Ex-aliado do prefeito de Sobradinho (BA), Luiz Vicente Berti (PDT), o novo presidente da Câmara Municipal, Cícero Ronaldo Xavier, o vereador ‘Batata’ (PSB), tenta evitar especulações acerca da disputa municipal de 2016. Não quer nem alimentar a divisão de forças, nem favorecer a oposição. Para ele o prefeito não foi derrotado. “Aliás, nem houve derrotados”, acredita.
Para Batata, o que aconteceu “foi um cansaço dos vereadores com as administrações iguais, que afastam o povo da Câmara”. “A vitória foi de Sobradinho. Não houve derrotados nem vencedores. Elegemos uma Mesa Diretora do diálogo, do entendimento e com a missão de resgatar a imagem do legislativo”, ponderou.
Batata fazia parte da bancada de sustentação de Luiz Vicente e seguiu o vice-prefeito, que é de seu partido, no rompimento. Aliando-se a dois vereadores do PT – Adilson e Nino e Canindé, do PR; Manoel Messias (PV) e Robinho do Posto (PSB) – Batata elegeu-se presidente, derrotando o candidato apoiado pelo prefeito, Olivar Rodrigues (PDT).
Apesar de ser clara a movimentação do PT, com o ex-prefeito Genilson Silva (que acompanhou a entrevista), além de Tiziu e do PDT, com o presidente Evaristo Pereira trabalhando ativamente para costurar a aliança que derrotou o prefeito, Batata minimizou a ‘costura’ política. “Em momento algum a gente pensou em lado A, lado B, e sim tentar resgatar a imagem do Poder Legislativo”.
Sobre sua futura gestão, Batata é incisivo: “Vamos iniciar uma administração com responsabilidade, com os pés no chão, com a cabeça no lugar, pedindo a compreensão de todos os companheiros vereadores. Não só de quem votou e quem deixou de votar, mas de todos os vereadores e dos funcionários da Câmara”, ressaltou.
Prioridades
O novo presidente adiantou também que entre suas prioridades está a restauração da estrutura da casa legislativa e a recuperação de veículos – esquecidas, segundo ele, nas gestões passadas. Sobre projetos do Executivo ele se comprometeu em discutir com a Mesa Diretora e colocar as Comissões permanentes da Casa para trabalhar. Segundo ele, há projetos com meses sem apreciação e parecer das Comissões.
Batata também se comprometeu em abrir o diálogo com os demais colegas em relação a temas como a reforma do Regimento Interno e a adequação da Lei Orgânica, que são “um sonho de todos os vereadores”. “Qualquer decisão de grande importância para o nosso município não será decidida por mim, e sim em grupo, com a Mesa Diretora e com todos os vereadores”, pontuou Batata, deixando claro que não permitirá projetos considerados maléficos à população. “Alguma matéria que possa prejudicar o povo de Sobradinho será barrada, sem sombras de dúvidas”, finalizou. (foto/divulgação)