Candidato impugnado em Petrolina defende democracia petista

por Carlos Britto // 26 de outubro de 2009 às 19:34

O professor Bráulio Wanderley, um dos candidatos a presidente do diretório municipal do PT em Petrolina, que teve sua candidatura impugnada, enviou um longo artigo (intitulado Em nome da democracia petista) ao Blog para desabafar. Confiram o artigo dele na íntegra:

PTQual o temor de se cassar e caçar uma candidatura legítima ao Processo de Eleições Diretas do Partido dos Trabalhadores (PED 2009)?

Essa postura foi adotada em Petrolina pela tendência Construindo um Novo Brasil que IMPUGNOU TODAS AS CANDIDATURAS, a exceção da dela, claro. Uma mostra concreta de evitar o debate político acerca da construção partidária, da necessidade de resgatar os princípios que nortearam o surgimento, crescimento e afirmação do PT, de fugir de uma abordagem qualificada pelas nossas divergências ideológicas e de encaminhamento sobre os rumos que o PT tomará em 2010 com a candidatura DILMA e as demais a nível estadual.

Nós, que pertencemos ao Movimento Ação e Identidade Socialista/Mensagem ao Partido repudiamos a censura, bem ao estilo totalitário, a qualquer forma legítima de se discutir o PT em Petrolina, em Pernambuco e no Brasil.

Lamentamos que essa postura equivocada tenha sido tomada, sem que sequer as chapas impugnadas fossem comunicadas oficialmente e exigimos a validação das mesmas por meio de um recurso impetrado no diretório estadual em nome da democracia interna e da história de lutas do Partido dos Trabalhadores em construir a unidade a partir dos debates.

A quem interessa candidatura única? Saddam Hussein tinha 99% dos votos, durante sua ditadura no Iraque! Será que a CNB conseguiria tal façanha? Acredito que até superaria, já que manipula os cadastros de filiados a ponto de nomes históricos do Partido não estarem constando nas listagens e suas contribuições.

PED sim, falso consenso NUNCA!

Bráulio Wanderley

Candidato impugnado em Petrolina defende democracia petista

  1. GILBERTO PIRES disse:

    Interessante a postura de certas. Para quem não sabe o que se passa no PT, dá-se a impressão que o Sr. Brauliuo é um pobre coitado, que teve sua candidatura impugnada por que a UL tem medo de sua presença no PED. Vamos e convenhamos. A UL saiu vitoriosa do último PED com 60% dos votos. Agora, aqueles que têm 40%, nunca se responsbilizaqam por essa parcela, mesmo dabendo que a direção do partido é colegiada. Sumiram e so aparecem agora às vésperas do novo PED. O PT tem regras, tem regimento e quem não os obedece, fica de fora. Como ficaram agora Braulio Wanderley, Geraldo da Acerola e Luizinho do PT, por não respeitarem as regras do Partido. Participassem ativamente do partido, até em respeito aos 40% dos que lhes confiaram o voto, com certeza não estariam chorando hoje, e nem fariam acusações infundadas. O Sr. Braulio Wanderley não condiz, em seu lamento, com a verdade. E todos, no PT, sabem que a impugnação das candidaturas se deu só e puramente porque os candidatos não preencheram os requisitos exigidos pelo regimento do PED/2009.

  2. Marcos Valerio disse:

    Se um membro do partido vem a público fazer essas denúncias, imagina o que não acontece dentro do Petismo e que a sociedade não toma conhecimento!
    Desde que todo o partido seguiu fielmente as linhas do PT paulista (dirceu, berzoni, genoino, gunshiken etc…) perdeu totalmente a ética e a moral. Foi de lá que sairam os aloprados, os dólares na cueca, o mensalão etc..
    As alianças e os conchavos com Sarney, Renan, Collor e cia, tudo em nome da governabilidade tem rasgado bandeiras históricas do partido. E o partido, cada vez mais refém de Lulla, se perde e perde companheiros fundadores e históricos.
    A pergunta é clara: qual é o tamanho do apetite do PT pelo poder? Vale a pena mesmo a aliança com Judas? (aliás, a quem o presidente estava se referindo?)

  3. Autor desconhecido. disse:

    Parabéns Braulio pela sua postura e indignação.já fui do PT e vir isso bem de perto espero que tenha coragem de sair desse meio (Feminista….)de conseguir as coisas as custas do intelecto dos outros.mais isso ainda terá um fim é o que eu espero.

  4. Joel disse:

    Nunca ouvi falar neste Braulio,me apresentem,

  5. Bráulio B. Wanderley disse:

    Respeito a democracia, tanto quanto acredito que as pessoas devam ser tratadas com dignidade. Não importa se são 40% ou 1%. Pessoas não devem ser percentuais, mas seres humanos, sobretudo quando estão na condição de ‘companheiro(a)s’.

    O caso é que às vistas de alguns, os verdadeiros petistas estão ligados a grupos A, B ou C e as candidaturas foram impugnadas sem comunicação formal, essa sim é a verdade dos fatos. Não havia necessidade em impedir o debate, pois este, estaria sendo realizado no interior do Partido e não na imprensa.

    Sou daqueles que respeitam a liberdade de atuação e orientação ideológica crendo (sem ingenuidades) que cada um que se disponibiliza à tarefa de dirigir o PT abdica de parte considerável de sua vida pessoal/profissional para fazer jus à história do Partido, da classe operária e do socialismo.

    Para aqueles que não me conhecem, destino o honroso convite para que no interesse que possa se fazer necessário, disponibilizar-me para satisfatório encontro e trocas de ideias.

    Por fim, não vou tratar Gilberto como ‘Sr’, mas como COMPANHEIRO. Temos pontos de vistas diferentes, mas o que nos une é a bandeira vermelha e estrelada do Partido, mesmo que cada um discorde e defenda suas opiniões, seria no mínimo deselegante utilizar pronomes de tratamentos formais a quem respeito como parceiro de lutas e que o reconhece não como 60%, mas como um lutador social.

  6. Pe. Antonio Moreno disse:

    Aos “amigos” e conhecidos que tenho no Partido dos Trabalhadores. Não me interpretem mal e nem é necessário me responder. Não é a mim que os Partidos devem prestar contas, esclarecer como vai a sua organização politica etc. Cada “tendencia”, segmento ou força politica dentro do PT terá sempre uma justificativa para a sua atuação. Independente das versões de cada um, creio que o Partido em Petrolina chegou a um ponto que deve levar a um reflexão séria. Se os “militantes” de outras tendências se afastaram, como diz a informação acima, deve ter uma causa. Por que será que se afastaram das atividades do Partido! Todos hão de convir que o que acontece agora não é bom para o PT. Parece que não é puramente uma questão legal, de regras do PED. Algo pode ser feito para que o Partido conquiste credibilidade na região…..e cresça…

  7. Ivan Câmara de Andrade disse:

    Gilberto, por favor, não se faça de inocente. Eu fui vítima dessas manobras que infelizmente são adotadas por esse grupo majoritário que vc diz ter 60% dos votos. Sou filiado ao PT há mais de vinte anos, vim morar aqui em Petrolina e fiz a transferência de meu título e da minha filiação, tudo dentro do prazo no ano de 2007. Como essas manobras, procedidas por uma minoria que faz do PT um feudo, já eram do meu conhecimento, procurei me resguardar e no dia da minha transferência preparei uma declaração, exigindo naquela ocasião, junto ao Diretório, que fosse protocolada, dando o ciente da data de tal procedimento. Feito isso, e hoje, com a chegada do PED, fiquei surpreso ao saber que meu nome não constava na relação de filiados do PT Petrolinense. Te mando por email, na forma de arquivo anexo, em PDF, para que não seja modificado, tal declaração protocolada, datada e assinada.

    ivan.camara@gmail.com

  8. Antoni disse:

    O Braulio é Braulio , oras. rsrsrssrs

  9. joel disse:

    Ivan??? quem é esse???é tanto analista político, destes só respeito padre Antonio, os outros não tem moral pra falar nem de condução, nem de prática , Braúl.io, braulioooo , fala baixo pode ser que lhe escutem e lhe desnudem

  10. Carlos Mendes disse:

    Companheiros!!
    Contra fatos não existem argumentos, certo??
    Companheiros candidatos e eleitores do PED, se não pagar a contribuição não pode votar nem se candidatar, certo??
    Se o valor da contribuição mudou não foi o Diretório de Petrolina e sim o nacional, certo?
    A relação de votantes vem da nacional e não do diretório local, certo?

    Se vc começa a militar em um partido ou sindicato em que participam 200 a 300 pessoas e você consegue elevar esse número p/ mais de 3.000 é um grande avanço, certo?
    Se um partido em alguns anos passa de nanico a força decisiva na cidade, onde consegue eleger de vereadora a deputada e detém mais de 60% do diretório e ainda assim é considerado sem credibilidade, são fatos que necessitam de estudo, certo?

  11. GILBERTO PIRES disse:

    Pe. Antônio conhece muito bem os procedimentos do PT, foi filiado ao partido, vereador pela legenda, conhece o estatuto (presumo) e sabe, também, pq os filiados de outras correntes se afastam após o PED: Não conseguem participar da vida orgânica do Partido, sem estar no comando majoritário.
    Caro Ivan, não se trata de ser inocente. Tem quantos anos vc não entra na sede do PT, não participa das reuniões, não busca informações sobre o partido? Não quero crer que vc seja mais um dos que só aparecem na época do PED. Por favor, se dirija ao partido para resolver sua situação.

  12. Ivan disse:

    Meu caro Gilberto, não quero polemizar, mas que informações? Ninguém sabe, ninguém viu….é uma caixa preta.

  13. Adriano disse:

    a minoria sempre grita, esbraveja, desrespeita alguns, quer ganhar no grito, mas a democracia é amiga e sabe reconhecer a maioria.

  14. Povo indignada disse:

    PT, vcs ainda percebem diferenças entre esquerda e direita, porque eu não vejo mais, pra mim são todos farinha do mesmo saco, diferem apenas se estão no poder ou não!!!!!

  15. povo independente disse:

    Democracia é pra se vivenciar indiginada, como vcs da direita não estão acostumados com divergencias internas , paciência, pq não falam do DEM, PSDB, PMDB, pq nem encontro existe, falam do PT pq é diferente, quewm tem uma ficha assinada em outros partidos coitadsos nem fala, não votam nem opinam

  16. Ex-petista disse:

    Só quem não conhece o rolo compressor CC poderia acreditar nos argumentos convenientes dessa troça. Povinho cheio de manha é esse da majotária, que manipula uma “massa” (de manobra) nas urnas internas sem debate e se diz maioria. JOGO DE CARTAS MARCADAS. Não ter disputa é a cara do Diretório de Petrolina. Quem conhece, reconhece as estratégias dessa trupe. Uma minoria que mama!!!! Vamos ver quando o PT sair da presidência, sim pois não há mais na reserva uma figura carismática como o LULA. Dá pena ver no que se transformou o partido fundado nas bases populares e corrompido pelos sangue-sugas do oportunismo.
    Coisa Nojenta!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários