Três homens foram presos na noite de ontem (22) próximo ao município de Paudalho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), acusados de traficar 381 quilos de maconha, na maior apreensão feita pela Polícia Federal (PF) em Pernambuco neste ano. Aristides Moreira da Silva Neto, 34 anos, Xarliston Istoeston Firmino de Andrade, 30 anos e Carlos Eduardo Gomes Daltro, 27, foram autuados em flagrante, e no momento da prisão, os dois últimos foram baleados.
A PF descobriu que um suspeito iria fazer uma entrega da droga, e montou equipes nos caminhos que dão acesso à cidade. Ao ver uma caminhonete estacionada em um posto de gasolina, os federais se aproximaram e constataram que a placa do veículo era de Caruaru, Agreste do Estado, mas que o motorista tinha sotaque típico de pessoas da região centro-oeste. Quando a polícia abordou Aristides, ele disse que era de Goiânia (GO), mas não soube dizer porque tinha vindo a Pernambuco.
Foi feita uma busca no Ford F350 e a PF encontrou um compartimento falso na carroceira, em que estavam vários tabletes prensados de maconha com fita adesiva, cujo peso bruto foi de 387 quilos. Quando realizavam a apreensão, o telefone de Aristides tocou e a polícia desconfiou que seria o receptor da droga ligando. Os federais se posicionaram novamente e viram quando Xarliston e Carlos chegaram em uma moto. Ao perceber que seriam abordados, os dois tentaram fugir.
A polícia atirou nos pneus da motocicleta para tentar fazê-los parar. Um dos tiros atingiu uma das pernas do carona da moto, que acabou caindo, e foi preso por uma das equipes. Os PFs encontraram o terceiro suspeito deitado na pista alguns metros depois, também baleado. Carlos foi socorrido para o Hospital da Restauração, onde se recupera de uma cirurgia de reconstrução de uma artéria da perna, em estado estável.
Esta é a 27ª apreensão de drogas feita pela PF em 2014 em Pernambuco. Já foram tirados de circulação 139,4 quilos de pasta base de cocaína, 11,8 quilos de crack, 4.900 quilos de maconha, 5,8 quilos de haxixe, 43 quilos de cocaína pura, 9 mil comprimidos de Artane, com 31 pessoas presas e um menor apreendido por envolvimento com o tráfico. (fonte: Ne10)