Comissão Pró-emancipação de Izacolândia vai pressionar Congresso

por Carlos Britto // 03 de novembro de 2009 às 08:18

IzacolândiaA Comissão Pró-emancipação do povoado de Izacolândia promete mais um grande ato público – desta vez para março de 2010. O objetivo é flexibilizar a Câmara de Deputado quanto à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Supremo Tribunal Federal (STF), que restringe a fusão e criação de municípios em período ainda corrido de 18 meses.

Os integrantes da Comissão já conseguiram o apoio do deputado federal Gonzaga Patriota no sentido de aprovar a lei no Congresso. Eles prometem também uma grande carreata em julho próximo, com destino ao projeto Bebedouro e Nova descoberta – comunidades que farão parte do novo município.

A idéia é atrair para a causa mais autoridades políticas influentes da região capazes de fazer um grande lobby pela aprovação da lei.

Comissão Pró-emancipação de Izacolândia vai pressionar Congresso

  1. DEOMIRO SANTOS disse:

    PERGUNTAR NÃO OFENDE? OFENDE NÉ BRITTO A JESUS SANGALO!
    O município de Izacolandia tem renda própria? gera prejuízo para nós contribuintes? porque a União vai bancar esse novo ente? A população de Nova Descoberta e Bebadouro aceitam participar? O que tem haver o Projeto Maria Tereza com Iacolândia?.

    A restrição legal surgiu diante da explosão dos municípios deflagrada pela Constituição de 1988, que deu plenos poderes aos estados para tratar da autonomia política. Sem ter como garantir o próprio sustento, muitos dos municípios criados estão pesando nas costas da União. De 1988 até a entrada em vigor da emenda, há 11 anos, foram criadas 1.480 cidades. Uma boa parte sobrevive dos repasses do governo federal por meio do Fundo de Participação dos Municípios.

    Cerca de 40% dos municípios que temos hoje foram criados entre a promulgação da Constituição e 1995.

    A restrição provocada pela emenda constitucional ajudou a combater o oportunismo político-eleitoreiro.

    Quando se cria um novo município vêm junto mais cargos políticos e verba de representação. Além do prefeito e vice são criadas secretarias e uma Câmara de Vereadores.

    As populações de Izacolândia se sentem abandonadas. No interior, especialmente nas regiões mais pobres e remotas, as distâncias e as limitações econômicas acarretam grandes dificuldades para se levar os serviços públicos aos distritos mais longínquos do município. Por isso, a emancipação, portanto, acaba sendo uma solução política natural para que essas populações se auto-administrem com mais autonomia

    É PRECISO LUTAR PRIMEIRO PARA QUE ESSA LUTA SEJA TODOS OS QUE MORAM NA ÁREA QUE SERÁ EMANCIPADA

  2. FÁTIMA disse:

    Cadoca tb apoia Terra Nova, a cidade não tem 10 mil habitantes. Gonzaga está pensando nos votos da população de Izacolândia. Esse Gonzaga é esperto!

  3. ROBERTO disse:

    Karo DELMIRO SANTOS, suas perguntas são válidas, isso mostra que estamos em um pais popular onde a democracia prevalece e o livre arbitrio das manifestações populares são ostentado por uma constituição, na qualidade de apenas um observador, não sendo eu dessa comissão, mas estão de parabéns, pois izacolandia, Bebedouro e Nova Descoberta, precisam ser independentes, para que sejam mais assistidas, no aglomerado dessa futura cidade, possui um auto teor de desenvolvimento auto-sustentável por seus projetos de irrigação, e os inumeros estabelecimentos comerciais, basta saber que os requisitos até dessa nova constituição que regulariza a criação de municipios atende em todos os quesitos, isso dignifica a luta daquele povo, uma por ser brasileiros, e que estão coletivamente, lutando pelo desenvolvimento da sociedade de seu habitat como um todo, pude acompanhar como um espectador o envolvimento ao qual mobilizaram o ato publico, tão grandioso em Izacolandia, eu não sabia que ainda existião brasileiros com essa coragem, pois te afirmo o que pude presenciar, foi livre iniciativa do povo sem se quer envolvimento politico.

    estou torcendo por izacolandia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários