Decreto publicado em edição extraordinária do Diário Oficial com as regras de indulto para presos poderá beneficiar alguns dos condenados do processo do mensalão. O decreto, assinado no início da tarde de ontem (24) pela presidente Dilma Rousseff, reedita as normas de indulto concedidas nos últimos anos. Segundo o indulto, presos condenados a pena inferior a oito anos, e que ainda não tenham sido beneficiados por suspensão condicional do processo, podem receber o indulto desde que tenham cumprido um terço da pena. A defesa do ex-presidente do PT Jose Genoino, condenado a 4 anos e 8 meses, acredita que ele poderá ser beneficiado.
O advogado Claudio Alencar informou por mensagem que já vai analisar o conteúdo do decreto para poder apresentar o pedido de indulto, onde o preso fica livre de cumprir o resto da pena. Atualmente Genoino está em regime domiciliar. De acordo com o controle de execução de penas do Tribunal de Justiça do DF, Genoino já cumpriu 1 ano, 1 mês e 10 dias. Faltariam 3 anos, 6 meses e 20 dias. Mas como ele tem dias de remissão de pena, já teria tempo suficiente para cumprir a exigência de um terço da pena cumprida até o dia 25 de dezembro de 2014.
O indulto traz ainda regras para concessão de indulto para quem tem penas maiores, como é o caso de José Dirceu, condenado a 7 anos e 11 meses de prisão. Dirceu também já está em regime aberto, mas não teria alcançado o requisito de um terço. Como está trabalhando, os dias poderão ser descontados para redução da pena. Segundo o site do TJDF em já conseguiu reduzir em 142 dias sua pena, mas ainda insuficiente para enquadra-lo no decreto do indulto.
Advogados de outros réus do mensalão também poderão tentar se valer do decreto de indulto. Isso porque o texto, como é de parche, estabelece possibilidade de remissão da pena (que é a conversão da prisão em restrição de direitos). Mas nesse caso o preso teria que ter cumprido já um quarto da pena. Ou seja, o enquadramento ou não dependerá dos dias remidos da pena, e o tamanho da pena total de cada condenado.
Concessão
A concessão do indulto não é automática, tem que ser requerida pela defesa do condenado à Vara de Execuções Penais. No caso de Genoíno, como o processo do mensalão foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro relator do caso, Luis Roberto Barroso, deverá ser consultado. O indulto também atinge pessoas condenadas “a pena privativa de liberdade superior a oito anos e não superior a 12 anos, por crime praticado sem grave ameaça ou violência a pessoa“, que tenham cumprido um terço da pena.
O decreto do indulto também beneficia pessoas a pena superior a oito anos que, até 25 de dezembro de 2014, tenham completado 60 anos de idade e cumprido um terço da pena. Também terão direito ao indulto condenados a pena privativa de liberdade que, até 25 de dezembro de 2014, tenham completado 70 anos de idade e cumprido um quarto da pena, se não reincidentes. O indulto não é concedido para condenados por crimes hediondos e tráfico de drogas. (fonte: O Globo/foto: Michel Filho)
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”
Dr. Rui Barbosa de Oliveira
Senado Federal. Rio de Janeiro, DF.
Essa gang ainda tem que roubar muito. O In(tuito) de natal é concedido exatamente para que esse ladrão fundador do PT possa ficar totalmente livre e arquitetar novos roubos aos cofres públicos brasileiros. Mas para os coniventes com a situação ninguém do Partido PeTralha faz nada errado. Pobre Brasil, nas mãos de uma quadrilha de altíssima periculosidade dessa, onde vai parar? Com certeza esse gatuno e todos os outros que um dia foram presos ficarão livres por conta de um comando de poder que faz o que quer e ninguém pode fazer nada.
Cada vez que vejo essas coisas fico mais enojado dessas quadrilhas de bandidos
que assumiram o comando do País, vejam que as leis hoje são elaboradas para defender bandidos e não o cidadão que paga impostos e trabalha, a aprovação
é urgente para não poder ser contestada, o pobre cidadão trabalhador são dez
anos para resolver uma simples causa trabalhista. Eles legislam em causa própria.
Imagina Lula ebDilma na Cadeia, esperando o indulto de Amos bind outros. Esse é o cenário que se desenha…..