Depois do vazamento das provas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano ficou marcado por transtornos para instituições e estudantes e, em alguns casos, até prejuízo financeiro. Mas também vai deixar um seleto grupo de universidades federais com mais dinheiro em caixa.
As 14 instituições de ensino superior que seguiram à risca as determinações do Ministério da Educação (MEC), transformando o exame na principal forma de avaliação, vão embolsar a maior parte dos R$ 200 milhões a mais previstos para o Orçamento 2010. A Univasf foi a instituição do Nordeste que mais recebeu recursos.
Os recursos são para a assistência estudantil e estão previstos na proposta orçamentária da União encaminhada em agosto pelo governo ao Congresso Nacional. A verba prevista para 2010 e que será repassada para a área praticamente dobrou em relação a 2009, atingindo R$ 400 milhões. Os reajustes foram concedidos a todas as universidades e Ifets. Porém, aquelas que cederam aos apelos do ministro da Educação, Fernando Haddad, conseguiram índices mais altos.
No Nordeste, três das quatro universidades que aderiram ao Enem tiveram aumento acima desse percentual. O maior índice foi nas contas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que tem unidades em Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e São Raimundo Nonato (PI). O aumento nos cofres foi de 594%.
Amigo Carlos Brito.
Lamento que a jovem Univas tenha feito essa apressada opção pelo enem. Agora, depois da sua matéria, entendi o porque dessa opção. Os 400 milhões de reais falaram mais alto que os apelos dos estudantes da região do Vale do São Francisco, que preferiam o vestibular convencional, pelo menos até 2012.
A região do Vale do São Francisco vinha partipando, a cada ano, com um maior número de alunos nas vagas oferecids pela Univasf, agora, com o enem, com certeza vai perder muitas cadeiras nos cursoso dessa importante Universidade, criada para assistir aos estudantes do Vale.
Lamento.
GONZAGA PATRIOTA
A Univasf conta ainda com um campus em Senhor do Bonfim que está em construção; as aulas estão sendo ministradas provisoriamente em salas emprestadas de instituições da cidade.
Esse aumento na assitência diminui a evasão de alunos, que mesmo não pagando nenhum centavo para estudar na Univasf, não conseguem se manter. O Enem não só democratizou a entrada, como também a permanência de todos, dando bolsas àqueles que mais necessitam.
O número de alunos cresciam porque os cursos, em sua maioria, não tinham formado turma e atingido a quantidade de turmas total de cada um. Crescia o número de alunos e o número de desistentes.
*O número de alunos crescia
O nome disso é suborno. Agora entendemos por que o reitor ficou tão pianinho e obediente. uma lástima esse homem.
Universidade Federal é para atender quem tem maior capacidade acadêmica e financeira de estar dentro de uma universidade. Será se o medo de Gonzaguinha é que os “seus protegidos” não tenham capacidade técnica suficiente para alcançam uma pontuação que lhes garanta uma vaga na Univasf??? Mas fique calmo, existem faculdades particulares. Condição financeira não lhe falta para bancar sua prole na faculdade!!!
Prezado Carlos Britto,
Nessa próxima semana, especificamente nos dias 15 e 16 de outubro, o Deputado GONZAGA PATRIOTA participará juntamente com o Presidente LULA, de várias visitas a municípios do sertão pernambucano.
Pela programação, no dia 15 a comitiva oficial vai visitar os canteiros de obras da tomada d’água do Eixo Leste no município de Floresta. No mesmo dia, às 16:00 horas, a comitiva participará da cerimônia alusiva à visita às obras do Eixo Leste, exposição dos projetos básicos ambientais pelo Ministério da Integração e visita aos trabalhos noturnos das perfuratrizes nos municípios de Sertânia e Custódia.
No dia 16, sexta-feira, a comitiva oficial visitará os canteiros de obras na tomada d’água do Eixo Norte e participará de uma cerimônia alusiva à visita às obras do Eixo Norte em Cabrobó, às 11:00 horas da manhã.À tarde, às 14:30 horas, a comitiva oficial fará uma visita à Vila Produtiva Rural Junco e participará de mais uma cerimônia no município de Salgueiro.
Como Parlamentar majoritário nos municípios do sertão pernambucano, Patriota foi convidado pelo Presidente LULA para compor a comitiva, nesses importantes eventos. Para Patriota essa é uma oportunidade única do povo sertanejo constatar o cumprimento das ações da transposição pelo Governo Federal.
Saudações a todos!!!!
Só podia ser dinheiro e esse reitor ja vem com ficha suja la
do Espirito Santo.
Vamos ficar de olho
Os estudantes são massa de manobra e babacas
A coisa é muito mais alta que pensamos
Toma bando de otários
O enem ja era está desmoralizado
E ninguem tem culpa
É o país da corrupção
Que vergonha