Com real forte, CNA recomenda a produtor não elevar plantio

por Carlos Britto // 31 de outubro de 2009 às 10:29

A valorização do real frente ao dólar deixa o produto agrícola brasileiro menos competitivo, e por isso a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) recomenda cautela na safra 2009/10, cujo plantio se desenvolve no momento.

No ano, o dólar registra uma queda de quase 25 por cento frente ao real. “Estamos perdendo competitividade, e o produtor brasileiro tem que estar atento… (Por causa do câmbio) é mais barato ao chinês comprar soja dos Estados Unidos do que a soja brasileira”, disse a senadora Kátia Abreu, presidente da CNA, a jornalistas, após palestra em seminário da Abitrigo, em São Paulo, ontem (30).

Cautela, explicou a senadora, significa “não avançar no plantio, na produção, no endividamento”. A soja é o principal produto do agronegócio do Brasil, e a China é o maior importador mundial da oleaginosa. Entre outras coisas, observando a manutenção da forte demanda chinesa, o produtor está ampliando o plantio de soja no Brasil, até porque os preços do milho, cultivo concorrente da oleaginosa, não estão remunerando adequadamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários