Com a quase certa indicação do ex-candidato a senador, João Paulo (PT), como novo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), a 3ª Superintendência Regional (SR) em Petrolina deve voltar a ser alvo de especulações.
Atualmente nas mãos dos petistas, a 3ª SR vem sendo pleiteada – segundo bastidores políticos na cidade – pelo líder do PTB em Pernambuco, o atual ministro Armando Monteiro Neto (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), que é um dos aliados da presidente Dilma Rousseff (PTB).
O problema é que o PT local, pelo que já se viu, não quer abrir mão da 3ª SR. A legenda tem, atualmente, um indicado no cargo (João Bosco Alencar) e descartou especulações em torno do nome do ex-prefeito de Cabrobó, o petebista Eudes Caldas, para assumir a Regional. Sem falar em outra liderança local do PTB, o deputado federal Adalberto Cavalcanti, que também está de olho na 3ª SR, e no próprio prefeito Julio Lossio (PMDB), atualmente ligado a Dilma. Tudo leva a crer que a disputa por um dos cargos mais importantes do governo federal na região tem tudo para ser acirrada. Só não se sabe quem levará a melhor.
Como é difícil a humanidade. Nós somos mesmo de cabeça dura! Não aprendemos com os fatos da vida, com as experiencias de nossa existência. O governo é do PT, de Lula e de Dilma quando se trata de ações negativas, projetos e programas que não correspondem às expecativas, ou seja, quando se trata de fatos negativos, o governo é de Lula, do PT ou de Dilma. Agora, quando se trata de ministérios, secretárias e cargos federais, aí então aparecem todos os chamados “aliados”: partidos e politicos eleitos na coligação.
Fala-se o tempo todo dos escândalos do governo, da corrupção e quotidiananmente da corrupção da Petrobrás. Embora a imprensa e outros ógãos de comunicação saibam e toda sociedade que uma porta aberta para a corrupção nos governos é a indicação política para os altos cargos da administração pública das três esferas. Todos sabemos que o interesse de grande parte dos partidos e politicos ditos aliados do governo não está interessada em indicar pessoas para os ministérios e altos cargos da administração pública pensando administrar para promover as mudanças necessárias, para gerenciar um órgão pensando em servir ao Brasil, ao povo de forma mais eficiente, eficaz e ética. Ó que está em jogo não é uma boa gestão, uma gestão ética para defender o patrimônio público. O que está em jogo e é objeto de dispustas entre os partidos que compões o governo, é o ganho político, o que o cargo ou função pode ajudar a fortalecer o Partido aliado, o politico eleito, garantindo a recondução do deputado ou senador a um proximo mandato, ampliando assim a força politica deste ou daquele partido. Se os partidos e os politicos se contentassem em indicar pessoas para os cargos para estes fazerem uma boa administração, estaria tudo correto. Mas não é isso que querem. Se não conseguem ampliar a força política de seu partido através de uma gestão transparente, buscam os meios ilícitos através dos “desvios” do dinheiros público como se tem assistido ao longo da história do Brasil.
Os nomes citados nessa matéria do Blog já estão no poder, ou no executivo ou no legislativo, um é Ministro e outro é deputado. Portanto, não precisaria haver acirramento de disputa para ver quem vai administrar a Codevasf. E se o governo é de Dilma e do PT, nada mais correto do que o PT local ou Regional querer indicar alguém de sua confiança e que tenha competencia para gerir a Codesvasf. João Paulo, pela sua trajetória politica no legislativo e no executivo tem todas as condições para assusmir o cargo e fazer uma boa gestão, como fez na Prefeitura de Recife.
Nos cidadãos não poderíamos continuar assistindo passivamente esse tipo de coisa , pois sabemos que nisso está a porta para a entrada de ações ilicitas e de corrupção que todo munto tanto critica.
Esse menino não quer nada “NADA MAIS LOUVÁVEL SE O PT INDICASSE ALGUÉM PARA ADMINISTRAR A CODEVASF DE PETROLINA” TALVEZ ELE. Durma num barulho deste e diga que passou a noite bem. Gostei da piada. E é porque ele é padre, um homem de Deus.
Concordo com Pe. Antônio, que na minha opinião deveria cuidar das coisas de Deus mas João Paulo tem todas as condições Petistas para administrar a Codevasf em Petrolina, pois O deputado federal João Paulo Lima e Silva (PT-PE) é réu em três ações penais. Uma delas tramita no Tribunal de Justiça do Pernambuco (TJ-PE) e as outras duas no Supremo Tribunal Federal (STF).
Isso é que é currículo!
Um órgão como codevasf não teria que fazer parte deste ou daquele político. Este órgão cuida do desenvolvimento dos vales S.F. e Paraíba. Seu trabalho está ou deveria está num plano de prioridades baseadas no que se julga mais urgente no cenários dos dois vales. Nunca deveria ser instrumento eleitoreiro. Somente restos de uma mentalidade da pedra lascada continua dando sustentação a este pretenso direito. Um costume pelos políticos e aceito por uma boa parte da população do entorno deles Os dois lados defendem a conduta por mero interesses pessoais. E vivam os interesses pessoais para que os interesses comuns a todos continuem em segundo plano.
S. F. e Parnaíba. ..
Sabidinho e Maria do Socorro,
A sabidinho, esclareço que trato com respeito as pessoas e não me escondo usando apelido ou coisa parecida, justamente porque não faço críticas levianas. Segundo, não preciso de cargo em Codevasf ou em qualquer outro órgão do governo, seja federal, estadual ou municipal. Terceiro, não sou filiado ao PT.
A Maria do Socorro, respondo que a opinião dela precisa de fundamento sobre o que é coisa de Deus e o que não é, pois segundo a Teologia, tudo o que diz respeito à humanidade, as alegrias, as angústias e as tristezas dos homens e mulheres, interessa ao discípulo de Cristo e a Igreja. Portanto, as realidades temporais são realidades importantes para os seres humanos e para Deus, tanto é assim que Cristo assumiu a nossa condição humana, fez-se carne e habitou entre nós. Assim, Maria do Socorro, sua opinião é sem fundamento, carece de seriedade, pois não cabe a você opinar a respeito do que devo ou não cuidar. Como cidadão que sou que paga impostos como você, tenho direito de liberdade de expressão sobre os assuntos que dizem respeito à administração desses recursos.
Sem ironias, você e outros que queiram fazer, contribuiriam para uma boa gestão, ficando a postos, se tem tempo e interesse, em divulgar para a população, os indicados para cargos públicos, os procesos e condenações que pesem sobre eles. Falei em João Paulo porque foi o nome que o Blog publicou. Mas não tenho nenhum interesse pessoal na indicação deste ou daquele para os cargos. O foco da minha opinião é este: essa questão de indicação politica para os cargos públicos, que causa acirramento entre os partidos é uma porta aberta para a corrupção e desvios éticos na administração pública. Essa é a questão que ocupa grande espaço na imprensa e nas conversas entre nós brasileiros. Falem e opinem sobre isso e deixem de se desviar do foco da questão, deixem de criticar ou ironizar quem emite uma opinião séria.
Depois que uns certos coelhos perderam o controle sobre a CODEVASF, aí ficam com recalque desqualificando os candidatos a gestores da instituição! Vão trabalhar e aceitem que dói menos!