola, compatibilizando melhor a oferta e a procura dos produtos agrícolas, dando-se um tratamento especial de financiamento e seguro agícola e priorizando o cultivo de cada cultura de acordo com a aptidão de cada região. Mesmo assim, tudo teria que ocorrer num sistema de absoluto controle, pra turma não fazer uso do poder na transformação das facilidades em privilégios e desvios de recursos. Com certeza, se houvesse este planejamento. esta região se destinaria para fruticultura e para produção de outras culturas menos nobres , mas de primeira necessidade, como um pulmão para evitar importar quando, por infortúnio qualquer, haja frustração de produção em áreas onde estas culturas são produzidas somente com o concurso das chuvas. Mesmo assim em muitos casos seria mais econômico importar do que bancar os riscos das áreas irrigadas.
A questão é muito complexa e envolve interesses vários e antagônicos. Trata-se de uma discussão muito interessante e exige conhecimentos e experiência que eu não tenho, mas que outras pessoas e instituições têm. O mais difícil seria conciliar interesses políticos e encontrar uma liderança que assumisse promover a discussão de tudo até a elaboração e implantação de um projeto realmente transformador.
Prefiro a chuva ! As uvas são caras e eu não posso comprar.
E mesmo que voce tenha dinheiro, vai ter que ir pra Europa/EUA pra comprar! Aqui so fica o refugo.
É verdade …. as uvas são caras e aqui só fica o refugo mesmo…… mas para produzir as tão caras uvas é preciso comprar insumos e dar emprego a milhares de pessoas que aqui moram e outras tantas que vem aqui em busca de emprego que está faltando em todo país. É aqui que o dinheiro do produtor rural e dos oustros tantos que ele emprega fica sustentando a economia, o comercio e indiretamente até esses alienados que ficam falando o que não sabe. Esses cretinos se esquecem que graças a agricultura irrigada é que provalvelmente eles vinheram parar por aqui. Petrolina sem agricultura irrigada seria provavelmente igual a Afranio ou Dormentes que uma nota de 100 reais roda a cidade inteira e ninguem troca, a não ser o prefeito…
VALEU MACACO VOCÊ ESTA CERTO. MUITOS ESTÃO CUSPINDO NO PRATO QUE COME.
Macaco botô pa lasca.
Macaco, mandou bem!!!
por enquanto quem produz se preocupa com seguros agricolas, daqui a pouco serao os trabalhadores rurais!!
a coisa ta feia
É POR ESSES E OUTROS MOTIVOS QUE O HOMEM É CASTIGADO QUER TIRA DEUS E COLOCAR SÃO PEDRO OU SÃO PAULO COMO MANDA CHUVA. E ESQUEÇE QUE DEUS EXISTE E SÓ ELE TEM O CONTROLE DE TODAS AS COISAS.
PEDRO E PAULO NÃOTEM CONTROLE DE NADA ELES NEM FALAM, NÃO VER, NÃO OUVI, E NEN ANDA ETC. VÃO LER A BIBLIA ESTÁ ESCRITO LÁ EM (SALMOS. 115 . 1-18).
E NÃO SÓ EM SALMOS EM OUTROS VERCICULOS DA BIBLIA VC VAI VER. ADORA IMAGEM É PECADO E FALA TANTA BESTEIRAS É MAIS AINDA NEM SÓ DE UVA E DE PÃO VIVEM O HOMEM SE ALIMENTEM TAMBÉM DA PALAVRA DE DEUS
A Bíblia é um conjunto de livros que exige um bom nível de escolaridade para interpretá-la, entendendo-a em cada época da vida humana. A falta de nível de escolaridade às vezes é pior do que o próprio analfabetismo. Interpretar erradamente qualquer texto é mais danoso do que desconhecê-lo.
Por esta razão, eu fico assim pensando, como uma pessoa que fala por intuição e escreve seu idioma tão mal, pode está habilitado a ler a Bíblia se ele não sabe fazer uma análise de texto?
Sei não, viu?..
QUanto mais iguinorante a pessoa for, mais sua biblia vai feder a suvaco!
Exato
Deus quer castigar o povo do sertao, q quase nao sofre. tá na biblia!!
Deus não castiga ninguém, porque ele é somente amor. Ele criou todo no universo e deixou que tudo acontecesse seguindo as leis da ciência natural. Quais sejam: a biologia, a química e a física. As demais como matemática, geografia, história, informática e etc, estas,o Homem teve que criar para se aprofundar nas que Deus deixou. O Homem mexe aqui e ali e termina provocando reações da natureza que quase sempre se constitui numa vingança. Por esta razão é que diz o grande filósofo, pensador e radialista Carlos Augusto Amariz Gomes: “A Natureza não sabe se defender, mas sabe se vingar”.
Pessoal na verdade se ficarmos discutirmos so vai levar a opinioes que nao edificam. Quem um dia nao ouviu falar dos sinais, o fim do mundo, a segunda vinda de Jesus, as coisas estao acontecendo, temos que urgentemente nos arrepender dos nossos pecados, e aceitar o nosso Senhor Jesus como unico e suficiente salvador. Um abraço em Cristo Jesus.