A biblioteca pública municipal Francisco Augusto em Salgueiro, no Sertão Central, está entre os contemplados com o Prêmio de Boas Práticas do Ministério da Cultura, por conta do Projeto ‘Passeio Cultural – A biblioteca na Minha Rua’, criado pela prefeitura através da Secretaria de Cultura e Esportes.
A premiação é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB). O resultado foi publicado na última semana de novembro, no Diário Oficial da União (DOU).
Um dos objetivos do edital é conceder prêmios para cerca de 50 iniciativas reconhecidas como boas práticas, ou inovadoras, que vêm sendo aplicados em bibliotecas públicas, municipais e estaduais, a fim de promover ações sem andamento voltadas para a qualificação dos serviços oferecidos e a sustentabilidade desses equipamentos culturais.
O valor do prêmio é de R$ 32 mil para cada iniciativa selecionada. Em Pernambuco, foram premiadas a Biblioteca Francisco Augusto, sob a coordenação de Nivaneide da Silva Costa, e a Biblioteca Pública Estadual de Pernambuco, com o projeto ‘Caixa Estante’.
De acordo com Nivaneide, o projeto Passeio Cultural extrapola os limites do espaço da biblioteca e vai até os bairros da cidade promovendo a leitura e itinerante com as atividades realizadas como contação de histórias, empréstimo de livros, cineclube, teatro de fantoches, pintura de desenhos, oficina de produção literária e oficina de encadernação de livro no formato cartoneiro. (foto: Ascom PMS/divulgação)