HRJ, HDM e UPAE de Petrolina implantaram o Núcleo de Gerência de Risco

por Carlos Britto // 25 de novembro de 2014 às 20:30

Hospital regional de JuazeiroPara orientar condutas procedimentos e recursos na avaliação de riscos e eventos adversos, os hospitais Regional de Juazeiro, Dom Malan e a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina (PE), geridos pelo IMIP, implantaram o Núcleo de Gerência de Risco. O núcleo também pretende melhorar a assistência prestada aos pacientes.

No HRJ, o núcleo é formado por uma enfermeira exclusiva e 10 representantes de cada área do hospital. Ao todo já foram capacitados 340 profissionais desde sua implantação. Segundo a enfermeira, Leila Landim, gerente do núcleo, todas as ações visam garantir uma equipe atuante na tomada de decisões relativas aos riscos.

“Este núcleo foi instituído para desenvolver planos de segurança para os pacientes, vamos orientar e fiscalizar ações que minimize ou sane falhas na assistência, partindo da identificação correta do paciente, à higienização adequada das mãos, atenção na hora de prescrever e administrar medicamentos, até a prevenção de quedas, prevenção de úlceras por pressão, entre outros”, destacou.

Segundo Leila, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou  um sistema de notificação de eventos adversos para quer as unidades que implantaram os núcleos possa registrar a rotina para reforçar as boas práticas de funcionamento dos serviços de saúde. (fonte: Ascom Imip)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários