Ação da prefeitura revolta barraqueiros da orla de Petrolina

por Carlos Britto // 05 de novembro de 2009 às 16:25

DSCF1378

No final da manhã de hoje (05) a Prefeitura de Petrolina mandou derrubar as barracas que ficavam na “prainha” da orla de Petrolina, nas imediações do antigo restaurante Panorâmico. Segundo o inspetor J. Santos, a equipe cumpria ordens do secretário de Defesa, Murilo Cavalcante.

Segunda a barraqueira Sônia Silva,  há 32 anos ela trabalhava no local e de lá tirava o sustento dos seus filhos e netos. Ela disse que os barraqueiros foram tratados como ‘animais’ pela prefeitura:

“Eles nos trataram como cachorros. A gente precisa trabalhar. Ninguém sentou com a gente, conversou com a gente ou explicou nada. O prefeito mandou derrubar o que é nosso, o nosso sustento, o nosso trabalho. Não tenho como alimentar meus filhos” desabafou aos prantos.

Ainda quando estávamos nos local, o secretário ligou para o inspetor J. Santos para que a operação fosse abortada, pois iria agora conversar com os barraqueiros. Mas era tarde demais, pois os barracos já estavam todos no chão, embora os barraqueiros tenham afirmado que vão reerguer toda a estrutura.

DSCF1380

Ação da prefeitura revolta barraqueiros da orla de Petrolina

  1. Eleitor disse:

    E agora Tadeu Cameleão vc dirá o que….

  2. Mirtes disse:

    Jesus, quanta truculência… Daqui a pouco ele vem se explicando…

  3. SÉRGIO ELEOTÉRIO disse:

    Amigo Carlos Britto, o poder da maquina estar na direção se perde o controle e sobe pra cabeça os primeiros a ser atropelados são os mais necessitados é o exemplo mostrado no seu blog , a maquina é a Prefeitura o condutor é o Prefeito quem estar pagando o preço é os pobres, no caso de hoje foi os barraqueiros da Orla e amanhã quem será ?… é certo o ditado popular “não devemos rir da desgraça dos outros quando ver as orelhas do seu vizinho pegando fogo bota a sua de molho”.

  4. Felipe disse:

    “Prefeitura de Petrolina – As Pessoas em Primeiro Lugar”…

  5. RODRIGO disse:

    A prefeitura de Petrolina está formando ladrões tirando o trabalho dos outros

  6. Carlos Andre disse:

    Nossa…. primeiro foi a invasão do restaurante popular.. agora derruba barracas.. qual será a proxima vitima ?

  7. Pericles Nunes disse:

    Correto. É a nova Petrolina cuidando dos seus.

  8. Pericles Nunes disse:

    Mirtes. Haveria alguma ironia neste JESUS?

  9. paulo teogens disse:

    A BEIRA DO RIO ESTAVA TODA TOMADA POR BARRACAS SEM NENHUMA ESTRUTURA FISICA ,TODA SUJEIRA JOGADA DENTRO DO RIO, SEM NENHUM CONTROLE. TEM ATITUDES QUE O GOV. TEM QUE SE TOMAR SE Ñ PEDE O CONTROLE. O RIO AGRADECE.

  10. BRAULIO B. WANDERLEY disse:

    Essa é a ‘Nova Petrolina’ outorgada nas urnas e que trata o povo ao estilo de que a questão social é um caso de polícia. Eu gostaria de saber, como CIDADÃO E CONTRIBUINTE, se a competência da infraestrutura da cidade é do secretário de defesa ou de desenvolvimento social?

    Quero lembrar ao poder executivo que não EXECUTE as esperanças das pessoas, que dialogue, que dê alternativas. Lembre-se que na campanha o sorriso verde encantador foi respondido com quase 70% dos votos e que agora o sorriso amarelo vira trator! Essa é a política social para reordenar a Orla de Petrolina!?

    O secretário sabe muito bem que é preferível alguém trabalhando honestamente que desocupado. Realçando: Ordene a Orla, mas conceda através do diálogo as alternativas.

    Se sua pasta se atém à segurança que previna a população do maior desespero das pessoas que é encarar a fome, evitando que nos submetamos mais aos delitos.

    Com a palavra, os ‘responsáveis’.

  11. FÁTIMA disse:

    Ficou lindo!!!! Adorei…… No lugar dos barracos vamos replantar a mata ciliar. Esses barracos deixam a margem do rio feio, sujo e parecendo favela. E a minha opinião, cada um escreva a sua.

  12. Rapadura disse:

    Britto,

    Gostaria que esse secretário fosse tão “corajoso” e enfrentasse os traficantes de crack, junto com a polícia, que vendem drogas, na mesma orla – há menos de 100m – de onde ele ordenou a derrubada das barracas !
    Pode passar por trás do antigo matadouro e nas algarobas da orla nova, qualquer hora do dia ou da noite que vc contempla a cena dantesca de gente usando crack !

  13. ELEITOR 2 disse:

    Para se colocar ordem e manter organizada a cidade alguém tem que ser removido. Eu prefiro o local sem barrraco e com muitas árvores. Esse pessoal recebe outro local para fazer seu comércio. Ganhou meu voto.

  14. pedro paulo disse:

    E esse rapaz chamado Murilo, que não vota em Petrolina, como a maioria dos secretarios do prefeito fica por ai falando mal do ex-prefeito Odaci Amorim que é um homen de bem, va procurar sua turma

  15. Rapadura disse:

    Pontuando melhor : ” e enfrentasse, junto com a polícia,…” . Do jeito que foi o post anterior fica parecendo que os policias e os traficantes vendem drogas na orla !
    Obrigado.

  16. Marivaldo disse:

    Será que adeptos da Ditadura estão na administração desta cidade?

  17. DEOMIRO SANTOS disse:

    Essa é uma ação necessária para acabar com a sujeira visual que essas barracas faziam, minha Petrolina não merece esse tipo de empreendimento que suja o rio e o meio ambiente, agora para ser justo com aqueles cidadãos é necessário a Prefeitura fazer um cadastro e procurar outro local para eles sobreviverem, não pode ser na orla.
    MAIS A AÇÃO FOI TARDIAMENTE NECESSÁRIA.

    OUTRA AÇÃO É TRATAR E DESLOCAR OS ESGOTOS QUE TEIMAM EM CAIR EM TODA EXTENSÃO DA ORLA, TORNANDO A ÁGUA IMPRÓPRIA PARA O BANHO E PETROLINA PERDEU UMA GRANDE ÁREA DE LAZER E SERIA NECESSÁRIA RECUPERAR, PARA AS FAMÍLIAS VOLTAR A TOMAR BANHO NA BEIRA RIO COMO ANTIGAMENTE.
    ESSA AÇÃO, SE FIZER SERÁ SHOW DE BOLA

  18. URUBU ALBINO disse:

    Eu concordo com quem faz a cidade ficar organizada. Dê a Cezar o que é de Cezar e a Deus o que é de Deus, cada coisa no seu lugar. Barracos na orla não combina. Eu sei o quanto é difícil fazer gente entender as coisas. O Rio São Francisco é uma obra divina e merece respeito.

  19. Naja disse:

    Eu sabia que um dia eu via tudo limpo e cheio de mata ciliar. Viva o VERDE!!!! NAJA não pode ficar sem o seu habitat natural. Os barracos estavam atrapalhando e os ratos querendo fazer a festa.

  20. bola de neve disse:

    O prefeito raciocinou bem! Os donos dos barracos recebem bolsa família e votam em LULA, os moradores da orla pagam impostos, que pagam bolsas famílias e logicamente não votam em LULA.

  21. Orla disse:

    Tanto faz, a Orla é deserta mesmo

  22. NISSÔ disse:

    Prefeitura dePetrolina “CUIDANDO MAL DAS PESSOAS”

  23. FÁTIMA disse:

    Segundo o NETV foi retirado para atender denuncias de moradores.

  24. fuxico disse:

    O BLOG está BOMBANDO! Queriam transformar a orla em uma FAVELA!!! Queima tudo!! Queremos mata ciliar!!!! Favela só é chic no Rio de Janeiro e em São Paulo.

  25. joel silva disse:

    Até que enfim alguém teve a coragem de retirar aquele “FUMÓDROMO” dalí, Aquilo tava uma verdadeira zona.
    Basta que um defensor desse pessoal passe pelo menos 10 minutos naquele mesmo local para ver quantos cigarros de maconha são conssumidos alí mesmo.
    Parabéns ao secretário, talvez agora os cidadãos possam apreciar a orla de petrolina sem serem incomodados por traficantes e drogados!!!!

  26. SERVIDOR FERRADO disse:

    PETROLINA ESTÁ FERRADA!

  27. Fernando disse:

    32 anos!!! não lembro da existencia de nenhuma barraca na orla de Petrolina há tanto tempo. A Prefeitura está certo. A falta de emprego não pode ser justificativa para transformar a cidade em um grande barracão.

  28. Absurdo!!! disse:

    Não votei no Prefeito, mas dou minha mão à palmatória. Nenhum prefeito teve a sensibilidade de cuidar daquela parte debaixo na orla. E a orla 2? Tá ficando uma beleza. Esses barracos eram horríveis para aquele belíssimo cartão postal. Aquele povo ganhava dinheiro ali vendendo o que mesmo? Ali só servia para aqueles montes de beberrão encher a cara, fazer sujeira e tumultuar o sossego alheio. Não vamos ser hipócritas. A prefeitura deve fazer algum levantamento e ensinar aquele povo a pescar de uma outra maneira, não dando o peixe na mão. “Esmola vicia o cidadão”, já dizia o Rei do Baião. Nesse ponto dou nota 7 ao prefeito. Vai ganhar um 10 se retirar aqueles esgotos q caem no rio, bem na orla. Até para quem vai caminhar é bastante desagradável aquele cheiro insuportáve.
    O nosso rio merece respeito.
    Valeu prefeito!!!!!!!!

  29. Roberto Gomes disse:

    Pela 1º vez tenho que concordar com a ação da prefeitura, todos sabem o que rolava naquela area. Vamos ter coragem de assumir, aquilo lá estava mais para terra sem LEI do que barracas de diversão. O desrespeito era total. Quem tem coragem enfrenta, que não tem critica. Aquilo nunca foi bom para petrolina.

    Hipocrisia tem limite. Sejam corajosos admitam aquilo lá nunca foi ambiente de familia.

  30. RICARDO FREIRE disse:

    UMA OBS: PORQUE A PIZZARIA ” FRANCESCO ” OCUPA TRÊS QUIOSQUES E AINDA CERCOU COM GRADES A AREA PUBLICA COMO SE FOSSE O DONO É MUITO PRIVILÉGIO PARA UM COMERCIANTE QUE JA SAIU DE JUAZEIRO ONDE OCUPAVA O ANTIGO VAPORZINHO SE INSTALOU NA ORLA NOVA E DEPOIS NO CIRCULO MILITAR E AGORA NO PORTAL DO RIO E AINDA OCUPANDO TRÊS QUOSQUE POR QUE ???????? AQUELA AREA DO PORTAL EXISTE MUITO TERRENO PARA SER APROVEITADO PORQUE NÃOCONTRUIR BOXE OU QUIOSQUE FALAM TANTO QUE A ORLA DE PETROLINA É MORTA COMPARADO A DE JUAZEIRO, ESTA AI A CHANCE DE TRANSFORMAR UMA ORLA MORTA RESIDENCIAL EM UMA ORLA MOVIMENTADA E COMERCIAL .

    ANTES DE DERRUBAR AS BARRCAS DEVERIA TER SIDO FEITO UMA REUNIÃO COM OS BARAQUEIROS AVISANDO , E ANTES DE DERRUBAR CONSTRUIR QUIOSQUE IGUAL COMO ESTA SENDO CONSTRUIDO NO CENTRO NA RUA DO BAMBUZINHO, AS BARRACAS SO EXISTIAM PORQUE NOS FINAIS DE SEMANA A ORLA FICAVA LOTADA SE AS PESSOAS NÃO FREQUENTASSE A ORLA PARA TOMAR BANHO NÃO EXISTIRIA AS BARRACAS, OUTRA COISA JA FOI FEITO UM ESTUDO SOBRE AQUELA AREA E FOI CONSIDERADO JUNTO COM AS PEDRINHAS QUE SÃO AS AREAS MAS CONTAMINADAS DE PETROLINA PARA BANHO POR TER UM GRANDE QUANTIDADE DE COLIFORES FECAIS.

  31. RICARDO FREIR disse:

    NA PREÇA COLOQUEI ” COLIFORES FECAIS ” MAIS O NOME É ” COLIFORMES FECAIS TRADUZINDO FEZES E TUDO QUE NÃO PRESTA “

  32. chicoxavier disse:

    MEU CARO, FIQUEI FELIZ COM A DECISÃO DA PREFEITURA E ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM TEVE E ESTÁ TENDO A CORAGEM DE LIMPAR A CIDADE, AS PLACAS, OUTDOORS, FAIXAS (FALTA AINDA O LAMBE-LAMBE NAS PAREDES) UMA VERGONHA.
    ENTÃO TANTOS FALAM DO RIO, NA HORA QUE ALGUÉM FAZ ALGUMA COISA PARA COMEÇAR A MELHORAR O RIO, VEM E RECLAMAM, GENTE TENHA O MINIMO DE SENSO. VALEU MURILO, VALEU LÓSSIO.
    AGORA TEM QUE ENTRAR A VEZ DO NELSO MINUSSI, INTERDITAR O ACESSO PARA NÃO LAVAR CARRO, A EXEMPLO DE JUAZEIRO.
    QUEM ACHAR RUIM PEGA OS BARRAQUEIROS INSTALE NAS SUAA CASAS. TENHO DITO.

  33. estrela disse:

    Este é o prefeito que iria fazer a diferença em Petrolina. A prova está aí, a grande diferença, deixando dezenas de famílias sem ter o pão de cada dia, tudo isso devido ao GRANDE prefeitinho.

  34. Romeu disse:

    As pessoas em primeiro lugar (as da Orla)

  35. TEM QUE SER disse:

    Da proxima vez vamos votar em quem sabe o que é pobresa, pois os ricos só conhece a pobresa quando vão pedir voto, mas não procura solucionar os seus problemas eficazmente, Feliz ROSALVO 2012……….

  36. Leitor disse:

    As pessoas que acharam ruim a atitude do secretario so podem ser HIPOCRITAS mesmo. A prefeitura esta fazendo o que é certo e ponto final.

  37. neurônio disse:

    Vamos revitalizar os pobres e depois transpor para outras áreas.

  38. Loivy Rodrigues disse:

    Carlos Brito, aproveite essa matéria e lance uma enquete em seu blog.
    Quem áprova ou não a existencia desses barracos, em pleno cartão postal da cidade.

  39. Beto disse:

    Sou a favor, aquilo era muito feio e a área não é particular os barraqueiros que coloque um bar em um lugar adequado para tirar seu sustento

  40. joel silva disse:

    Parabéns secretário, é um ponto de uso de drogas a menos. Não fui eleitor de júlio lóssio, mas ele está de parabéns.
    Por que será que algumas pessoas defendem tanto aquele fumódromo?? Hmmmmmmm…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários