A Câmara Consultiva Regional do Alto do São Francisco – vinculada ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) – divulgou ontem (30/9) um documento propondo medidas emergenciais que possam atender a toda a bacia.
Entre as recomendações está a retomada da Carta de Petrolina, de 2011, na qual o Comitê sugeriu uma série de medidas para recuperação hidroambiental do São Francisco e a instalação imediata do Comitê Gestor da Revitalização, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).
O documento foi validado pelo colegiado em reunião realizada em Belo Horizonte (MG). Ele será encaminhado imediatamente às seguintes instituições: Agência Nacional de Águas (ANA); Operador Nacional do Sistema; Ministério da Integração Nacional; Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); Ministério Público Federal (MPF); Instituto Mineiro de Gestão das Águas; e Promotoria de Justiça da Bacia do São Francisco (Caoma).
A preocupação do CBHSF é com a rigorosa estiagem que atinge, sobretudo, o estado de Minas. A equipe chegou a visitar no último final de semana a Serra da Canastra, onde começa o Rio São Francisco, e constatou a seca inédita em sua nascente.
acho que não precisa enviar documentos,pra lugar nem um,pois todas as autoridades,já sabem o que fazer a mais de 1000 anos,o que precisa é deixarem de roubar o dinheiro e tomarem vergonha na cara,simples.
concordo jovem!