O Sesc Petrolina encerrará neste final de semana a programação da 6ª Mostra de Música Leão do Norte com uma série de apresentações, oficinas, exposição, intervenções musicais e um grande encontro de cultura popular.
O leque de opções gratuitas abre-se às 9h desta sexta-feira (19), na Sala de Música do Sesc, com a oficina “Vozes em Conjunto”, na qual o professor Sueldo Fernandes trata a voz em formações, estilos e estéticas diversas e suas combinações, com embasamento teórico e experimentação prática.
Às 20h, o Teatro Dona Amélia recebe os violeiros instrumentistas pernambucanos Eduardo Buarque e Rodrigo Veras, apresentando um repertório que mescla diversas culturas expressivas da região. Completando a agenda de sexta, a partir das 21h30 “As Noites Brasileiras” – uma das novidades desta edição, que propõe um diálogo entre grupos locais e de outras cidades – leva ao Espaço Alternativo do Sesc o grupo do Recife (PE), Cena Vocal, e a cantora petrolinense Camila Yasmim.
Sábado
No sábado (20), a programação começa com a oficina Vozes em Conjunto, das 9h às 13h, e à noite continua com as apresentações no Teatro Dona Amélia. Às 20h, o público poderá conferir um verdadeiro passeio pela música nordestina e a cultura musical da Península Ibérica, através dos violões do grupo Sertão Ibérico. Na sequência, a Philarmonica 21 de Setembro, fundada em 1910 em Petrolina, vai executar obras de Tonhé Dantas. A proposta Noites Brasileiras completa o programa convidando para o Espaço Alternativo, a partir das 21h30, o grupo Cena Vocal e a cantora Joyce Guirra, com o espetáculo “Afrobrasilidades”.
Domingo
Na programação do domingo (21), o aniversário de 119 anos de Petrolina será lembrado a partir das 10h com uma intervenção musical no Centro da cidade. O repertorio do grupo Cena Vocal promete arranjos diferenciados para obras de compositores e interpretes consagrados. E das 15h às 19h, as atenções se voltam para a Ilha do Massangano.
Encerrando a 6ª Mostra de Música Leão do Norte, o Projeto “Conversa de Comadre” apresenta as mestras da tradição oral – Dona Glorinha, Dona Selma do Coco, Aurinha do Coco, Irmãs Baracho, Lia de Itamaracá e Dona Amélia do Samba de Véio da Ilha do Massangano. Um grande encontro da cultura popular que culmina com a exibição de um vídeo sobre o projeto. (Fonte/foto: CLAS Comunicação)