Referência na assistência à gravidez de alto risco, o Hospital Dom Malan (HDM) participa de um estudo multicêntrico conduzido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no qual o principal objetivo é avaliar fatores de risco para parto prematuro acompanhando as pacientes, através de intervenções médicas que podem reduzir os riscos do nascimento de bebês antes do tempo.
O projeto promovido através da Unicamp no HDM será realizado através da comparação de diagnósticos em gestantes que não têm risco de gravidez prematura com as que têm essa probabilidade. “Teremos um protocolo específico para as gestantes que não têm fator de risco para parto prematuro e daquelas que tem o fator de risco. O grupo identificado como de risco poderá receber a intervenção médica, através de medicamentos ou de dispositivo que tem como objetivo reduzir a chance do parto antes do tempo. O estudo encerrará 10 semanas após o parto“, explica o superintendente do HDM, Marcelo Marques, que é representante da unidade no projeto.
Ao todo foram escolhidos para participar do programa 15 representantes de centros que são referência na área materno-infantil em todo o país.
De acordo com o médico, o projeto pode influenciar positivamente na assistência prestada pelo Dom Malan. “Temos a expectativa de que o projeto possa beneficiar gestantes assistidas no HDM e de toda região. Caso a pesquisa aponte benefícios importantes das intervenções, poderemos ter um grande avanço na assistência a gestantes de risco para prematuridade. Essa pesquisa é um grande passo área de ensino e pesquisa da Unidade de Saúde, colocando o hospital dentro de uma rede nacional de pesquisa em saúde materno-infantil”, finaliza Marques. (fonte/foto: Ascom HDM)