Em uma sessão extraordinária que durou menos de dez minutos, na manhã desta terça-feira (30), os vereadores de Juazeiro votaram e aprovaram todos os 12 projetos enviados à Casa pelo prefeito Isaac Carvalho. Os vereadores da oposição – Zé Carlos Medeiros (PV), Roninho (PTB), Bené Marques (PSDB), Suzana Ramos (PTdoB), Neguinha da Santa Casa (PV) e Nalvinho (PTdoB) – votaram contra alguns projetos, mas a maioria prevaleceu a favor.
Entre os projetos aprovados estão o que cria e estabelece a composição, competência e funcionamento do Conselho municipal de Esporte e Lazer e do Fundo Municipal de Esporte e Lazer; o que dispõe sobre contribuições ao Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ); o que cria o Serviço de Inspeção Municipal e estabelece normas para inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam bebidas e alimentos de consumo humano; e o projeto que cria o Prorefis Água, programa de regularização de débitos dos consumidores com o SAAE, eliminando e/ou reduzindo juros e multa e propondo parcelamentos, entre outros.
Muitas pessoas que acompanharam a sessão reclamaram do tempo de votação. Alguns, inclusive, disseram que, mesmo tendo ouvido o presidente da Câmara, Pedro Filho (PR), falar sobre o teor dos projetos a serem votados, não entenderam nada, pois a “correria foi grande”.
Ao fim da sessão, os vereadores saíram rapidamente do plenário, a maioria sem falar com a imprensa. Vale ressaltar que a convocação extraordinária não representa custo suplementar e não implica em remuneração aos vereadores.