O projeto Jam no João, que desde abril deste ano promove todas as quintas-feiras jam sessions de música instrumental, acaba de completar 25 apresentações. O encerramento desta 1ª temporada será hoje (30), a partir das 19h, no foyer do Centro de Cultura João Gilberto, localizado na Rua José Pititinga, bairro Santo Antonio em Juazeiro. A entrada é gratuita.
Da estreia até hoje, o projeto promoveu diversas atividades simultâneas como o Jam no João Multiarte, que adicionou aos encontros vivências de literatura e dança, e o Balaio da Jam, onde o público foi convidado a trazer livros e levar outros para ler em casa.
Já passaram pelo palco do Jam muitos grupos e músicos nacionais e regionais como Juazzêra 4, Camerata Matingueiros, Iago Guimarães, Silas Souza, Marcos Brasil, Pablo Rodrigues, Daniel Itabaiana, Paulo Soares, Aislan Santos, Guiga Rios, Fernando Nunes, Rildon Alves, Jhon Oliveira e tantas outras ilustres figuras, que entraram no espírito do Jam no João e chegaram para improvisar o som, de forma livre e descontraída.
O projeto tem o apoio do Governo da Bahia, Secult e Fundação Cultural do Estado da Bahia através do Edital Setorial de Música 2013 com a produção musical de Cristiano Lima e executiva de Celso de Carvalho.
As noites musicais foram lideradas por uma Banda Base formada por oito músicos. São eles Celso de Carvalho (flauta), Celso José (bateria), Edésio César (guitarra), Elianderson Coelho (baixo), Levi Carvalho (violão), Robertson Ferraz (sax), Soneca Martins (teclados), Wagner Miranda (percussão). O Jam no João retorna para a 2ª temporada em fevereiro de 2015. (Com a colaboração e foto da jornalista Nathália Beserra)