Cumprindo agenda em Petrolina, o senador eleito Fernando Bezerra Coelho (PSB) disse não acreditar nas previsões mais pessimistas sobre o fim do Rio São Francisco.
A declaração foi dada na manhã desta quarta-feira (12) ao programa ‘Manhã no Vale’, da Rádio Jornal, com Carlos Britto. O senador foi ainda mais longe: afirmou que a situação dramática de seca, vivenciada atualmente pelo Rio da Unidade Nacional (como também é conhecido o São Francisco) deve-se a “barbeiragens” dos operadores dos sistemas hidrelétricos em Paulo Afonso (BA) e Três Marias (MG).
Fernando Bezerra enfatizou que, embora o momento seja delicado, o período chuvoso – aliado aos investimentos do governo federal em prol do rio – deverá reverter o quadro.
Sobre o projeto de interligação das águas do Rio Tocantins com as do São Francisco, FBC avaliou que não irá resolver o problema de imediato por se tratar de uma obra de médio para longo prazo, com duração de pelo menos 15 anos.
Quem acreditava em São Paulo ser abestecido por carros pipas? É preciso ver para crer? Existe uma necessidade clara e urgente de cuidar do Rio São Francisco e do nosso meio ambiente.Petrolina (governantes) tem uma mentalidade muito atrasada no que se refere a isso.Podemos notar uma cidade pouco arborizada e sem nenhuma preocupação ambiental por parte dos governantes e da população.
Que Barbeiragem Senador. Votei no Sr e espero que não decepcione, como decepcionou nesse blog. Sobradinho esta abaixo do volume de segurança de 25% (http://arquivos.ana.gov.br/saladesituacao/ReducaoTemporaria/NT0009_2014.pdf)
O que o senador propõe alem de rezar pra São Pedro?
O reflorestamento da bacia é uma obra incerta, de duração de mais de 10 anos.
A interligação com o Tocantins é a primeira opção. Que o Sr apresente os numeros dessa obra, pois todos sabem que é uma obra relativamente simples.
Desculpe, mas o Sr não é do PT pra esconder a real situação do Rio.
Pisou feio na bola e nos que esperam do Sr algo alem de rezar para São Pedro.
Sr. Cícero, se o senador Fernando Bezerra argumentou, é porque ele tem base para isso. Ele não é o tipo de pessoa que joga palavras ao vento, ele estuda primeiro antes de falar. Não é como a maioria das pessoas que falam o que os outros falam e não fazem nada.
Se as pessoas puderem e tiverem a capacidade de tirar os antolhos, aprender a pesquisar as notícias, com certeza verá que apesar dos pesares há investimentos do Governo sim. Vamos deixar de partidarismos, o Brasil não precisa de partidarismos barato, precisa de pessoas que arregacem as mangas e trabalhem, sem os antolhos, claro.
Maria, FBC foi ministro da integração nacional que é quem chefia os supostos trabalhos de revitalização do rio e ele não fez sequer uma dragagem para retirar areia do rio, o que ele fará como senador? pelo que eu saiba um ministro tem mais poder para fazer do que como senador, ele estava com a faca e o queijo na mão e nada fez! veja a orla da nossa cidade, está feia, cheia de baronesas e fede a esgoto!
Entendi pelas palavras do senador, que votei nele, que a unica solução é rezarmos pra São Pedro. Não tem propostas, alem de dilapidar o Rio, com obras como a transposição.
Acompanhem os dados do Lago de Sobradinho no endereço http://www.chesf.gov.br/portal/page/portal/chesf_portal/paginas/sistema_chesf/sistema_chesf_bacias/conteiner_bacias
Em 11/11 o volume util de Sobradinho é de 18,2%. O próximo passo dos políticos é que façamos a dança da chuva.
Cicero Lopes, depois de dezenas de comentário no qual realizei em TODOS os assuntos abordado nesse blog quanto ao nosso rio, concordo plenamente com você!
Nosso senador eleito com meu voto, pisou feio na bola! Na condição de ex ministro da integração, senador eleito e filho da terra, esperava que o mesmo ao se portar a esse assunto enumerasse uma serie de medidas incluindo reconhecer que a transposição do rio antes da revitalização não foi coerente com a realidade. e não transferir um problema grave como esse a gestão de duas hidrelétricas e usar esse verbo “deverá” como solução.
Sr FBC, conforme enumerei vários comentários esperamos muito do senhor. Sabemos que não foi eleito governador e nem presidente para resolver as coisas de forma direta, mas na condição de senador (Eleito) o senhor e responsável por gritar em alto e bom tom que precisamos fazer o dever de casa para reverter esse quadro… e que quando chegar ao senado em Janeiro de 2015 essas será uma de suas prioridades..
Espero que até lá o senhor reverta essa colocação, assim como crie atitudes praticas para iniciamos um processo que já devia ter sido criado a anos…
A sociedade, principalmente as que depende desse rio como sobrevivência, espera muito mais e vai ficar na expectativa da inversão de sua postura quanto a esse assunto.
Estaremos acompanhando…
Se hj estamos correndo o risco de sofrer com a seca só tem um único barbeiro nisso que é o próprio FBC pois a pouco tempo foi Ministro da Integração e ficou por 2 anos e o que foi que ele fez?
A transposição ele concluiu?
Ele fez algo para revitalizar o velho Chico?
Afinal de conta o que foi que ele fez de bom para o povo?
Sera que seca surgiu do nada ou não era algo que já vinha se desenhando a 2 ou 3 anos atrás?
Rezar para são pedro chega a parecer uma piada ouvir isso de um senador! Este homem já foi ministro da integração nacional, não fez sequer uma dragagem no rio para pelo menos diminuir os bancos de areia! E olhe que como ministro ele tinha mais poder para fazer que como senador! Fazer interligações entre o rio tocantins além de dispendioso é ambientalmente incorreto! O são francisco e o tocantins são biomas diferentes que possuem fauna e flora diferentes. Espécies invasoras podem ser transportadas pelos canais e podem gerar grandes danos às espécies nativas do são francisco!
O nobre Senador pode até ter estudado o assunto abordado em entrevista, porém não acredito que o pessoal que opera os sistemas citados por ele, são os únicos, ou os principais responsáveis pela situação alarmante do Rio São Francisco.
Lembro-me, do rio nas décadas de 80 e 90, era outro rio, dava gosto ir ao antigo Panorâmico e apreciar a beleza daquelas águas.
O que vemos hoje é degradação pura do Velho Chico, do esgoto produzido pelas cidades de Petrolina e Juazeiro uma sua grande parte dele é despejado in natura no seu leito, as suas margens foram desmatadas para dar espaço as grandes chácaras e estacionamento das belas embarcações, com isso o assoreamento é inevitável. A proliferação de plantas de água suja é uma realidade, aí eu pergunto: O que tem haver esses problemas que acabei de citar, com os operadores dos sistemas hidrelétricos de Paulo Afonso e Três Marias?
AINDA QUEREM TIRAR VOTO DO POVO FALANDO DE UM RIO QUE TODOS SABEM QUE ESTÁ DEFINHANDO SEM NENHUM PROJETO DE REVITALIZAÇÃO?? ACORDA MEU POVO.QUERO SABER DE AÇÕES. QUAIS SERÃO?