A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (COOPERFITZ) agora conta com espaço adequado para a separação dos resíduos sólidos recicláveis. O galpão possui 100 metros quadrados e está localizado no Distrito Industrial de Juazeiro. A prefeitura, além de ceder o novo espaço, colocou à disposição um caminhão para auxiliar no trabalho dos cooperados.
Os equipamentos para a realização da coleta, como prensa, balança, carrinhos de coleta, esteira, elevador de carga, e todo material de escritório foram conquistados através de um convênio firmado pelo Instituto de Inclusão Social e de Desenvolvimento Econômico, Cultural e Ambiental (IDEA) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre).
Os principais parceiros e fornecedores de materiais recicláveis da Cooperativa são a UPA, Banco do Brasil e Sesi, além de empresas privadas. Os catadores também recolhem materiais nas ruas, pontos comerciais e durante festas na cidade, a exemplo do Carnaval e São João dos bairros. Os materiais recolhidos pela Cooperativa são papel, plástico, ferro, cobre e alumínio.
A COOPERFITIZ é uma organização não governamental que tem como objetivo executar serviços de triagem, beneficiamento, armazenamento e comercialização de resíduos recicláveis, como também contribuir com a limpeza urbana e com o meio ambiente. O representante da cooperativa, Raimundo Francisco da Silva, agradeceu o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp).
“Esperamos por isso há anos e hoje estamos vendo um dos nossos sonhos sendo realizados. Neste novo lugar poderemos atrair novos cooperados, pois isso fortalecerá ainda mais a organização na luta pelas mudanças que desejamos conquistar”, contou Raimundo. (Fotos/divulgação)
oi bom dia meu nome e ABRAÃO,faço curso técnico de cooperativismo,tem uma atividade que sera feita sobre cooperativas e como elas beneficiam a população de juazeiro,eu gostaria de saber se tem alguém que poderia fazer uma entrevista,e tirar fotos da cooperativa,para mostrar como e seu funcionamento