O aumento do números de cesarianas nem sempre representa uma escolha da gestante e isso está preocupando especialistas. De acordo com o superintende do Hospital Dom Malan (HDM/Imip), Marcelo Marques (que é obstetra), muitos médicos incentivam o parto cirúrgico para lucrar com o procedimento.
Segundo Marques, dados oficiais mostram que a taxa de cesarianas na rede privada é de cerca de 85%, enquanto no Sistema Único de Saúde (SUS) o número e bem menor: cerca de 35%. Ele alerta para os riscos da cirurgia e orienta as futuras mães e se informarem antes de optarem pelo tipo de parto.
“O risco da cesariana é muito superior ao do parto normal. Há a questão da anestesia, de infecções, coisa que não acontece no normal. Isso precisa ser pensado com muita reflexão e com muito carinho”, disse em entrevista a Carlos Britto no programa ‘Manhã no Vale’ desta sexta-feira (19).
O obstetra também admitiu que, muitas vezes, alguns médicos incentivam o parto tipo cesariana para lucrar com o procedimento cirúrgico. “Infelizmente existe uma realidade hostil e alguns planos de saúde não enxergam isso. A realidade do médico é muito difícil, mas claro que isto não justifica essa prática. A realidade é muito complexa”, finalizou Marques.