Uma reunião emergencial do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) marcada para as 10h desta terça-feira (14) em Maceió (AL), vai discutir com diversos órgãos ligados à questão ambiental os motivos que provocaram uma mancha escura na calha do rio, entre os municípios de Paulo Afonso (BA) e Delmiro Gouveia (AL). O objetivo é fazer um levantamento do que ocorreu, procurando ver possíveis responsabilidades e ouvir técnicos e especialistas para a tomada de medidas preventivas futuras.
De acordo com o secretário do CBHSF, Maciel Oliveira, o encontro está marcado para um hotel na orla da capital alagoana. “Está havendo um choque de informações e queremos reunir todos os envolvidos no problema para definir responsabilidades”, informou Oliveira. “O Comitê espera que haja o diagnóstico e medidas compensatórias sejam adotadas”, disse.
Ele salienta ser necessária a reparação dos danos ambientais e sociais causados ao Velho Chico e populações ribeirinhas. Logo após a reunião, serão definidos os encaminhamentos a serem adotados. As informações são do CBHSF. (foto/divulgação)