Barragem de Sobradinho tem leve melhora, mas situação ainda é crítica

por Carlos Britto // 05 de abril de 2015 às 10:20

Sobradinho barragemA quantidade de água na Barragem de Sobradinho, maior reservatório do Rio São Francisco, teve um pequeno aumento nas últimas duas semanas, mas segue abaixo de 20% da capacidade total. Localizado entre os municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), Sobradinho atingiu 19,37% da capacidade nessa sexta-feira (6), segundo dados divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Doze dias antes, o ONS apontava que a barragem tinha apenas 17,56% da capacidade. Desde o início do ano, a situação preocupa os agricultores do perímetro irrigado do Vale do São Francisco, que temem um colapso hídrico. O ONS ainda não liberou o balanço do mês de março. No site do órgão, porém, é possível ver que o reservatório fechou o mês de janeiro em 18,88% e o de fevereiro com 17,80%.

A situação gera ainda mais preocupação porque o período úmido do Rio São Francisco, aquele em que a bacia recebe mais água das chuvas, se encerra agora no mês de abril.

Desde o ano passado, o ONS havia determinado uma diminuição na vazão do reservatório, poupando água para a produção de energia elétrica. No início de fevereiro, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), responsável pela irrigação na região, divulgou um comunicado pedindo que a população evitasse o desperdício e aumentasse a eficiência no uso da água.

Preocupação

Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Odacy Amorim (PT) chegou a defender o desligando da Hidrelétrica de Sobradinho, para evitar o colapso na agricultura. “Se necessário, deve-se desligar a hidroelétrica de Sobradinho para garantir a irrigação”, afirmou, ao defender uma intervenção do governo estadual.

No último dia 26/03, agricultores da região se encontraram com os ministros da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e do Desenvolvimento, Armando Monteiro Neto (PTB), em Brasília. “Se não chover, teremos um colapso até setembro. Então esta obra deve ser célere, para evitar que um setor tão importante para a economia de todo o Nordeste seja penalizado“, disse o deputado federal Fernando Filho, após na ocasião.

Na próxima sexta (10), a Comissão de Agricultura do Senado realiza uma reunião em Petrolina para debater o tema. O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) convidou Occhi pessoalmente para ir ao Sertão pernambucano. (fonte: Blog do Jamildo/foto reprodução)

Barragem de Sobradinho tem leve melhora, mas situação ainda é crítica

  1. cicero lima disse:

    Alguem avisa ao odacy que fechar sobradinho significa parar de gerar energia e condenar todos a jusante até a foz.
    Tem que reduzir a vazão ao mínimo de imediato, ver estruturas de captação do volume morto e porque não a proposta do deputado Gonzaga de interligação com o Tocantins.
    A barragem precisa de água e de homens com coragem pra cobrar ações e não simplesmente aparecerem

  2. oliveira disse:

    Até antes de ler essa materia, eu pensava que a barragem de Sobradinho ficava entre os municipios de Sobradinho e Casa nova, ambos na Bahia!

  3. Luis Fernando disse:

    Viajei nesse final de semana e cruzei pela obra de transposição do São Francisco em Cabrobó e Floresta. Só fiquei me perguntando se vai mesmo ter água pra mandar até o Ceará, o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Hoje vi uma reportagem sobre a baixa do nível do São Francisco em sua Foz em Sergipe. O mar já está avançando rio adentro, devido à baixa vazão. Estão mexendo com o Velho Chico e ele já dá sinais de cansaço antes de puxarem a primeira gota d´água. Tudo para fazerem obras faraônicas com construtoras já indiciadas na Lava-Jato. A coisa tá ficando feia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários