Está em construção em Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco, o Plano Municipal de Educação. O documento é elaborado com propostas de vários segmentos, a exemplo o Conselho Tutelar, Associação de Mulheres, Conselho Municipal de Educação, Conselho do Fundeb, Conselho de Alimentação Escolar, entre outros.
Após a elaboração do Plano, o mesmo será encaminhado à Câmara de Vereadores e deverá ser aprovado e sancionado até junho de 2015 pelo prefeito Dhoni Amorim (PSB).
O diagnóstico foi produzido durante o Fórum Municipal de Educação, realizado na última terça-feira (7) através dos representantes dos seus diferentes segmentos, como também pelos técnicos da Secretaria de Educação, que foram buscar os dados e as informações referentes as 20 metas do Plano Nacional com o objetivo de traçar o perfil da área educacional no município em relação a todas as etapas, níveis e modalidades, desde a educação infantil até o ensino superior, a valorização dos profissionais e a questão do financiamento.
Outro ponto debatido durante o Fórum foi a questão do financiamento, um aspecto fundamental para a concretização das metas do Plano. Esse ponto foi apresentado pelo secretário de Educação, Daniel Torres, detalhando informações acerca das diferentes fontes de financiamento, destacando o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Salário Educação, além de programas importantes do Governo Federal como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) que engloba diferentes ações para a melhoria da escola em todas as suas dimensões.
Recursos
De acordo com Torres, os recursos estão reduzidos pelo Governo e isso impacta no andamento das ações em sua pasta. “O grande desafio nosso é fazer mais com menos”, explica o secretário.
No entanto, o encontro foi considerado produtivo por todos os participantes, que têm agora a tarefa de sistematizar as informações e construir o documento base, uma versão preliminar do documento, o qual deverá ser apresentado e discutido no próximo encontro, marcado para o dia 22 de abril. (fonte/foto: Ascom PMLG)