Três municípios do Sertão pernambucano e três do norte da Bahia estão entre os 22 municípios pré-selecionados pelo Ministério da Educação (MEC) para receber novos cursos de medicina em instituições particulares por meio do programa Mais Médicos.
Salgueiro, Araripina e Arcoverde são os três municípios de Pernambuco que estão na lista, enquanto Irecê, Senhor do Bonfim e Euclides da Cunha são os do norte baiano que poderão ser beneficiados.
Esses municípios têm mais de 50 mil habitantes e, segundo o MEC, possuem estrutura de saúde e equipamentos públicos. De acordo com o ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, um edital lançado nesta quinta-feira (2) prevê a abertura de 1.887 vagas para cursos de medicina nesses 22 municípios.
A abertura de vagas de medicina pelo país foi prometida pelo governo em 2013, em meio ao lançamento do programa Mais Médicos, que prevê o envio de profissionais para periferias das grandes cidades e municípios do interior.
De acordo com o ministro, o objetivo do governo é aumentar o número de médicos por mil habitantes no país de 1,8 para 2,7 até 2026.