Dois professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Sertão-PE) de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, viajam neste sábado (11) para a África, onde vão implantar uma agroindústria de beneficiamento da polpa do caju.
Paulo Sérgio Dalmás e Jeziel Júnior da Cruz seguirão para a cidade de Bissau, capital da Guiné-Bissau, onde capacitarão 80 pequenos produtores de caju, na área de agroindústria, gestão, empreendedorismo e cooperativismo.
O projeto da agroindústria foi projetado pelo professor Paulo Sérgio em 2007, e financiado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Agora chega à fase final, que é a capacitação desses produtores para operacionalizar a agroindústria.
Para Jeziel Junior, o projeto deve gerar bons resultados. “É uma alegria estar participando desse projeto, o impacto na comunidade desse plano já é visível e nos traz grandes realizações como profissionais da educação. Serão 25 dias de trabalho intenso e desafiador, tendo em vista ser uma comunidade muito carente daquele país”, disse.