Dezenas de cegonheiros amanheceram nesta segunda-feira (9) com mais de 10 caminhões estacionados nas imediações da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Recife. Com faixas, cartazes e a banda de pífano de Caruaru, os trabalhadores agradecem o apoio dos deputados à causa da categoria, que tenta participação no transporte da produção de veículos da fábrica da Fiat, em Goiana.
À tarde, durante a sessão legislativa, está previsto um pronunciamento dos parlamentares sobre a situação dos motoristas. Há dois meses, os trabalhadores estão acampados em frente à fábrica localizada no Polo Automotivo, na Mata Norte do estado, para exigir o direito de transportar os veículos da mesma forma que os cegonheiros mineiros vem fazendo por determinação e escolha da Sada Transportes e Armazenagens S/A.
O Sindicato dos Transportadores de Veículos de Pernambuco (Sintrave-PE) informou que conta com apoio da Fiat, de senadores e deputados federais da bancada pernambucana. “Nós queremos uma distribuição justa entre mineiros e pernambucanos no transporte dos veículos e mercadorias da Fiat no país”, disse o vice-presidente Luciano Pontes. O sindicato da categoria defende a participação dos profissionais pernambucanos em ao menos metade do transporte da produção de veículos que serão fabricados em Goiana.