Exposição em Juazeiro retrata tradição secular da penitência

por Carlos Britto // 23 de janeiro de 2015 às 21:30

penitentes - esposiçãoEstá aberta ao público no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, uma exposição que mostra as nuances e peculiaridades de uma das manifestações culturais mais importantes da cidade: os penitentes. Produzida pelos jornalistas e fotógrafos Adeilton Júnior e Raryana Wenethya, que decidiram homenagear com uma mostra a tradição secular da penitência, a exposição – resultado do Trabalho de Conclusão de Curso dos autores – reúne 60 fotografias, divididas entre projeções e ampliações, todas em tons de cinza.

Segundo Raryana Wenethya, as fotos pretendem construir uma narrativa cronológica de uma noite de caminhada feita pelos penitentes da zona urbana da cidade. Para o fotógrafo Adeilton Júnior, a exposição foge da visão exótica que, segundo ele, é a maneira mais comum com que os penitentes são mostrados. “Buscamos evidenciar o que está além dessa abordagem: A beleza da simbologia; A chama de fé; O cansaço da caminhada, as ladainhas. Isso é o que queremos homenagear com esta Mostra”, destaca.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h. O Centro de Cultura João Gilberto fica localizado na Rua José Pititinga, no bairro Santo Antônio, s/n. A entrada é gratuita. (foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários